Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Início da Quaresma


Foi estabelecido com grande efeito salutar, por instituição divina que, para reparar-se a pureza dos espíritos, nos fosse prescrita exercitação de quarenta dias, durante os quais resgatassem as obras pias as culpas do passado, e santos jejuns as destruíssem.

Caríssimos, havendo de entrar nos dias místicos, também consagrados aos remédios dos jejuns, procuremos obedecer aos preceitos apostólicos, purificando-nos de toda impureza da carne e do espírito, a fim de que, coibidas as lutas existentes entre as duas partes de nós mesmos assim reprimidas, encontre a alma a dignidade de seu domínio, pois convém que, a Deus subordinada e por ele governada, domine o corpo por ela animado. A nenhum detrator demos ensejo para escândalo e censura a nosso ministério. (II Cor 6,2)

E, com efeito, seríamos justamente acusados pelos infiéis e pelas línguas maldizentes, por culpa nossa, com prejuízo para a religião, se a prática da religião nos afastasse da continência perfeita. Não consiste, portanto, nosso jejum só na abstinência de alimentos. Sem proveito, pois, seria a diminuição do alimento, se a alma não se afastasse do pecado.

São Leão Magno, Serm. IV Quadr., 1-2.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...