Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

À espera de um milagre

Não irei apresentar, conforme vós leitores podereis pensar, uma resenha do filme de Steven King, este texto está voltado para aqueles que "crêem" porque viram um milagre ou aqueles que dizem que acreditariam se algum milagre acontecesse.Neste artigo salientarei a importância de não darmos créditos a determinados tipos de "milagres" e que nem sempre são apenas estes que indicam a Igreja verdadeira. Bem, vamos ao texto e ver o que posso transmitir a vós.

Geralmente sou abordado por um pastor Pentecostal me informando que deixou o Catolicismo porque não vê a atuação do Espírito Santo, porque não vê as curas como os primeiros cristãos faziam, porque não vê a efusão do Espírito, e porque a todos devem ser dados o direito de falar, visto que Cristo dá a todos o dom da palavra e da profecia, não apenas aos sacerdotes.

Primeiro é bom frisar que o Espírito Santo não se contradiz. Baseado nesta premissa Ele não pode confirmar, através destes "milagres", que distintas ceitas evangélicas estão certas (pois é fato que em diferentes seitas há estes fenômenos que eles denominam milagres). Isso fere a lógica humana, "pois dois contrários não pode subsistir ao mesmo tempo num só sujeito", ou seja, ou todas estão erradas ou apenas uma está certa. Qual? Tentaremos analisar isto.

A necessidade dos milagres.

Vemos ao longo do Antigo testamento as grandes manifestações de Deus era para fins específicos, Deus falava na linguagem da época e vemos a necessidade clara de tal intervenção, a citar: No primeiro livro dos Reis, cap 18, Elias mostrará que o Deus verdadeiro é aquele que responder pelo fogo, acendendo as lenhas que eles colocaram. Elias não mostra argumentos, para aquele povo o deus verdadeiro seria aquele que manifesta seu poder e esta era a forma que o Espírito escolheria para se manifestar, era necessário, e foi um fato extraordinário. Outra situação, quando Deus mostra os dois prodígios a Moisés, a sua vara transformará em cobra e sua mão ficará branca tão branca como a neve, Deus diz claramente que é para o povo crer, era necessário, era a linguagem da época e foi outro fato extraordinário.

Continuemos com o novo testamento, o dom de linguas era necessário para a expansão do evangelho, os pescadores não sabiam falar outros idiomas, como o evangelho poderia expandir se não houvesse quem o comunicasse? E o mesmo vemos quando o Mago Élimas fica cego (necessária para a conversão do procônsul), na morte de Ananias (necessária para mostrar que não se mente ao Espírito Santo), nos milagres de Cristo como: o cego de nascença (necessário para mostrar que o cegueira não era fruto do pecado e a manifestação da Divindade de Cristo), o paralítico cujo leito foi descido do telhado (mostrar que Cristo tem, por ser Deus, o poder de perdoar os pecados), a ressureição de Lázaro (mostrar que Cristo é Deus e tem poder sobre a morte). Portanto, escutemos o conselho de São Paulo, o Espírito Santo concede o dom segundo lhe apraz e o é extraordinário, não queiramos torná-lo ordinário e fazê-lo como nos apraz.

Dito isto, e se são os milagres que os pentecostalistas querem, faremos a seguinte análise.

Da hierarquia.

Primeiro vemos que São Paulo exorta a importância da hierarquia em 1 Coríntios 12, 28 - Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas. Se buscarmos viver esta sugestão paulina vinvenciariamos o Catolicismo, visto ser indiscutível nossa sucessão Apostólica e que segundo este a sucessão é mais importante que os milagres.

Da humildade e fé.

É sinal de humildade não buscar exibir os milagres que aconteçem na igreja e mais digno de fé é aquele que acredita sem ver do que aqueles que exigem presenciar os milagres, palavras do próprio Cristo a Tomé. Agora investigue vocês quem são estes que ficam gritando e exibindo seus dons de curas, pois já não compete a mim julgar apenas analisar os fatos.

Do rigor.

Há um rigor duríssimo, diversas pesquisas cientificas para poder a Igreja Católica afirmar que estamos sobre um fato cuja ciência não explica, pois foje da sua compreensão. Não é apenas uma curarzinha, uns gritinhos e uns pequenos "exorcismos" que não resiste sequer a parapsicologia que admitimos ser atuação do Espírito Santo.

Da grandiosidade.

Pensemos no milagre de Calanda. Não ouvi nenhuma outra história de alguem que, após ter tido aputada perna, teve a mesma milagrosamente restituida. E Lanciano, Loudes, Fátima, Guardalupe? Não são apenas um, mas milhares e grandiosos. Qual são mesmo estes que acontecem nas igrejas pentecostais? Se queres ver as verdadeiras manifestações visíves do Espírito Santo, basta usar o Google meu caro amigo (já que infelizmente não te contentas com os milagres que presenciamos no evangelho).

Do meio.

É sabido que Deus usa as pessoas como instrumento para manifestar estes acontecimentos, conforme descrevi anteriormente. Analisemos as virtudes e humildades dos santos católicos versus pastores atuais. Temos por um lado, Santo Antônio, São Pio, São Bento, etc... e o que vós tendes mesmo??? Conheces estes que citei? Milagres surpreendentes o Espírito Santo fez atraves deles quando estas pessoas viviam. Por mais que queiras, soberbo leitor, achar que vós pentencostais têm maior atuação do espírito, tua razão há de forçar-te a crer, através do fato, que vós estais enganados.

Mas com tudo isso, devemos evitar o "milagreirismo". Não queiras ficar como Herodes exigindo milagres que poderás ficar como ele sem resposta. Além disso hoje estes milagres já não são necessário para a nossa fé. A nossa Igreja já se encontra bem fundamentada pelos milhares de milagres que se encontram no Antigo e Novo testamento. É como nos diz Chesterton: O que Deus nos pede e quer são vidas milagrosas, cristãs, humildes, pacientes, caritativas, porque a vida perfeita de um cristão é um contínuo milagre sobre a terra.

Peçamos a Nossa Senhora, Virgem Poderosa, que nos ilumine e nos conceda a graça necessária para caminharmos milagrosamente humildes neste vale de lágrimas, cumprindo fielmente a vontade do Vosso amado Filho.

Claudemir Leandro

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Interessante ainda o que Jesus diz sobre o dia do Juízo. Segundo Ele, muitos dirão: "mas Senhor, não foi em Teu nome que fizemos milagres e expulsamos demônios?" ao que Jesus responderá: "Não vos conheço. Afastai-vos de Mim". Bem, meus caros, acho que isto prova que sinais deste tipo não são exatamente critérios de verdade. Muito mais seguro é se abster de desejar tais coisas e seguir a Doutrina ensina por Cristo à Sua Igreja. Eis o caminho seguro, na nudez da Fé. Pax.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...