Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Festa de Pentecostes - Sermão de São Basílio Magno


Assim como há um só Pai e um só Filho, também há um só espírito Santo. Espíritos auxiliares, porém, nas respectivas ordens, aparecem-nos em multidão que dificilmente se pode contar. Mas, na criatura não procuremos quem está acima da criatura. Não rebaixes ao nível dos santificados aquele que santifica. Ele enriquece os anjos e os arcanjos, santifica as potestades, a tudo dá vida. Está-se difundindo em toda criatura, pois todos participam de seu ser: não fica, no entanto, diminuído em nada com esta participação. Efetivamente distribui a todos sua graça; mas não fica esgotado com estas doações, senão que, quem recebeu, fica na abundância e a ele nada falta. E assim como o sol ilumina os corpos e estes participam dele de modo diverso, sem que com isto fique diminuído, assim também o Espírito, ao repartir entre todos sua graça, permanece inteiro e indiviso.

A todos dá luz para alcançarem o conhecimento de Deus, inspira os profetas, ensina a sabedoria aos legisladores, dá o caráter sagrado os sacerdotes, o poder aos reis, a perfeição aos justos, aos sábios a autoridade, realiza os dons de curas, dá vida aos mortos, solta os grilhões dos presos, adota os estranhos por filhos. Faz isto por operação sobrenatural. Assim, se acha um publicano que tenha fé, transforma-o em evangelista; se depara com um pescador, torna-o teólogo; se encontra um perseguidor arrependido, dele faz o apóstolo dos gentios, o arauto da fé, elemento de escol. Por ele, os fracos erguem-se fortes, os pobres ficam ricos, os ignorantes e os rudes no falar superam os sábios em sabedoria.

Achava-se Paulo doente; pela presença do Espírito, no entanto, seus lenços restituíam a saúde aos que os tocavam. Estava Pedro sujeito a enfermidades, mas pela graça do Espírito, que nele habitava, a sombra projetada de seu corpo expelia a males dos enfermos. Pedro e João eram pobres, nem prata nem ouro tinham; mas, apesar disto, distribuíam saúde, o que é mais valioso do que moedas de ouro, visto que aquele coxo, após receber ouro de muita gente, ainda continuava mendigo; recebendo, todavia, de Pedro o benefício, saltando qual gamo e louvando a Deus, cessou de pedir esmola. Não possuía João a ciência do mundo; no entanto, pelo poder do Espírito, proferiu palavras que nenhuma ciência pode contestar.

Impera o Espírito no céu e enche a terra; está presente em todo lugar e nada o impede de estar em qualquer parte. Está todo em cada um e todo com Deus. Distribui dons mas não reparte donativos à maneira de servo, sendo por sua própria autoridade, pois a cada qual reparte como lhe apraz.

Roguemos-lhe que se torne presente em nossas almas e não nos abandone em tempo algum, pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.

S. Basílio Magno, Homilia VI, 3. Ofício Marial.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...