Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sexta-Feira - Reunião com o coordenador nacional da Pastoral Afro...

Pastoral Afro

Disso eu soube ontem. Quer dizer... que havia um padre que vinha de longe e queria fazer uma reunião com todo mundo por aqui, principalmente com as "lideranças", eu já havia escutado. Mas somente ontem, num aviso dado após a Santa Missa, eu soube quem é o reverendo padre: o coordenador nacional da Pastoral Afro.

O que fará ele por estas bandas? A potência cultural da cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas, é muito grande, embora os governantes pouco atentem pra isto ou, melhor dizendo, pareçam não estar tão interessados. Mas esta cidade é conhecida como a "Terra de Zumbi", um herói criado e enfeitado ao infinito, pois a sua vida precisamente histórica parece ter certos feitos não tão dignos, aos quais é melhor manter sob a sombra..

Por causa destas coisas, a dita "Pastoral Afro" parece reconhecer que esta é uma terra promissora para as suas pretensões. De fato, há verdadeiros militantes, tanto da famigerada TL, quanto de um certo arianismo às avessas que insiste em perpetuar a cisão entre brancos e negros, pondo estes últimos como superiores. E isto parece ter tal valor que até na Santa Missa, Calvário de Nosso Senhor, alguns se acham no direito de introduzir coisas no mínimo estranhas... Houve até um ano em que, no dia 20 de Novembro, dia da "Consciência Negra", uma cabeça de Zumbi, feita de barro, "enfeitava" o Altar. Conto só isso para não entrar em outras excentricidades... Pois é..

Sexta-feira agora haverá esta reunião, e parece que sou requisitado a nela estar, embora seja precisamente no horário em que rezamos a Via Sacra. Não deixarei de pedir permissão ao Pároco para me ausentar desta visita para dar-me a práticas verdadeiramente católicas. Mas, se não me for concedido estar bem longe, com certeza levarei um caderno de anotações e, se pérolas forem lançadas, não hesitarei em colhê-las e, conforme for conveniente, pô-las aqui para apreciação geral.

Pax et Bonum.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Não podemos negar que que já seja estranho padres venham para a paróquia de nossa cidade,mas no ritual da missa afro a muitas coisas que não estão na liturgia não podemos; criar conflitos entre rituais mas eu não tenho total ciência de que eles vieram fazer aqui.
    Mas temos que saber que o ritual afro não é totalmente certo em nossa igreja as batidas,as vestes,danças e etc.
    O que pretendem fazer:fezer nossa igreja a adotar o ritual afro?

    Matheus

    ResponderExcluir
  2. Matheus, Salve Maria
    Liturgia Afro, propriamente, não existe.
    Independentemente do grupo que participe da Liturgia, todos devem adaptar-se à Liturgia em si, e não adaptar a Liturgia aos gostos pessoais...

    A Liturgia tem natureza e brilho próprios. O venerável João Paulo II pedia insistentemente que os padres ajudassem para que a Liturgia exprimisse o seu próprio brilho. Infelizmente, o que vemos por aqui é algo diferente: pessoas que, sem a mínima formação, fazem da liturgia um show e, ao invés de deixar que a Liturgia se expresse como é, querem transformá-la segundo os seus gostos pessoais...

    E isto é uma ofensa ao sagrado, ainda que estes mesmos digam estar a serviço de Deus.

    Pax et Bonum.
    Venha sempre por aqui.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...