Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Uns poucos trechos do Chesterton


"Tanto quanto um homem possa ter orgulho de uma religião com raízes na humildade, sinto-me muito orgulhoso da minha e especialmente daquilo que, em tom pejorativo, é chamado de "superstição". Sim, tenho orgulho de estar acorrentado a dogmas "vetustos" (assim falam meus confrades jornalistas), pois sei perfeitamente que são as heresias que morrem, e os dogmas razoáveis que vivem bastante tempo para serem olhados como antiguidades."
**

"As pessoas de fora pensam ver o convertido entrar de cabeça baixa, numa espécie de igrejinha cujo interior - estão convencidas - é guarnecido como uma prisão ou uma câmara de tortura. Mas, tudo o que sabem a esse respeito é que ele atravessou uma porta. Ignoram que ele se dirigiu, não para uma obscuridade interior, mas para a luz do dia claro.

Por certo, no último minuto, o convertido tem muitas vezes a sensação de olhar através de uma janela de leprosário. Ele olha por uma pequena fenda ou um orifício tortuoso, que parece tornar-se menor quando o fixa; mas é uma abertura que leva ao altar.

Apenas quando penetra na Igreja, é que ele descobre que esta é bem maior por dentro do que por fora. (...) Pode dizer então, num sentido desconhecido a todos os modernos, certas palavras antigas, cheias de serenidade: "Romanus civis sum; não sou escravo..."
**

"A Igreja Católica é a única coisa que poupa ao homem a escravidão degradante de ser produto do seu tempo. As novas religiões, sob muitos aspectos, são adaptadas às novas circunstâncias, mas quando as circunstâncias tiverem mudado no espaço de cerca de um século, os pontos sobre os quais insistem hoje terão se tornado quase sem interesse...

Quando a nova religião semeou seu único campo de trigo, que o vento leva geralmente para longe, torna-se estéril. Ao contrário, a Igreja Católica possui uma grande variedade de riquezas; pode fazer uma seleção entre os séculos e salvar uma época por meio de outra. Pode apelar para o velho mundo a fim de restabelecer o equilíbrio do novo...

A Igreja defendeu a tradição, em uma época que rejeitava e desprezava estupidamente a tradição. Mas foi simplesmente porque a Igreja é sempre a única a defender tudo que é, no momento, estupidamente desprezado.

Daí por diante começa a aparecer como a campeã exclusiva da razão no século XX, como o fora da tradição no século XIX... No meio de todas as filosofias irracionais, a nossa permanece a filosofia racional."
**

"Tornar-se católico não significa que se deixe de pensar, mas que se aprende a pensar. Pela primeira vez, o convertido católico tem um ponto de partida para pensar correta e seriamente. Pela primeira vez, tem o método para estabelecer a verdade de qualquer problema...

O que se chama hoje de livre pensamento, é apreciado por alguns, não porque seja o pensamento livre, mas porque é a libertação de pensar, a livre ausência de pensamento..."
**

"Algumas pessoas, especialmente entre os jovens, abandonam a prática do catolicismo. Mas ninguém o abandona pelo protestantismo. todos o abandomam praticamente pelo paganismo...

Abandonam por coisas, não por teorias; e quando têm teorias, elas podem ser, às vezes, teorias bolchevistas ou futuristas, mas nunca são praticamente as teorias teológicas do protestantismo.

Não direi que abandonam o catolicismo pela cerveja e pelo boliche, pois o catolicismo, ao contrário do que fez às vezes o protestantismo, nunca implicou com essas instituições. Abandonam-na para se entregarem à boa vida...

Sei que os velhos racionalistas alegam que a razão lhes impede a volta à fé, mas é falso: não é mais a razão, e sim a paixão...

Sentem, de maneira não destituída de razão, que o fato de tomarmos posição diante do catolicismo significa assumir responsabilidades que agem constantemente como um freio."

G.K. Chesterton citado por Agnès de La Gorce em Convertidos do Século XX
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...