Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Download de Músicas Litúrgicas

Como se sabe, é raro encontrar um cd interessante de músicas litúrgicas que possam ser usados na Santa Missa. Mais comuns são os gregorianos, particularmente usados nas celebrações do rito extraordinário, isto é, nas Santas Missas Tridentinas, muito embora o gregoriano também possa e deva ser usado no rito ordinário.

Aqui no Brasil, os hinários litúrgicos da CNBB não são nada interessantes. Das músicas aí disponibilizadas, um ou outra é que se salva. A grande maioria peca, seja pela letra, seja pelo ritmo ou outros elementos. Esta é outra característica moderna: a superficialidade com que se julga a música. Geralmente, atenta-se somente para a letra, e ignora-se que a música é, na verdade, todo um composto de letra, melodia, harmonia e ritmo.

A Igreja afirma que os compositores de tais músicas devem estar mergulhados no Sensus Ecclesiae, coisa que parece ser ignorada. Seja como for, em pesquisas recentes encontrei um Cd de cantores italianos que traz belas músicas litúrgicas. Muito diferente dos baiões da CNBB, o Cd representa uma alternativa ao gregoriano e as músicas, em sua grande maioria, são em latim.

Considerando a grande dificuldade que é encontrar algo dessa natureza (sobretudo no Brasil) e que, uma vez conhecidas, as músicas poderão e deverão contribuir para trazer uma maior dignidade e solenidade ao Santo Sacrifício do Senhor, é com muito gosto que disponibilizo o link para serem baixadas. Mesmo se ainda não puderem ser consideradas como "o ideal", uma vez que sejam aprendidas e utilizadas nas celebrações, representarão um grandíssimo avanço com relação aos sambas e forrós que nos são propostos no Brasil como referenciais da música sacra.


Pax et Bonum.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...