Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A estrebaria


Giovanni Papini

Jesus nasceu numa estrebaria.

A estrebaria não é o pórtico airoso e leve que os pintores cristãos, envergonhados com o berço sujo e miserável em que repousou o seu Deus, levantaram ao filho de David; não é o presépio de gesso imaginado hoje pela fantasia dos vendedores de estatuetas, presépio limpo e ordenado, com o burro e o boi em êxtase piedoso, com anjos desdobrando no teto uma bandeirola e com dois grupos de reis de ricos mantos e pastores encapuzados, simetricamente ajoelhados, em torno dele.

O presépio será talvez um sonho de noviços, um luxo de vigários, um brinquedo de crianças, o vaticinato ostello de Manzoni, mas não é o estábulo em que nasceu Jesus. O estábulo é a casa dos animais, a prisão dos animais que trabalham para o homem. O velho e pobre estábulo do paós de Jesus não tem colunas nem capitéis; desconhece o luxo das nossas estrebarias; nem é a graciosa choupana das vésperas de Natal. 

Quatro paredes, a laje suja e o teto de traves e de telhas; escura, fétida, só tem de limpo a manjedoura, onde o patrão prepara o feno. As ervas dos campos - frescas nas manhãs claras, ondulando ao vento, ensolaradas e úmidas - foram cortadas, as folhas altas e finas caíram, ao ancinho, com as flores abertas, brancas, azuis, amarelas, vermelhas. Tudo murchou e secou sob a cor pálida do feno; e os bois levaram para o telheiro os despojos mortos da primavera.

Agora as ervas e as flores, secas mas perfumadas ainda, jazem na manjedoura para a fome dos animais escravos que lentamente aí mergulham os grossos beiços negros e transformam em úmido estrume o campo florescido. Este é o verdadeiro Estábulo onde Jesus nasceu. O lugar mais imundo foi a primeira morada do único Ser puro nascido da mulher. O filho do homem, que devia ser devorado pelos animais que se chamam homens, teve por primeiro berço a manjedoura, onde os animais ruminam as maravilhosas flores da primavera.

Isso não se deu por acaso: não é a terra um estábulo imenso, onde o homem mastiga e digere? Por ventura uma infernal alquimia não transforma em estrume as coisas mais belas, mais puras, mais divinas? Monturo onde a gente se revolve: a isto chamam "gozar a vida". Em semelhante mundo, morada precária cujos ornamentos mal disfarçam a podridão, Jesus nasceu, uma noite, de uma Virgem sem mancha, agasalhado unicamente com a Sua inocência.

Giovanni Papini, História de Cristo
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Descubra onde se originou a comemoração do natal em 25 de Dezembro.
    http://www.youtube.com/watch?v=d2PBbzjhwfk

    ResponderExcluir
  2. Natal - Cristão ou Pagão? - A Verdade Revelada
    Descubra onde se originou a comemoração do natal em 25 de Dezembro.
    http://www.youtube.com/watch?v=d2PBbzjhwfk

    ResponderExcluir
  3. Anônimo
    Anômalo, Autômato,
    Antônimo de Autônomo
    Antípoda de autêntico

    Vc é um obnubilado? kkk

    Vai crescer, rapaz...
    Vcs da IASD são uma [des]graça...

    Ah.. e muito corajoso esconder o nome ^^.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...