Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Metodistas

John Wesley, fundador do metodismo

John Wesley foi o fundador. Nasceu em 1703 na Inglaterra. Foi aluno do Lincoln College, em Oxford. Ali, junto com seu irmão Charles e outros, formou o "Clube Santo": um grupo de jovens que se dedicava à oração, meditação e prática da caridade. Pelo seu método de funcionamento, esse grupo foi apelidado de "metodista". Wesley gostou deste apelido e mais tarde fundou sua igreja com este nome.

Ele gostava muito de ler o livro católico "A Imitação de Cristo" e o recomendava a todos os seus seguidores para a meditação. Em 1735 foi admitido na ordem anglicana. No mesmo ano partiu para a América do Norte como missionário. Foi um completo fracasso, pois os colonos americanos não aceitaram de modo nenhum suas doutrinas ditatoriais. Em 1738 voltou para a Inglaterra. Em Londres conheceu os morávios. Estes eram sectários de John Huss. Ficou impressionado com sua fé. Em 1739 organizou a Sociedade Metodista Wesleyana. Morreu como anglicano, em 1791, e nunca quis filiar sua Igreja metodista à Igreja da Inglaterra.

Doutrina Metodista

a) Ele dizia que a Bíblia é a única regra de fé. Porém sempre condenou a interpretação privada, que era, segundo ele, semente de erros sem fim.

b) A salvação: Wesley era obcecado por salvar almas. Pregava a nova conversão, que justificava a alma perante Deus imediatamente. Essa nova conversão não era pelo batismo, mas depois. Seus seguidores chegaram a colocar esse novo nascimento ou nova conversão no lugar do batismo. De fato, os modernos metodistas consideram o batismo como simples símbolo de conversão.

c) Ensinava que a salvação é para todos. Cristo morreu para todos e para salvar todos. Aqui contrariou na raiz a doutrina de Calvino, que diz que Cristo morreu só para os eleitos.

d) Hoje em dia, entre os metodistas há fortes diferenças, sobretudo em relação àquilo que devem crer. Há quem deseja uma aproximação com a Igreja Católica. Há os que combatem com furor esta tendência. Hoje, no mundo inteiro, os metodistas são mais de 25 seitas diferentes, com diferentes doutrinas e disciplinas.

Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 130.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...