Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O perigo de amar a Deus egoisticamente


Amemos a Deus, diz Sto Tomás, não egoística, mas desinteressadamente; não excluindo, de certo, nossa própria felicidade, mas também não rebaixando Deus a um 'meio' de nossa felicidade. 'Deus é em si mesmo um bem muito maior do que o bem da felicidade que gozaremos na posse d'Ele."

A felicidade, o prazer, são bens secundários que se conseguem funcionalmente, com o 'repouso na posse do bem'. Procure-se o bem como tal, não o bem funcional e subjetivo da 'felicidade'. O princípio hedonista é perigoso entrave na procura da perfeição cristã. Quem visa direta e principalmente 'salvar sua alma' ou ganhar 'a felicidade eterna', faz de Deus um meio para um fim egocêntrico. O egoísmo é planta viçosa que também vinga nos ambientes onde se procura a perfeição religiosa. É trepadeira que tudo cobre: o próprio Deus pode ficar irreconhecível sob a folhagem do egocentrismo espiritual. O Deus de infinita majestade torna-se então o 'meu' Deus, um Deus segundo as 'minhas' idéias e 'minhas' necessidades; um Deus funcional: 'meu' empregado para tudo, 'meu' auxílio em todas as aflições e afinal 'minha' recompensa, 'minha' felicidade eterna. Só poda impiedosa na floresta tropical dos adjetivos possessivos, libertará o homem de si mesmo, da profunda introversão e do egoísmo arraigado. 'Quem quiser guardar a sua alma, perdê-la-á', diz Jesus; 'mas quem a perder, (quem perder a si mesmo de vista) por meu amor, salvá-la-á.' (Lc 9,24)"

Frei Valfredo Tepe, O sentido da vida. Ascese cristã e psicologia dinâmica. 3ª ed. Bahia: Mensageiro da Fé, 1960. p. 94-95.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...