Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Dia de S. João da Cruz - A Mística Sanjuanista


Hoje a Santa Igreja celebra a festa de S. João da Cruz. Graças a Deus este santo começa a ser um pouco melhor conhecido, mas, ainda, somente por algumas frases soltas. Toda a pujança da sua mística infelizmente ainda é ignorada pela maioria das pessoas. Não é ocioso dizer que S. João da Cruz é a maior autoridade mística da Igreja. Se, portanto, queremos entender corretamente a espiritualidade católica, faremos muito bem se recorrermos a ele, como dizia Sta Edith Stein. Quero tentar fazer uma sucinta exposição, muito geral, sobre a mística de S. João.

No início da vida espiritual, está o batismo. Sem batismo não há, rigorosamente falando, vida espiritual. É preciso nascer de novo, como diz Jesus a Nicodemos. E isto se efetua no batismo. É aí onde recebemos a Graça Santificante que apagará de nós o Pecado Original e nos restabelecerá na amizade divina. Devemos entender que isto não é apenas uma teoria, mas a mais absoluta e rigorosa verdade. Em seguida, devemos, a partir de uma boa educação religiosa, passar a uma contínua e gradativa generosidade aos apelos interiores da Graça, sempre recorrendo ao Sacramento da Confissão quando acontecer de cairmos em pecado mortal.

A imensa maioria dos ditos católicos caminha totalmente desavisada da importância da Graça e comete disparates inconscientes, como a sacrílega comunhão no estado de pecado mortal. Uma minoria, porém, conhece este ponto e se preserva desses erros; caminha em Graça e se confessa regularmente. Além destas duas classes de católicos, pouca gente sobra. Para que entendamos a mística de S. João da Cruz, é preciso compreender que ser batizado, ser católico e estar em graça são os grandes pressupostos da autêntica vida em Deus.

Não é à toa que S. João da Cruz é tão desconhecido da nossa época. Um mundo que reputa a cruz às paredes e que, na prática, vive a ansiar por recursos financeiros e benefícios físicos e afetivos, não entenderá e sequer se interessará por seu caminho. Ele mesmo já o afirmara desde o início, dizendo que sua doutrina seria seguida por poucos, pois a maioria de nós está a desejar caminhos suaves e recompensas antecipadas. Queiramos ou não, muitos católicos vivemos ainda numa certa lei da barganha, no que Deus Pai, nos diálogos de Sta Catarina de Sena, chamava de "amor mercenário".

O caminho do nosso santo é o da nudez do espírito, da vitória sobre todo egoísmo e do abraço apaixonado na Cruz de Nosso Senhor. E isto somente se faz por um contínuo e desconfortável esvaziamento de nós mesmos, que ele descreve pormenorizada e sistematicamente.

Primeiramente, é preciso que nos decidamos por uma mortificação contínua e metódica. Porque vivemos presos aos confortos dos sentidos, a nossa alma caminha sonolenta e doente. Para despertá-la e dar-lhe a conhecer as belezas da vida espiritual, é preciso iniciar o ataque à soberba, que se manifesta de mil modos, a fim de que a alma recobre saúde. Isto se faz pela mortificação séria e firme, o que S. João da Cruz chamará de "Noite dos Sentidos". É chamada de "noite" porque é uma via ativa de privação das luzes dos sentidos. É "ativa" porque é produto da vontade firme e resoluta. Deste modo, ele recomenda ir tirando impiedosamente todos os atrativos sensíveis com os quais desejamos nos distrair. E isto referente aos cinco sentidos: não querer ver novidades nem atrativos; não querer ouvir conversas nem músicas agradáveis; não querer tocar doces texturas nem buscar o conforto do corpo; não querer comer coisas saborosas nem rejeitar o que não agrada ao paladar; não desejar sentir doces fragrâncias e evitar quaisquer outras delícias sensíveis. Quando isto é observado com rigor por algum tempo, a alma adquire uma vivacidade já bastante considerável.

