Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Dia de S. Bento Abade - Excertos e Download de Livro


"A ti, pois, se dirige agora a minha palavra, quem quer que sejas que, renunciando às próprias vontades, empunhas as gloriosas e poderosíssimas armas da obediência para militar sob o Cristo Senhor, verdadeiro Rei.

Cingidos, pois, os rins com a fé e a observância das boas ações, guiados pelo Evangelho, trilhemos os seus caminhos, para que mereçamos ver aquele que nos chamou para o seu reino. Se queremos habitar na tenda real do acampamento deste reino, é preciso correr pelo caminho das boas obras, de outra forma nunca há de se chegar lá. Mas, com o profeta, interroguemos o Senhor, dizendo-lhe:


"Senhor, quem habitará na vossa tenda
e descansará na vossa montanha santa?"

Salmo 14, 1

Depois desta pergunta, irmãos, ouçamos o Senhor que responde e nos mostra o caminho dessa mesma tenda, dizendo:

"É aquele que caminha sem mancha
e realiza a justiça;
aquele que fala a verdade no seu coração,
que não traz o dolo em sua língua,
que não faz o mal ao próximo
e não dá acolhida à injúria
contra o seu próximo".

Salmo 14, 2-3

É aquele que quando o maligno diabo tenta persuadi-lo de alguma coisa, repelindo-o das vistas de seu coração, a ele e às suas sugestões, redu-lo a nada, agarra os seus pensamentos ainda ao nascer e quebra-os de encontro ao Cristo. São aqueles que, temendo o Senhor, não se tornam orgulhosos por causa da sua boa observância mas, julgando que mesmo as coisas boas que têm em si não as puderam por si, mas foram feitas pelo Senhor, glorificam Aquele que neles opera, dizendo com o profeta:

"Não a nós, Senhor, não a nós,
mas ao vosso nome dai glória".

Salmo 113, 9

Portanto, é preciso preparar nossos corações e nossos corpos para militar na santa obediência dos preceitos; e em tudo aquilo que a nossa natureza tiver menores possibilidades, roguemos ao Senhor que ordene à sua graça que nos preste auxílio. E se, fugindo das penas do inferno, queremos chegar à vida eterna, enquanto é tempo e ainda estamos neste corpo e é possível realizar todas estas coisas no decorrer desta vida de luz, cumpre correr e agir, agora, de forma que nos aproveite para sempre.

Devemos, pois, constituir uma escola de serviço do Senhor. Nesta instituição esperamos nada estabelecer de áspero ou de pesado. Mas se aparecer alguma coisa um pouco mais rigorosa, ditada por motivo de eqüidade, para emenda dos vícios ou conservação da caridade, não fujas logo, tomado de pavor, do caminho da salvação, que nunca se abre senão por estreito início.

Mas, com o progresso (...) da fé, dilata-se o coração e com inenarrável doçura de amor é percorrido o caminho dos mandamentos de Deus. De modo que não nos separando jamais do seu magistério e perseverando (...) sob a sua doutrina, até a morte, participemos, pela paciência, dos sofrimentos do Cristo a fim de também merecermos ser co-herdeiros de seu reino. Amém.

Regra de São Bento, Prólogo

**
Quem quiser baixar o livro que conta a história de S. Bento, escrito por S. Gregório Magno, basta clicar na imagem da postagem. Pax.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...