Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A Cruz não é opção, é missão.

Claudemir Leandro


Como estamos a véspera da Exaltação da Santa Cruz venho convidar a refletirmos sobre este mistério o qual segundo as palavras de São Paulo é "escândalo para os judeus e loucura para os pagãos."

Primeira reflexão: Como devemos ver a Cruz?

Recordemos Mateus 16, 21-27. Nesta passagem encontramos elementos riquíssimos que ajudarão a compreendermos este belo mistério. Observemos que Pedro, que antes havia professado de forma tão clara a Divindade de Cristo, logo ao vê-Lo descrevendo seus futuros padecimentos interpela-O com aquelas palavras: Que Deus não te permita isso, Senhor.

Vemos aqui duas posturas. A visão sobrenatural, visão divina - És o Cristo, o Filho de Deus Vivo - e a humana - Isto não te acontecerá. Esta última postura leva a Pedro receber resposta muito dura - Afasta-te, Satanás!

Facilmente vemos uma analogia com a tentação do deserto, quando Cristo expele o próprio Satanás, pois o evangelista usa palavras semelhantes. O que nos leva a cogitar quão duras são as palavras de Cristo a quem ver a Cruz com este olhar humano. Devemos então buscarmos ver a Cruz com este olhar sobrenatural, divino, que assim como foi querido por Deus Pai que seu Filho a vivesse, também quer que nós a vivamos, como vemos nas palavras Deste - Se alguém quer me seguir, renuncie a sim mesmo, tome a sua Cruz e me siga.

Segunda reflexão: A Cruz é necessária?

O foi para Cristo conforme Ele mesmo afirma no caminho de Emaús (Lc 24, 26), além disso no que descrevemos acima já mostra a sua necessidade. E só para fortalecer o argumento usamos as palavras de Paulo (At 14,22) - é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações. E ao lermos o evangelho vemos uma promessa de Cristo instigante: Ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos (...) por causa de mim (...) que não receba, já neste século, cem vezes mais (...), com perseguições. (Mc 10, 29-30).

Ultima reflexão: Quais os benefícios da Cruz?

Já vimos que os sofrimentos, perseguições, tribulações virão certamente e devemos, a exemplo de Cristo, amá-las. Mas a natureza humana, a carne, tem repulsa a eles. É neste ponto que saliento, pois, que esta é uma doutrina difícil de entendimento até para muitos que se dizem católicos e, ainda hoje, escandaliza bastante.

Mas não vos entristeceis, pois são grandes as recompensas e o prêmio é a Vida Eterna. Eis alguns benefícios conforme podemos encontrar no ensinamento da Santa Igreja: A justificação, ou seja, torna-nos conformes à justiça de Deus, que nos faz interiormente justos pelo poder da sua misericórdia. Reconcilia-nos com Deus. Configura-nos com Ele e a Ele nos une na Sua Paixão redentora.

Além disso, não nos esqueçamos que a Eucaristia, o mais augusto dos sacramentos pois nele recebemos o Doador dos sacramentos, só nos foi possível através da bendita Cruz, e é por definição o próprio sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifío da Cruz.

Não é por menos que a Igreja canta: O crux, ave, spes unica - Salve, ó Cruz, única esperança.

Peçamos a Nossa Senhora das Dores, esta Mãe amável que soube estar tão fielmente aos pés do seu Filho na cruz, que nos conceda a força de não nos afastarmos deste Cristo Crucificado e que saibamos aceitar todas as tribulações e sofrimentos que venham acometer-nos.

Nossa Senhora das Dores - rogai por nós.

Claudemir Leandro

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...