Inicia-se, então, a famosa "Noite do Espírito" que é mais densa e mais dolorosa. Porém, tendo passado pela dos sentidos, a alma de algum modo saberá como agir nesta outra, ainda que o senso de desorientação seja muito típico deste estágio. Em que consiste a Noite do Espírito? Mortificados os apetites físicos, agora é a vez de fazer o mesmo com os apetites interiores. Esta noite possui uma parte ativa, isto é, que é produto dos esforços do sujeito; e uma passiva, onde Deus a leva por caminhos sensivelmente dolorosos a fim de purificá-la de si mesma. O ponto aqui é renunciar os desejos de satisfação espiritual, sejam os de natureza intelectual, sejam os referentes aos gostos e luzes provenientes das orações. Deus quer a alma totalmente vazia de si mesma. Isto é absolutamente fundamental para que seja levado a termo o processo de santificação que ele quer operar em nós. Do ponto de vista da sensibilidade, porém, é algo extremamente doloroso e difícil. Quando Deus vê que já nos renunciamos suficientemente, Ele mesmo passa a trabalhar na alma que, então, se torna totalmente passiva nas Suas mãos. A alma, no entanto, nada percebe da ação divina. Sente-se cega, perdida, desorientada, sem saber o que fazer e sem ter quem lhe entenda. Somente pode esperar em Deus, mas, mesmo aí ela não encontra sequer um vislumbre de luz. É a parte mais escura da noite. Ao mesmo tempo em que se vê totalmente isenta de qualquer prazer interior e desamparada, Deus ainda lhe concede um conhecimento muito profundo de si mesma, o que lhe causa imensa dor. Vê que nada sabe, que nada pode fazer por si só e, pior, que é ruim, mesquinha e que, até aquele momento, tudo quanto tinha feito de nada valeu, pois estava tudo profundamente eivado de orgulho e vaidade.

A coisa chega a tal extremo que a alma se vê a um passo do inferno e entende que o fato de Deus esquecê-la e jogá-la lá seria algo de muito justo. Se ela tenta rezar, não consegue. Se lê livros espirituais, de nada lhe servem. Neste processo, que Sta Teresa D'Avila afirma ser somente comparado às penas do inferno, a soberba vai sendo expulsa e a alma vai se tornando generosa e delicada para que, então, possa suportar os toques suaves do amor divino. Por enquanto, ela não os aguentaria. Isso tudo chega, então, a um ápice de dor e de trevas, onde o sujeito se vê abandonado por Deus e por todas as criaturas; a verdade é que ele está a passar pelo que Jesus passou na Cruz. Tal dor, dirão os santos, está reservada para os amigos íntimos do Cristo. Por esta dor, acontece o que se costuma chamar de "morte mística". As potências da alma passam por um processo doloroso de destruição, ressurreição e divinização. Quando se dá a morte mística, logo em seguida ocorre a "ressurreição mística". "Se a semente não morrer, não produz fruto", diz Jesus. E ainda: "Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo". Dizia Bernanos que Jesus está a esperar por cada um de nós depois da linha da negação total de nós mesmos. Esta negação total acontece neste momento. E, de repente, um raio de luz incide sobre as trevas da alma e as dissipa, revelando aos seus olhos os imensos tesouros que lhe foram colocados no doloroso caminho purgativo que ela traçou. Agora não há mais risco em mostrar-lhe isto, pois a vaidade, como um pus, foi espremida dela e já não a contamina.

A alma vê-se em posse de um amor extremamente violento por Deus, um amor que lhe levaria a fazer qualquer coisa por Ele e, neste estado, o que lhe causa sofrimento é ver que todas as dores do mundo são pequenas diante da sua disposição de sofrer pelo Amado. Agora, ela chama a Jesus de Amado com propriedade e aguda consciência do que isto significa, pois, de fato, ela O ama. Acabou-se a via purgativa e tem início a vida mística.

Esta vida mística se divide em mais três partes. A primeira, é esta que sucede exatamente a ressurreição espiritual. Aquela que sofreu tanto, agora se vê libertada e solta a recrear-se. 

Escreve o santo: "livre de todas as perturbações e inconstâncias temporais, despida e purificada das imperfeições das penas e da escuridão, tanto nos sentidos como no espírito, ela sente uma nova primavera com liberdade, amplidão e alegria de espírito."

Sem saber exatamente como, ela se vê profundamente configurada com o Cristo. Neste sentido, escreveu S. João: "oh noite mais feliz que a alvorada; oh noite que juntaste Amado com amada, amada já no Amado transformada"; e ainda: "Tu, ó vida divina, nunca matas senão para dar vida... quando castigas, tocas levemente, e isto basta para consumir o mundo inteiro; mas quando regalas, tu o fazes com toda a atenção e assim os regalos de tua doçura são inumeráveis. Feriste-me para curar-me, ó divina mão! Mataste em mim o que me deixava longe, debaixo da árvore da morte, sem a vida de Deus na qual agora vivo. Foi o que realizaste com a liberalidade de tua generosa graça, que me comunicaste ao tocar-me com o toque do resplendor de tua glória e figura de tua substância, que é teu Filho Unigênito."

