Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Dia de S. Pio de Pietrelcina



No dia deste santo que tanto estimo, transcrevo a este blog alguns ensinamentos de S. João da Cruz, que expressam bem a vida de S. Pe. Pio. O motivo pelo qual faço esta relação não está somente no fato de que eu goste de ambos os santos, mas porque sempre notei na vida íntima do Pe. Pio a realização daquilo que é descrito por S. João da Cruz em sua Subida ao Monte Carmelo. Embora o Pe. Pio não conhecesse, provavelmente, a obra do doutor da noite, aquilo que ele descreve como experiência pessoal está de tal forma tão em harmonia com o caminho explicado por S. João da Cruz, que, creio eu, escrever aqui a via apontada pelo doutor místico incide luz sobre a própria vocação do Pe. Pio que, como sabemos, foi uma vida permeada em mistério. Não vou agora me deter em citações complexas e pormenores da vida mística, mas apenas mostrar as linhas gerais, segundo S. João da Cruz, do verdadeiro cristão amigo da cruz do Senhor. Os trechos são tirados do livro da Edith Stein, "A Ciência da Cruz" que é um estudo da mística sanjuanista.

"Em conversa com um religioso, (S. João) proferiu com insistência as seguintes palavras: "Se a qualquer tempo... alguém - seja ou não superior - vos quisesse convencer de uma doutrina de facilidade e de maior alívio, não lhe deis crédito e não a abraceis, ainda que seja confirmada com milagres. Penitência e mais penitência; desapego de todas as coisas. Se quereis chegar à posse de Cristo, jamais o busqueis sem a cruz. Seguir a cruz pela renúncia a tudo, inclusive a nós mesmos, é nossa vocação, como descalços da Bem-aventurada Virgem; não devemos ceder à nossa moleza e comodismo. Preste-se atenção nisto e não se esqueça de pregá-lo sempre que possível, pois é para nós de grande importância".

"Duas coisas servem de asas à alma para subir à união com Deus: são a compaixão afetiva pela morte de Cristo e pelo próximo. Quando a alma se detiver a compadecer-se da cruz e Paixão do Senhor, recorde-se de que ele esteve na cruz somente para realizar nossa redenção." Isto significa que aquele que se entrega em união amorosa à Paixão de Cristo na cruz, isto é, a um amor de total entrega de si próprio, estará unido à vontade de Deus, pois, pelo amor e pela entrega salvífica de Jesus, realiza-se a vontade salvífica de Deus. A alma unir-se-á ao ser divino (que é o Amor que se doa), seja na mútua doação das Pessoas divinas, na vida interior da Trindade; seja em suas manifestações externas. Assim, a perfeição pessoal, a união com Deus e a ação em favor da união de outros a Deus constituem uma só coisa. O caminho para isso tudo é a cruz. E a pregação da cruz seria vã se não fosse expressão de uma vida de união com o Crucificado." (Comentário, em itálico, da Edith Stein ao trecho escrito por S. João da Cruz)

Estes pequenos trechos resumem bem esta ciência escondida, vivida intimamente por estes amigos da Santa Cruz. Que neste dia, S. Pio de Pietrelcina possa interceder por nós e pela Santa Igreja, ele que foi tão zeloso e tão íntimo do Mistério Eucarístico e que, tão vivamente, amou a Igreja de Nosso Senhor. S. Pio de Pietrelcina, ora pro nobis!

Fábio Luciano
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...