Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assistam o vídeo e comentem...



Fonte: www.advhaereses.blogspot.com
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Crítica injusta e infundada.

    Fiz questão de dar uma olhada integral no texto e saliento o seguinte.
    1) O tema escolhido é bastante necessário.
    2) A intenção, como está bem claro, é convidar a todos a uma conversão maior.
    3) A parte central do documento, tão bem escrito, fala de modo belo sobre Cristo, resaltando sua missão redentora e põe em destaque a seguinte frase: "A Eucaristia é fonte de novos relacionamentos que possibilitam a segurança e a paz" (única parte em negrito no documento inteiro).
    4) Já no início do documento ler-se a Oração da CF 2009, que resalta a importancia da quaresma, jejum e oração.

    Acho que já basta.

    P.S.: A CNBB representa uma parcela significatida da Igreja Católica, sejamos mais amáveis, rezemos mais por nossos bispos. Não fiquemos procurando levantar juízos temerários. Isso além de ser pecaminoso pode escandalizar alguns, agravando assim a culpa.

    Outra coisa e assim finalizo, nosso Santo Padre NÃO está apoiando movimentos levianamente, assinando documentos sem lê-los. Pensar desta forma nos levaria a vários erros. Não vejo com bons olhos site o qual vc indica no blog e da qual tirou este video seja uma boa referência.

    Aguardo sua opnião sobre.

    Abraços,
    Claudemir Leandro.

    ResponderExcluir
  2. Claudemir, desculpe a demora em responder. Estive adoentado (me recuperando ainda...).

    Eu já esperava uma posição sua semelhante, e meu intuito era justamente fazer com que algumas pessoas comentassem. E... sobre o seu comentário, levanto também algumas questões.

    1. "O tema escolhido é bastante necessário".

    A preocupação com o bem social é sempre legítimo, desde que posto sob uma reta hierarquia.
    Então, fica a questão: embora necessário, é realmente prioridade? Pq não promover uma campanha semelhante em outra época? Não haveria realmente o risco de distorcer o sentido da quaresma, que é um tempo eminentemente espiritual?

    2- "a intenção, como está claro, é convidar a todos a uma conversão maior".

    Concordo, mas... o que se entende aí por "conversão"?
    Poderíamos mesmo afirmar que a campanha é isenta de ideologia? Onde se nota uma prevalência do espiritual sobre o social? Não é o inverso que se verifica?

    3. "3) A parte central do documento, tão bem escrito, fala de modo belo sobre Cristo, resaltando sua missão redentora e põe em destaque a seguinte frase: "A Eucaristia é fonte de novos relacionamentos que possibilitam a segurança e a paz" (única parte em negrito no documento inteiro)."

    A missão redentora de Cristo é sempre exaltada... mas, no documento em questão, não haveria aquela característica segundo a qual a marca do convertido seria somente os seus "relacionamentos" pacíficos e politicamente corretos? Isto não seria um reducionismo?

    4 - "Já no início do documento ler-se a Oração da CF 2009, que resalta a importancia da quaresma, jejum e oração."

    Esta afirmação ocorre em outro lugar? É sempre retomada e desenvolvida?

    "P.S.: A CNBB representa uma parcela significatida da Igreja Católica, sejamos mais amáveis, rezemos mais por nossos bispos. Não fiquemos procurando levantar juízos temerários. Isso além de ser pecaminoso pode escandalizar alguns, agravando assim a culpa."

    A CNBB representa uma parcela significativa da Igreja Católica; a PJ também; a TL também. Acho que a questão não está na quantidade.
    Sobre rezar, sim... devemos rezar muito pelos senhores bispos e jamais desmerecer o mistério que os envolve.
    Certamente é errado ficar procurando minúcias para criticar os senhores bispos, mas naquilo que é tão evidente e que possa estar contrário à verdade e ao bispo de Roma, creio que a decisão de a quem obedecer se faz necessária.

    Algumas outras questões que coloco:
    A prioridade nesta quaresma, em união com o Sumo Pontífice, deveria ser a da prática do jejum, seguido de uma catequese mais aprofundada sobre este exercício;
    Deveria ser motivada a meditação dos mistérios da Paixão, a frequência assídua no Santo Sacrifício de Cristo; a prática da confissão sacramental; tudo isto estaria em correspondência com o ensinamento de Nosso Senhor: "Buscai o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado". Devemos compreender que, na realidade, o que existe é aquela guerra, descrita por Sto Agostinho, entre a Cidade de Deus e a dos Homens; para que tudo esteja em ordem, tudo deve ser segundo Deus o queira, e para isto não podemos nos furtar de obedecer a Lei de Cristo em primeiro lugar. Por nossas próprias forças, nada podemos. Os Apóstolos tentaram pescar durante a madrugada toda, e nada pegaram. Mas, ao obedecer uma só ordem de JEsus, as redes quase se rompiam. O trabalho de conversão, de melhoria social - longe de cair na funesta teologia da prosperidade - se daria de forma muito mais eficaz uma vez que nos voltássemos para Ele e para as coisas celestiais... claro que cuidando dos outros aspectos, mas sempre assumindo a reta hierarquia de valores ensinada a vinte séculos pela única Igreja de Cristo. Ao contrário, o que parece acontecer atualmente é que, movidos por uma ideologia que bem sabemos qual seja, o foco se torna o social e a conversão assume uma conotação puramente política. Isto é renúncia da melhor parte e com Cristo não há meio termo; ou se segue a ordem da Salvação, ou se está na outra margem. Não quero, de forma alguma, condenar os bispos do Brasil (nem tenho a mínima autoridade pra isso...rs), mas a meu ver a situação é, no mínimo, preocupante e digna de mais atenção. A partir do momento em que seguí-los pode nos colocar em distância do ensinamento do Santo Padre, devemos observar bem e escolher o correto. Creio, por fim, que muito mais passível de escândalo é esta atitude que privilegia o social sobre o espiritual, principalmente se ela vem dos senhores bispos no Brasil.

    Mas... sigamos rezando por eles...

    Enfim, sobre o blog de onde tirei o video, não o considero ruim ou suspeito; ao contrário, o rapaz que o mantém, da mesma forma que não admite heresias modernistas, também não cai no extremo tradicionalismo a ponto de negar o Magistério Atual.
    Dê uma lida melhor nele....

    Enfim... O que fiz acima foi levantar alguns questionamentos, assumindo uma posição mais clara já no final deste comentário.
    Agradeço a sua participação. É sempre um prazer...

    Fábio.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...