Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Atitudes erradas na Fé: respeitos humanos e violência a priori

Para quem acompanha com certa assiduidade os blogs e sites católicos, graças a Deus inumeráveis hoje em dia, as coisas por aí começam a aparecer sem a nuvem que antes as encobriam. Quero dizer: uma vez que se distinga o que é, de fato, o catolicismo, a enorme onda de discrepâncias que assolam a Igreja vai se fazendo notar. Naturalmente, a uma visão mais clara se segue uma conduta mais firme, mais decidida, isto é, menos politicamente correta, menos morna.

Quem vive o seu catolicismo com o intuito de não despertar animosidades, faz disto a  motivação  da sua fé e não pode ficar sem trair a verdade. Não digo que o objetivo seja despertar estas tensões, mas é bom compreender que a firme adesão a qualquer coisa que se ame, naturalmente atrai, seja a admiração, seja o desgosto de outros. Quem, ao contrário, busca somente agradar a todo mundo, apenas prova que não ama verdadeiramente nada, a não ser a si mesmo.

É muito interessante notar que Jesus afirma, categoricamente, que os seus discípulos seriam, também, perseguidos, "pois o servo não é maior que o Senhor". Esta perseguição supõe a tomada de uma posição explícita, o que sempre desgosta a alguém. Não se pode pretender agradar a todo mundo sem que se abra mão da sinceridade. Ou, como diz Nosso Senhor: "Não podeis servir a dois senhores".

Então, o primeiro traço dos capituladores da Fé é o excessivo respeito com tudo. É o que Pio XII chamou de "falso irenismo": tudo torna-se aceitável desde que as relações pacíficas não sejam rompidas. O campo da verdade, neste contexto, pouco importa. É o relativismo doutrinal em função dos respeitos humanos. Terrível!

Há, porém, um outro ponto a se evitar. Os que começam a ver este contexto com uma certa clareza, naturalmente terão qualquer tipo de indignação por esta atitude covarde de uma apostasia prática. Isto pode tender a despertar uma reação maximamente contrária, não digo fidelíssima, mas violentíssima, que tenha como objetivo primário a criação de tensões. Isto também é problemático.

Se os enfrentamentos estão presentes na vida cristã, eles não são senão consequência da coerência de um sujeito com os princípios que adotou. Isto quer dizer que as tensões são posteriores à adesão. Há, porém, quem simplesmente adira a algo já em vista do que isto pode gerar. Há quem se delicie na admiração da própria capacidade de causar estranheza. Isto, além de imaturidade, é tão somente outra forma velada da mesma vaidade anterior.

Porém, estes diversos tipos de erro podem ser todos evitados se começamos a considerar a Fé como algo muito sério. Isso mesmo: pode ser muito comum que alguém milite pela Fé e, no fundo, apenas o faça por diversão. Seria como uma "brincadeira de adultos". Para que se compreenda, de fato, o que é a Fé Cristã, estas criancices devem ser deixadas. Certos tipos de arrogâncias que se tornou comum observar por aí apenas revelam a compreensão pueril que alguns têm da Religião. Parece, nestes casos, ter havido qualquer tipo de mera apropriação dos conceitos, ao invés de um mergulho no abismo  da Fé que deve caracterizar a adesão cristã.

A proposta é, então, ver no Cristianismo algo seríssimo; tão sério que valha o investimento da própria vida. A lógica, então, torna-se outra: quando percebo que Ele me ultrapassa infinitamente, não mais tendo a usá-lo como meio de auto-promoção. É aí que o homem velho, escondido sob a capa de uma devoção artificial, é realmente golpeado; começa aí o verdadeiro combate e é neste ambiente que surgem, em todo o seu verdadeiro brilho, para além dos conceitos, as virtudes cristãs: a humildade, o amor, a pureza, a santidade.

Enquanto pensarmos que o bom odor de Cristo pode ser exalado a partir da nossa própria violência, o máximo que conseguiremos é um horrível cheiro de suor. Claro... haverá quem diga que é preciso educar o nariz para perceber a sutileza de tal cheiro... Há discurso pra tudo. Porém, quando realmente O encontramos e deixamos de brincar, então a Fé, a Igreja, os Valores... tudo isto brilha e encanta.

É como dizia Sto. Agostinho:
"Chamaste e rompeste a minha surdez"
"Brilhaste e venceste a minha cegueira"
"Exalaste perfume e respirei".

Todos estes efeitos supõem um contato primeiro com Ele. Do contrário, seriam apenas conceitos repetidos... notícia sem substância.

Sejamos, portanto, bons católicos.
Tratemos Nosso Senhor com seriedade.

Fábio

Ps.: Não me entendam mal, pelo amor de Deus..rs.
Qualquer dúvida, pergunta aí...
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...