Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sta Teresa reza pelos teólogos e pregadores e diz como devem ser


Podereis perguntar-me por que insisto em afirmar que devemos ajudar aos que são melhores que nós. Explicarei, pois creio que ainda não entendeis bem o quanto deve ao Senhor por vos ter trazido a esta casa, onde estais livres de negócios, ocasiões perigosas e tratos com o mundo. É grandíssima esta graça!

O mesmo não se dá com aqueles de quem falo, os pregadores e teólogos. Nem conviria ser assim - nestes tempos ainda menos que em outros; a eles compete dar ânimo à gente fraca e encorajar os pequenos. Que seria dos soldados sem comandantes! Vêem-se estes obrigados a viver entre os homens, a tratar com eles, a estar em palácios, e ainda algumas vezes a conformar-se exteriormente com as exigências dos mundanos.

E julgais, minhas filhas, que é preciso pouca virtude para tratar assim com o mundo, e envolver-se em negócios do mundo, e adaptar-se à conversação do mundo e, não obstante, ser no íntimo estranhos ao mundo, e inimigos do mundo, e viver nele como exilados? Em uma palavra: não ser homens, mas, anjos?

Com efeito, se assim não forem, nem merecem o nome de comandantes, nem permita o Senhor que saiam de suas celas. Fariam mais mal do que bem. Não é tempo agora de se verem imperfeições nos que devem ensinar.

Se no íntimo não estiverem fortalecidos, por mais que encubram sua fraqueza, ela transparece. Devem entender quanto lhes importa calcar tudo aos pés, viver desapegados das coisas efêmeras e abraçados às eternas.

Sta Teresa D'Avila, Caminho de Perfeição
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...