Neste estado, a alma já é bastante santa e Deus passa a dar-lhe formações infusas, isto é, interiores, de modo que ela aprende muito em pouquíssimo tempo. Apenas alguns pouco segundos e ela entende profundamente algo que, em anos de intensa teologia, ela compreenderia somente de modo superficial. Os conteúdos nos quais Deus lha ensina são os da Sua Incarnação e Redenção, isto é, o mistério da Kenose, do rebaixamento divino e a Sua assunção da natureza humana, e o profundíssimo mistério da Cruz.

Daí a pouco, ocorre o segundo estágio: o do noivado espiritual. Jesus se mostra à alma, mas ainda não inteiramente. Ela O vê, mas, em seguida, Ele volta a esconder-Se. Isto faz com que o amor da alma cresça tanto a ponto de tornar-se um tormento para ela. Em alguns momentos, ela anseia tanto por Ele que, se Ele não cede à sua vontade, ela de certo morrerá literalmente. Jesus aí se comporta como um cervozinho que, na floresta, com notável agilidade, aparece aos olhos do caçador para, logo em seguida, sumir-lhe da mira.

Se isto perdura e a alma mantém sua fidelidade - o que é um tanto difícil de não se dar, visto que ela tenderá a sentir profundo desprezo e asco pelo que desagrade ao Seu Amado -, chegará o felicíssimo estado do "Matrimônio Místico", o último grau de santidade possível neste mundo. Jesus aparece para a alma e, então, se une inteiramente a ela, com comunhão total de bens. Notável é a descrição que deste momento faz Sta Teresa D'Avila. Escreve ela, mais ou menos o seguinte (escrevo com minhas palavras): "Apareceu-me Jesus, enquanto eu estava na fila da comunhão, e a mim se dirigiu: 'até hoje não o tinhas recebido por não seres digna. Hoje, porém, tomo tua mão e te desposo. És minha esposa e tudo o que é teu, é meu; igualmente, tudo quanto é meu, é teu. De hoje em diante, podes pedir a meu Pai todas as minhas dores e Ele tas dará como se fossem coisa tua."

Matrimônio Místico de Sta Catarina de Sena


Ocorre ainda o que se chama de "inocência readquirida", isto é, a inocência do Adão anterior à queda é devolvida à alma e isto significa um certo desconhecimento do mal, de modo que, ainda que ela veja algo ruim, não o entenderá. A esta altura, tudo o que separa esta vida da outra se assemelha a uma frágil tela e o que a alma mais anseia é que seja rasgada impetuosamente. Escreve S. João: "Já não és mais esquiva; acaba já, se queres. Rompe a tela deste doce abraço". Neste desposório, a alma entende como a Árvore da Cruz é, na verdade, a árvore da vida. Se diante da árvore do Bem e do Mal, o homem separou-se de Deus, agora, na árvore da Cruz, ocorre este matrimônio. Sobre isto, escreve ainda S. João da Cruz: "Sob o pé da macieira, ali, comigo foste desposada; ali te dei a mão, e foste renovada, onde a primeira mãe foi violada" e explica: [isto acontece] "Sob a graça da árvore da cruz, simbolizada aqui pela macieira, onde o Filho de Deus remiu, e, consequentemente, desposou consigo a natureza humana, e, portanto, cada alma, concedendo-lhe sua graça e penhores, para este fim, na cruz."

Paro por aqui. Desejo apenas dar um gostinho para despertar maior interesse por este colosso da espiritualidade e da mística. Os estágios estão aqui descritos de maneira muito rápida e superficial. Eles são muito mais detalhados, ricos e cheios de sutilezas. Diferente de toda enganação e pura retórica, o que se vê em S. João da Cruz é uma profundíssima doutrina mística, secundada na própria vida do santo, seguida com rigor e que, não obstante sua incomparável riqueza, apenas plana pelo caminho, visto que a vida mística é irredutível a qualquer descrição.

Neste dia de nosso pai, S. João da Cruz, peçamos que ele interceda por nós, que andamos tão desorientados ao sabor de tantas doutrinas, para que Jesus nos conduza de volta à via única da Santa Cruz.

S. João da Cruz, rogai por nós.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...