Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Faça o bem e outros também vão aderir... O exemplo arrasta.

Os Anjos de Adoração assumiram, recentemente, um compromisso, que é o de dar pequenas formações à comunidade (este termo realmente é estranho...) sobre Liturgia, um pouco antes da Santa Missa aos domingos. Sabemos, claro, que o ideal é que então se mantenha o silêncio, mas de tal modo a catequese das pessoas é mínima ou nula que usam este tempo para pôr a conversa em dia. Se isto, considerado somente assim, já não é tão interessante, a coisa piora se observarmos o conteúdo de certas conversas...

O motivo, porém, desta nossa iniciativa que, obviamente, conta com a permissão do Pároco, é ver como tantos que vão à Santa Missa, ou se sentem na obrigação irrefletida de comungar, sem ao menos saber direito o que fazem lá, ou recebem Nosso Senhor das formas mais desinteressantes. Consideramos, pois, a questão urgente e o que fizermos para diminuir as profanações e destratos já é sumamente importante.

Óbvio também que muitos há que vêem tudo isso como desnecessário e não tardam a comentar e pôr defeitos e tal. Nestas situações, é com prazer que obedecemos o conselho do Apóstolo: "Aborrecei o mal com o bem". E aborrecemos mesmo! O interessante é que, antes de começarmos, tivemos naturalmente de dar uma aviso às pessoas de que começaríamos na semana seguinte. O vigário que celebrava, que não é um exemplo de zelo litúrgico, parece que se sentiu motivado e, de cara, começou a ensinar alguns costumes bem litúrgicos que os fiéis devem ter. Ficamos impressionados e isto reforça uma impressão que muitos de nós já tivemos: se o padre perceber que há fiéis devotos e preocupados com a retidão das coisas, também ele, que muitas vezes tem um zelo latente mas desencorajado pela maioria, pode se motivar a agir com maior respeito e de forma mais correta.

No último domingo, as músicas da Santa Missa ficaram por conta do grupo Anjos de Adoração. Fizemos questão de pôr músicas bem litúrgicas, o que implica que algumas delas seriam desconhecidas. Há muitas pessoas que não nos apreciam, principalmente as que se consideram mais esclarecidas e que pensam que a coisa vai bem quando todo mundo canta e bate palmas. No entanto, fomos ousados e nos expomos. João e Pedro agradeceram a Deus por terem sido dignos de apanhar pelo nome de Jesus. Umas criticas ou ofensazinhas não fariam mal nenhum... E lá fomos nós. O padre que celebrava era o mesmo que relatei acima. Não sei sinceramente se há, de fato, alguma ligação, mas a pregação que este padre fez na homilia... Aquilo sim! No final da Santa Missa, nos congratulou, coisa que raramente faz. Tudo isto nos motiva a querer contribuir sim, mesmo com pouco, para que a Liturgia, da qual nos é concedido participar, possa revelar um pouco mais do seu legítimo brilho. É como dizia a beata Teresa de Calcutá: "melhor do que maldizer a noite é acender uma vela". Maldito seja, sim, o modernismo! Mas, anterior a isto, amemos a Tradição e façamos o que está ao nosso alcance para que ela se mostre em todo o seu vigor e beleza.

Que surpresa, porém, ao vermos já algumas pessoas que estão a comungar de joelhos! Alguns dos Anjos de Adoração passaram a ter esta prática e, já agora, podemos ver que algumas outras pessoas já a adotam. Claro que o mérito não é nosso, e nem conto isto aqui para nos vangloriarmos, mas para motivar a todo aquele que ama a Igreja, mas que se sente coagido pelo hábito liberal do seu meio. Se quiser fazer o bem, comece! Dê o exemplo! Coragem! Fora o respeito humano! Como dizia S. João da Cruz, "sofrer pelo Amado é melhor que fazer milagres!"

Agradeço muito a Deus por nos conceder ser instrumentos. O que fazemos é ainda muito pouco, mas já é algo. Que Ele não permita que a nossa intenção se desvirtue, nunca! Somos apenas servos inúteis... Mas bendito seja Deus, que se digna servir-se de nossa miséria. E que nos dê sempre forças para o bom combate.

Pax et Bonum.

Fábio Luciano.
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Fábio, mais que sintonia!

    Estava com isto em mente semana atrás: sobre uma formação breve antes da Santa Missa, com folhetos, a som de canto gregoriano enquanto inicia a Santa Missa. Mais estou só. Espero encontrar quem também faça este breve catequização.
    Ah, além disso, tem ainda a construção de uma mini-biblioteca. Ainda falarei sobre isto no meu blog, pois pedirei doações de revistas, livros, jornais...

    Reze por mim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Magna, parece que estamos em sintonia mesmo, rs..

    Além do que eu comentei no texto, penso sempre em pôr um gregoriano antes da Santa Missa também. Nós do Grupo Anjos já trabalhamos a um bom tempo com uma bibliotecazinha, onde locamos livros.. Ótimo...

    Não sei quais as tuas condições, mas houve um tempo que éramos assinantes da editora Quadrante. Eles lançam alguns livros bons...

    Em todo caso, persista. Nosso Senhor a ajudará.

    Pax et Bonum.

    Ps.: Gostaria de encontrá-la quando fosse a Maceió. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida é uma iniciativa muito interessante trazer à comunidade paroquial local noções sobre liturgia que, graças a Deus, não aprisionam o católico,mas esclarece-o melhor para participar do mistério, da alegria de Nosso Senhor.
    Críticas sempre existirão, porém quando estamos com Cristo temos a fortaleza.
    Um abraço a todos.eliana

    ResponderExcluir
  4. É um prazer tê-la por aqui, Laninha.
    Volte sempre.. E que Deus a abençoe.
    Pax.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...