Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Adventistas

William Miller, fundador do Adventismo

Estados Unidos - 1831

William Miller é o fundador. Nasceu a 15 de fevereiro de 1982, em Massachusetts. Era um agricultor. Na idade de 34 anos se converteu aos Batistas. Começou a ler a Bíblia, sozinho, sem preparação. O pior é que começou a interpretar o livro mais difícil, que é o Apocalipse de S. João.

Descobriu na Bíblia que o fim do mundo estava próximo: através de cálculos infantis, concluiu que o fim do mundo devia ser no dia 21 de março de 1843. Com o auxílio de muitos amigos pregadores, começou a propagar esta data e a conclamar todos para que se preparassem, pois o fim estava próximo. Pois bem, depois de oito anos de pregação, o dia profetizado estava chegando. Todos os crentes vendiam tudo o que tinham, subiam nos telhados com vestes brancas, gritando e esperando o fim do mundo. Mas... que desilusão! Veio o dia 21 de março e o tempo continuou a correr. Refez os cálculos. Tinha errado em alguns dias. Foi corrigido o tempo. O verdadeiro fim do mundo devia ser no dia 22 de outubro de 1844. Nova desilusão. Chamaram-se outros matemáticos e profetas da seita e pela terceira vez foi marcada a data fatal. Desta vez os cálculos estavam certos. Devia ser em 1854. Novo fracasso! O mundo continuou.

Doutrina

O primeiro dogma fundamental dos adventistas é que a segunda vinda de Cristo está iminente.Eles vivem continuamente numa tensão nervosa e muitas vezes marcam o dia e a hora da chegada de Cristo. E sempre erram. Pois Jesus disse:

"Em relação ao dia e à horam, ninguém o sabe, nem os anjos dos céus, mas só o Pai que está nos céus" (Mt 24,36).

Segundo dogma fundamental: observância do sétimo dia, o sábado. Aqui se colocam em choque com todos os outros protestantes, pois estes também observam o domingo.

Crítica ao sabatismo: Cristo ressuscitou no domingo, que passou a ser o Dia do Senhor. Os apóstolos e os primeiros cristãos se reuniam no domingo para celebrar os mistérios. Toda a Tradição nos diz em inúmeros documentos que o domingo passou a ser dia de descanso e dia do Senhor. 

Todos os adventistas devem ser vegetarianos* e de forma alguma tomar bebidas alcoólicas nem fumar. Para ser aceito no Reino milenar de Cristo, o adventista deve comer uma comida sadia.

Esta seita condena todos. Para eles, quem não pensa como eles irá para o inferno. Sobretudo o seu ódio é manifesto contra o Papa e a Igreja Católica. 

Divisões: hoje o adventismo está dividido em inúmeras seitas: Adventistas do sétimo dia, os segundos adventistas; Igreja cristã do advento; Igreja de Deus adventista; União da vida e do advento, etc.

Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 133-134.

-------
*Pelo que eu sei, o vegetarianismo não é obrigatório no adventismo, pelo menos não na Adventista do Sétimo Dia que é, penso, o ramo mais famoso. Porém, é fato que, ser vegetariano, ainda que não obrigatório, é fortemente recomendado.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...