Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Dúvida sanada, graças a Deus...


Exponho aqui, de uma forma rápida, uma dúvida que eu tinha e que consegui esclarecer.
Talvez muitos a considerem simplória... e eu peço que estes tenham paciência...
Talvez, porém, a dúvida sirva para esclarecer a outros.

Pensava eu, cá com meus botões, sobre o milagre da transubstanciação. Sem saber onde encontrar resposta, me perguntava o seguinte: no milagre da transubstanciação, o pão deixa de ser pão para ser o bendito corpo de Nosso Senhor, e o vinho deixa a sua substância passando a ser o Sangue de Cristo. Certo... Porém, sei também que, sofrendo corrupção, a Hóstia consagrada deixa de ser o Corpo de Cristo. Mas, se já não havia pão, e agora já não é Corpo de Cristo, ela torna-se o quê? Volta a ser pão? Se sim, seria então uma segunda transubstanciação? Perdoem-me mais uma vez a minha simplicidade. rs...

Lendo, então, um artigo no site Montfort, numa das notas havia a seguinte explicação de Inocêncio V: "os acidentes da Eucaristia nutrem ao revestir qualidade ou modo de substância; pois, ainda que sejam acidentes, têm, entretanto, vigor e natureza de substância; disso decorre que, embora no começo de sua absorção sejam acidentes, entretanto, ao fim da digestão se convertem nas mesmas substâncias que corresponderiam à conversão de sua própria substância. Não há nisto, portanto, novo milagre, porque tudo decorre do milagre precedente da transubstanciação”.

Pax

Fábio Luciano
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...