Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Honra ao Santíssimo Sacramento - São Francisco de Assis

Carta a todos os Clérigos, 1226.

Meditemos todos nós, sobre o grande pecado e a ignorância de que alguns são culpados, em relação ao santíssimo Corpo e ao santíssimo Sangue de Jesus Cristo Nosso Senhor, e em relação aos nomes e palavras sagradas pelas quais se realiza o sacrifício do seu Corpo. Sabemos, na verdade, que o Corpo só pode estar presente se tiver havido, antes, consagração pela palavra. Neste mundo, não vemos do Altíssimo nada corporal, a não ser seu Corpo e seu Sangue, os nomes e as palavras pelas quais fomos criados e remidos da morte para a vida.

Por conseguinte, todos os ministros de tão sacrossantos mistérios - principalmente os que os administram sem respeito - devem meditar sobre o mau estado de bom número de cálices, corporais e panos que servem ao sacrifício do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Muitos deixam a Eucaristia abandonada, em lugares sujos. Na rua, levam-na sem respeito; recebem-na indignamente e a distribuem sem discernimento.

Os nomes e as palavras escritas do Senhor, são às vezes pisoteados. De fato, segundo 1Cor 2,14, "o homem com sua própria inteligência não percebe o que vem do Espírito de Deus".

Todas essas profanações não excitam a nossa piedade? No entanto, o Senhor é bom a ponto de se abandonar entre nossas mãos; nós o tocamos e nossos lábios o recebem todos os dias! Estaremos esquecendo que um dia seremos colocados entre suas mãos?

Devemos, pois emendar-nos logo e definitivamente de todas essas faltas. Portanto, onde quer que o Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo seja encontrado assim abandonado, que o tirem dali para colocá-lo em lugar dehonra e conservá-lo com grande respeito! Do mesmo modo, os nome s e palavras escritas do Senhor, espalhados por toda a parte em lugares inconvenientes, que sejam recolhidos e colocados em lugar decente!

Sabemos que estamos estritamente obrigados a observar essas regras, segundo os preceitos do Senhor e as leis da santa Mãe Igreja. Quem não o cumprir, lembre-se de que há de prestar contas no dia do juízo, perante Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Francisco de Assis
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...