Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Conseguindo Indulgência Plenária para as almas do Purgatório



“Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchr. Indulgentiarum, n.13).”

“Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar... o Pai-nosso e Creio..., confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai-nosso e Ave-Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).” (pg. 462 do Diretório Litúrgico da CNBB).

NOTA IMPORTANTE: Entre as condições costumeiras para se lucrar a Indulgência Plenária, está o total desapego ao pecado, mesmo venial. Sem esse desapego, repete 4 (quatro) vezes o Manual das Indulgências, a Indulgência será parcial (maior ou menor, na medida do desapego, mas nunca, plenária). 

Ainda, conforme o Manual das Indulgências, a Indulgência Plenária da piedosa visitação à Igreja pode ser lucrada do meio-dia da véspera (1° de Novembro) até a Meia-noite do dia 2. (conforme Norma n° 17). 

Baseado em texto do Sr. Hugo Ferreira Pinto 


***
Nota Minha: Pessoal, isso é importantíssimo! Com pouco esforço, podemos fazer entrar uma alma na visão beatífica de Deus. Por mais que tentemos, não nos é possível ter a dimensão exata do que isto significa. É muito grandioso! Portanto, tenhamos esta caridade para com as almas. Elas, por certo, ficarão gratas.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Mas o purgatório está VAZIO. ^^


    Agora falando sério.
    Eu nunca entendi direito como conseguir indulgências plenárias.

    o que significa ""oração nas intenções do Sumo Pontífice""
    como é isso ? ?

    e a confissão sacramental. Precisa ser feita por quem está em estado de graça santificante ?

    ResponderExcluir
  2. rsrs...

    Caro Rogério,

    As orações nas intenções do Sumo Pontífice significam simplesmente que o fiel está a rezar pelas mesmas coisas que ele reza, pedindo a Deus para que as escute e as atenda. Uma coisa, portanto, é rezar pelo Santo Padre; outra, é rezar pelas suas intenções.

    Sobre a Confissão, é um assunto mais sutil. Pelo que eu vi, nenhuma das fontes a este respeito - dentre as que eu li - dispensa a Confissão, e pelo que parece, mesmo se a pessoa está em graça.

    Talvez, partindo de um ponto de vista puramente racional, pensássemos ser suficiente estar isentos do pecado mortal. A princípio, eu estava com esta posição. Porém, não achei nenhuma fonte que a ratificasse. Encontrei, ao contrário, outras que defendiam a necessidade da confissão, embora não entrassem precisamente neste ponto de já haver a graça.

    Então, por via das dúvidas, eu penso ser recomendável mesmo se confessar. E como o estado de graça contínuo supõe uma certa regularidade no uso deste Sacramento, creio que não haveria qualquer dificuldade, a não ser as de acesso a sacerdotes dispostos a confessar, o que, infelizmente, às vezes ocorrem.

    Disponibilizo abaixo o link de uma orientação bastante geral sobre este tema. Não a li totalmente, pelo que nem posso te adiantar se ela tocará neste assunto exato, ou não. Mas vale muitíssimo a leitura.

    http://www.paginaoriente.com/enciclicasbentoxvi/indulgencias.htm

    Talvez, ainda, algum outro possa te informar melhor a respeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...