Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sta Teresa D'Avila sobre a oração e os temores incutidos pelo demônio


Crede-me, não vos deixeis enganar quando vos indicarem outro caminho. Só há um caminho: o da oração.

Se alguém vos disser que é exercício perigoso, considerai a esse tal como o próprio perigo e fugi dele. Não esqueçais desta minha recomendação, que talvez vos seja útil. Perigo é não ter humildade e todas as outras virtudes. Mas dizer que o caminho da oração é caminho perigoso?! Deus tal não o permita!

O demônio inventa e espalha esses temores e, sendo tão manhoso, consegue fazer cair algumas pessoas que pareciam ter oração.

E que cegueira vai pelo mundo! Não vêem milhares de almas caídas em heresias e males funestos, vivendo dissipadas sem ter oração! Se, dentre todas essas, o demônio, para realizar melhor seus planos, derrubou algumas pessoas dadas à oração, incutiu também temores acerca do exercício das virtudes.

Quem lhe der ouvidos e se apartar amedrontado, tenha cuidado! Foge do bem para se livrar do mal. Nunca vi tão maligna invenção! Bem mostra ser arte diabólica.

Ó Senhor meu! Levantai-vos em vossa defesa! Vede que interpretam erradamente vossas palavras. Não permitais semelhantes fraquezas em vossos servos.

A par disto há um grande bem: é que sempre achareis algumas pessoas que vos ajudem. Iluminado por Sua Majestade acerca do caminho certo a seguir, o verdadeiro servo de Deus tem esta propriedade: no meio de todos os temores, crescem-lhe mais intensos os desejos de não parar.

Entende claramente de que lado o acomete o demônio, furta o corpo e quebra-lhe a cabeça. O demônio sente mais essa derrota do que se alegra com todos os prazeres proporcionados por outras almas.

Quando esse inimigo, em tempos de alvoroço, semeia a cizânia, parece levar a todos atrás de si. Cega-os quase completamente com pretexto de bom zelo.

Mas de repente suscita Deus a um só que a todos abre os olhos e brada: "Cuidado! Alguém espalhou uma névoa para vos desnortear". Que grandeza de Deus! Um só homem que diga a verdade - ou dois - muitas vezes pode mais que uma grande multidão. Animado de coragem divina, a pouco e pouco reconduz os transviados ao caminho reto. Se os profanos apregoam perigos na oração, o servo de Deus procura dar a entender, mais pelas obras que pelas palavras, quanto ela é excelente.

Se alegam não ser bom amiudar as comunhões, ele as faz mais frequentes. Havendo um ou dois que sem temor seguem o mais perfeito, logo o Senhor recupera aos poucos o terreno perdido.

Por conseguinte, irmã[o]s, nada de temores. Nunca façais caso da opinião alheia. Olhai que não estamos em tempo de se dar crédito a todos, mas só aos que realmente se conformam à vida de Cristo.

Procurai a limpeza de consciência e humildade, desprezo de todas as coisas do mundo e fé inabalável no que ensina a santa Madre Igreja.

Ficai seguros de estar no bom caminho. Deixai-vos de temores, repito, onde não há que recear.

Sta Teresa de Jesus, Caminho de Perfeição, Cap. XXI, pp.128-129.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...