Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Evangelho de S. Lucas, um tratado de sociologia?!


A Editora Paulus, supostamente católica, faz questão de levar à frente o costume de certos senhores bispos de vincular a ideologia erquerdista ao Evangelho de Nosso Senhor.

Em um dos exemplares de livros que está a vender, "Como ler o Evangelho de Lucas - Os pobres constroem a nova história", lê-se como sinopse:

"Lucas tem grande preocupação social e está sempre atento aos pobres, humildes e pequenos, principalmente os marginalizados. Salienta que Jesus veio para eles, trazendo-lhes a justiça e a libertação, não para que simplesmente se encaixem na sociedade e na história que conhecemos. Ao contrário, veio libertá-los para que construam nova sociedade e nova história, onde a justiça produza partilha e fraternidade, possibilitando a todos o acesso à liberdade e à vida."

Será que realmente a preocupação de Lucas é somente social? Será que, pelo menos, é este o foco? Notemos que o termo "pobres" não tem, neste contexto da sinopse, qualquer conotação interior; trata-se, antes, de uma situação puramente social.

Depois, Jesus veio somente para os pobres, economicamente falando?

Há várias outras informações que claramente tendem para o ideal erquerdista, mas que, em virtude de sua ambiguidade, dou-lhes o favor da dúvida. Gostaria, enfim, de saber o que há dentro deste livreco.

E porque livreco? Desprezar de todo a teologia e dizer que o foco que S. Lucas quer tratar no seu Evangelho é a questão social faz do livro, no mínimo, uma pérola. Notemos que a pretensão é nada pequena: "como ler o Evangelho de S. Lucas".

Enfim, o livreco traz ainda o sugestivo subtítulo "os pobres constroem a nova história"... Deixo a pergunta: e os "ricos", onde foram nesta "história"? Deus queira não tenham sido fuzilados...

Nossa Senhora da Salette, ora pro nobis...

Jesus Cristo, Nosso Senhor, vence todos os teus inimigos e limpa a face da tua Igreja.
Ela tem saudades, Senhor, do vosso chicote...
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...