Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Maio, mês dedicado a Maria Santíssima


Adentramos, já, no mês de maio, que é consagrado a Mamãe e, por isso, é tão terno. Ando bastante ocupado, mas teria de escrever algo para esta minha Soberana, e aqui o faço com muito gosto.

A Virgem Maria é, como escrevia o Thomas Merton, de algum modo ainda mais obscura que o próprio Cristo, pois este nos falou, de Si, coisas várias. Ela, porém, manteve-se em silêncio. O que dela sabemos nos vem pela Igreja e pelos seus eminentes santos e doutores que nos testemunham a grandeza singular desta digna Mãe de Deus. Alguns destes santos tiveram a honra de conhecê-la ainda em vida, seja porque os primeiros eram do seu tempo, seja porque ela se dignou aparecer a outros tantos.

No entanto, parece haver algo que poderíamos chamar de característico dela: é a sua ternura, a sua doçura. Recentemente, quando um rapaz me perguntava qual a diferença, na vida espiritual, entre o antes e o depois da consagração a ela pelo método de S. Luís Maria, eu só sabia responder evocando a sua suavidade, uma terna facilitação dos meios, uma presença, de fato, doce e muito particular. E isto porque tenho sido ainda um filho rebelde, o que, sem dúvida, me limita a sutileza de notar esta sua presença.

Maria Santíssima é a obra-prima da criação. Foi ela quem Deus escolheu para gerar, cuidar e consolar o amado Jesus. É a que mais conheceu e amou a Deus, dentre todas as criaturas. Contam alguns santos que os anjos, seres perfeitos que amam profundamente a Deus, se tivessem descido em Nazaré, poderiam aprender dela o que significa amar a Nosso Senhor. A sua grandeza, misteriosamente ocultada no seu escondimento e no seu silêncio, na sua profunda humildade, é bem pouco conhecida. S. Luís Maria diz que nem os anjos a conhecem de todo. E, no entanto, este céu particular de Deus que, tendo-se feito homem, repousava em seu seio, foi dado aos homens, para seu consolo, para sua formação e para que fossem nela gerados para a eternidade.

O Apóstolo João, o único dentre os doze que estava aos pés da cruz e que somente lá chegara porque era acompanhado por esta amável Princesa, conta como, depois de a ter recebido como Mãe, a levou a sua casa, isto é, passou a conviver com ela. Naquele bendito momento, Nosso Senhor doava aos homens o que de mais belo possuía, depois do Seu sagrado convívio com o Pai e o Santo Espírito. E, então, ela tornou-se nossa mãe, aquela que gera todos os filhos de Deus.

Nós só saberemos o que isto significa depois da nossa morte, se alcançarmos a bem aventurança. Mas, desde já, nós devemos estreitar os nossos laços com ela, porque este é um grandiosíssimo presente de Deus para nós. Dizia S. Rafael Arnaiz que, quanto mais amava Maria, mais conhecia e amava o Seu Filho. Em verdade, é por ela que nós nos achegamos a Jesus, assim como foi por ela que Jesus veio a nós. E que alegria, que delícias, que ternura e felicidade não encontraremos na intimidade com esta bondosa mãe, ainda tão desconhecida...

Deus enamorou-se dela. Aprendamos, pois, com ela, o gosto de Deus. Se o fizermos, teremos descoberto a nossa mais profunda identidade.

Que neste mês de Maio, Maria seja nossa constante companhia. Permitamos que ela conduza os nossos passos, os nossos pensamentos e os nossos afetos; deixemos que ela nos torne todo agradáveis a Deus e contemplemos nela a obra prima do amor divino.

Virgem Santíssima, perdoai a ignorância de tantos homens e mulheres que, na sua soberba, decidiram não ouvir a voz do teu Filho por meio de Sua Igreja e, consequentemente, não te conhecem e não te amam. Sabendo do vosso amor maternal pelos homens, vos suplicamos intercedais por estes filhos rebeldes para que, como o filho pródigo, acertem voltar ao lar do adorável Pai.

Quanto a nós, que já caminhamos em união convosco e labutamos ainda neste exílio, dá-nos, por vossa intercessão e mediação materna, a perseverança no bom combate da fé e a pureza das intenções para que, terminado este curso, possamos gozar, em vossa companhia, da adorável presença da Trindade Santa por toda a eternidade. Amém.

Bendita seja a grande Mãe de Deus! Salve Maria Santíssima!

Ad Iesum Per Mariam

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...