Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Igreja Batista

John Smyth, fundador dos Batistas

Os Batistas: Amsterdam - 1600

Martinho Lutero, em 1517, começou sua rebelião contra a Igreja, rejeitando os pontos fundamentais da fé católica. Thomas Munzer aceitou tudo o que Lutero ensinou e foi mais longe ainda. Este senhor começou a ensinar que todas as pessoas batizadas em criança não eram validamente batizadas. E que era preciso então batizar-se novamente. Munzer e seus adeptos foram chamados de Rebatizantes ou Anabatistas. O fanatismo exacerbado destes anabatistas chegou a tal ponto que caíram no descrédito de todos. E os hodiernos batistas negam qualquer ligação de descendência com eles.

O Fundador da Igreja Batista

O verdadeiro fundador da Igreja Batista é John Smyth. Era um clérigo anglicano, que, não aceitando a doutrina da Igreja anglicana, fugiu da Inglaterra para a Holanda. Em Amsterdam, influenciado pelos anabatistas, aceitou suas idéias e rebatizou-se. Mais tarde teve dúvidas sobre a validade do batismo administrado por si mesmo e se fez rebatizar outra vez, mas não por imersão. Aqui teve início a Igreja Batista.

Em 1650 havia duas grandes divisões: os batistas gerais e os batistas particulares. Estes últimos se chamavam assim porque ensinavam que Cristo morreu, não por todos os homens, mas só pelos eleitos, isto é, só por eles. Hoje no mundo inteiro temos uma divisão enorme de batistas, cada qual com um credo diferente: Batistas do Sétimo Dia, Batista dos Seis Princípios, Batistas do Livre-Arbítrio, Igreja Batista de Cristo, Batista Unidos, etc.

Batistas no Brasil

A primeira Igreja Batista no Brasil foi construída em 1871, em Santa Bárbara do Oeste (SP), por alguns americanos fugidos por causa da guerra entre o Norte e o Sul dos EUA. Porém, a primeira Igreja Batista, com fins de conquistar os brasileiros à sua fé, foi fundada na Bahia em 1882. Hoje existem diversas organizações batistas e cada qual segue uma linha diferente. Pode-se dizer que cada pastor na sua igreja é independente.

Doutrina e Princípios Distintivos dos Batistas

a) Batismo administrado só aos adultos e por imersão.
b) Independência da igreja local. Cada Igreja é autônoma e independente de qualquer outra congregação. Por causa desta autonomia, alguns pastores introduzem novas fórmulas na administração do batismo. É bom verificar, caso por caso, pois em muitos deles se tem provado que o batismo foi administrado invalidamente por causa da forma errada. Também pode-se suspeitar da intenção, pois eles pensam que o batismo não nos torna filhos de Deus.
c) Ausência absoluta da missão sacerdotal. A Assembléia elege seus pastores para o serviço.
e) Exclusão total do culto a Maria.

Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 124-125.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...