tag:blogger.com,1999:blog-8811765605870568879.post6423825699419983053..comments2024-02-12T08:03:49.288-08:00Comments on Grupo de Resgate Anjos de Adoração - Graa: Efeitos da verdadeira meditação cristãFábio Graahttp://www.blogger.com/profile/08825929150817210859noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8811765605870568879.post-20903208647351324882013-05-09T04:20:02.725-07:002013-05-09T04:20:02.725-07:00Olá, desculpe-me a demora.
Vamos lá.
Por “artifi...Olá, desculpe-me a demora.<br /><br />Vamos lá.<br /><br />Por “artificiais” ou “inautênticas”, o Thomas Merton se refere ao risco que nós corremos de, no intento de viver uma vida religiosa, reduzi-la a meros atos externos, a padrões estabelecidos de fora sem que isso seja uma correspondência interna com a nossa própria alma. Imagina, por exemplo, o caso de uma pessoa se decidir pela vida religiosa somente porque cresceu num meio em que se mantinha um alto apreço por este tipo de vocação. Ela corre o risco de adotar esta vida sem que, no entanto, possua vocação para isso. Neste caso, sua vocação seria artificial e inautêntica porque seria motivada por motivos meramente externos, enquanto que a verdade íntima do seu ser, o seu chamado absolutamente único e pessoal, seria de todo ignorado. Nós também não podemos reduzir nossa vida cristã a um tipo de imitação de padrões estabelecidos. Mesmo quando tais padrões forem autênticos e exigirem adesão, devemos entender que eles são, antes, expressões de realidades internas, e que devem seu sentido a estas.<br /><br />A impessoalização é o processo de afastar-se da autonomia e veracidade pessoal. A pessoa, nesta imitação irrefletida, deixaria de ser exatamente o que é para converter-se num arremedo, numa espécie de caricatura, num santarrão.<br /><br />Por “autenticidade do conceito integral que tenho de minha vida”, o Thomas segue na esteira dos mestres da vida espiritual que alicerçam toda a vida interior sobre um profundo auto-conhecimento. Isto é importante, sob pena de vivermos numa ilusão sem nos darmos conta. Como saber se tais padrões são ou não a expressão daquilo que eu, de fato, sou? É preciso, portanto, conhecer-se integralmente e isto só é possível em Deus. Daí decorrerá um conceito sobre nós mesmos e este deve ser autêntico, isto é, deve refletir a consciência, adquirida pelos exercícios espirituais, da nossa total indigência e do nosso nada diante de Deus. Qualquer ato de auto-conhecimento no qual o ser humano se pretenda minimamente autônomo, no sentido de dono de qualquer mérito que possa chamar de “Seu”, é enganosa. E, no entanto, a ideia de posse é possível de ser cultivada e de inspirar certas espiritualidades por aí. Porém, no convívio com Deus, que é a própria verdade, convém descobrirmos primeiramente este nosso nada e a nossa total e absoluta dependência de Deus. “Sem mim, nada podeis fazer”. Disto aí decorreria o que ele chama de “autenticidade do conceito integral que tenho de minha vida”.<br /><br />Abração.<br />Fábio Graahttps://www.blogger.com/profile/08825929150817210859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8811765605870568879.post-74058101133772288832013-05-05T12:25:32.401-07:002013-05-05T12:25:32.401-07:00Fábio, boa tarde!
Podes me explicar esses termos...Fábio, boa tarde!<br /><br />Podes me explicar esses termos no texto: "artificiais", "inautênticas" e "impessoalização", e esse passagem: "autenticidade do conceito integral que tenho de minha vida"Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17545227616368680516noreply@blogger.com