Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Chardin, Evolucionismo e um breve elogio de Gustavo Corção

Teilhard de Chardin: Santo Agostinho era um infeliz!

Há algum tempo atrás, discutia eu com um professor de Filosofia que se mostrava totalmente rendido à "filosofia" de Teilhard Chardin. Embora se dissesse católico, era tal a sua estima pelo aclamado pensador que chamava Sto Agostinho de "infeliz", que se punha a defender verdadeiras pérolas metafísicas. Dizia que, depois da descoberta do Evolucionismo (??), e a sua incorporação ou desdobramento filósofico feito por Chardin, já não havia como crer num Deus metafisicamente imutável. O professor parecia não se dar conta da terrível contradição que isto implica.

Crente absoluto do darwinismo, afirmava categoricamente não existir cientistas sérios que não sejam adeptos deste sistema "científico". E nisso insistia, ainda que eu objetasse.

O professor, pretenso filósofo, se revelava um típico dogmático, pois o darwinismo não tem nenhuma condição de impor-se como verdade científica, visto que a sua suposta comprovação se torna impossível dentro dos limites da experimentação. Ainda assim, o professor não aceitava que o darwinismo fosse encarado meramente como teoria.

Para aceitá-lo, já conhecemos os rebuliços que costumam fazer a respeito da Bíblia, do relato da criação, e blá blá blá...

Precisamente ontem, encontrei um pequeno comentário do Gustavo Corção a respeito de Chardin, a quem o pensador católico Dietrich Von Hildebrand conheceu pessoalmente e por quem se decepcionou em apenas uns poucos minutos de conversa. Escreveu Corção, opondo Chardin a Chesterton:

"Na falta dessa leitura saudável, tônica, fortificante, curativa, inebriante do melhor espírito (a de Chesterton), surgiu em seu lugar, a fazer um sucesso editorial que deveria ruborizar o planeta Terra e empalidecer o planeta Marte, surgiu o repulsivo impostor Teilhard de Chardin, que renega a Fé, abandona os mestres da Companhia de Jesus e da Igreja, para inventar uma gnose tola, de medíocre ciência ensopada com religião ainda pior, graças a cuja fétida composição consegue atrair os espíritos fracos."

Pois é...

Fábio
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...