Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Maria, a nova Arca da Aliança


"[Quando Maria visita sua prima Isabel], é claro que os protagonistas do encontro se tornam explicitamente os meninos que as duas mulheres trazem no ventre. João exulta de alegria na presença do seu Senhor, realizando a profecia transmitida por Gabriel a Zacarias, isto é, que o menino haveria de ser purificado no seio materno. E Jesus começa a sua grande obra de santificação. Logo que foi concebido - não é um aglomerado de sangue, como pretendem os assassinos modernos que fizeram aprovar leis assassinas -, já é o Filho de Deus! Trata-se de um ensinamento que todas as mulheres que concebem um filho devem ter bem claro.

Depois, há um outro particular a realçar neste encontro de grande valor profético e salvífico que remete para um episódio bíblico e parece ser uma sua antecipação. Quando a Arca da Aliança, de que Deus tinha tomado posse cobrindo-a com a sua sombra para indicar a sua presença nela foi levada para Jerusalém pelo rei Davi, fez uma primeira paragem. O rei teve um momento de hesitação e de terror, por causa da santidade da arca, quando Uzá morreu inesperadamente só por ter ousado tocar nela. Então, Davi mandou que ela ficasse na casa de Obed Edom durante três meses, o mesmo período que Maria passou junto de sua prima. Depois, quando se decidiu que ela fosse transportada definitivamente para Jerusalém, sentiu toda a sua indignidade e exclamou: 'Como entrará a Arca do Senhor em minha casa?' (2Sm 6,9)

Todo esse episódio foi um sinal profético. A verdadeira Arca da Aliança é Maria, a quem o anjo disse: 'O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra', Isabel, também ela repleta da presença divina, repete quase as palavras humildes de David: 'E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?'. É realmente estupenda essa realização no plano de Deus que, a partir das antecipações veladas do Antigo Testamento, encontra as suas concretizações no Novo.

A Visitação relata-nos um dos episódios mais jubilosos da vida de Maria. Que não são muitos! A exultação de Isabel e a exultação de João Batista dizem-nos claramente a alegria gerada pela presença de Maria, onde quer que vá, onde quer que obtenha acolhimento. Porque com ela está sempre não só a presença de Jesus, que dá a graça da salvação, mas também a presença do Espírito Santo, que ilumina, que faz compreender os grandes mistérios de Deus.

Pe. Gabriele Amorth, O evangelho de Maria. Parede: Lucerna, 2014. p.31-32.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...