Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ainda sobre as excomunhões


Vi aqui e ali alguns sugerirem que eu estaria "julgando" ou "excomungando" as pessoas, quando mais não faço do que repetir o ensino da Igreja. Tratemos das duas idéias, começando pela última.

A Excomunhão de que se trata é automática e está vinculada à defesa e promoção do aborto e do socialismo. Outro modo de excomunhão automática é a filiação à maçonaria, por exemplo. 

A Excomunhão automática dispensa que alguém o declare, pois é, exatamente como o nome diz, "automática". Ocorre junto com o ato proibido. Se, depois disso, alguém comunica à pessoa que ela excluiu-se da comunhão da Igreja, não é esta pessoa quem a está excomungando; ela está apenas lhe esclarecendo sobre o efeito dos atos cometidos. Não há nisso aí qualquer erro ou falta de compaixão. Muito pelo contrário. Está-se apenas a dizer o que se deu na ordem dos fatos! O mesmo se fez com o ocorrido em Alagoinha, Pernambuco, onde o arcebispo Cardoso Sobrinho apenas comunicou a excomunhão efetuada sobre os que provocaram o aborto na menina que estava grávida. Não foi o bispo quem os excomungou; ele apenas os deixou consciente do que já havia ocorrido.

Quanto ao segundo ponto, o de que estamos julgando as pessoas, aqui convém dizer o seguinte: o julgamento que há aqui é o julgamento dos fatos que consiste em dizer o que ocorreu ou o que deixou de ocorrer e sobre a moralidade do ocorrido - e não sobre as intenções. Ninguém está clamando fogo do céu - como alguém sugeriu que estivéssemos fazendo -, mas, muito pelo contrário, tivemos o interesse de escrever um texto esclarecendo quais os passos que deveriam ser dados para o restabelecimento da comunhão com a Igreja. Talvez fomos o únicos a fazê-lo porque estávamos de fato movidos por compaixão. Queremos ver os que erraram reconciliados com Deus. E, por querê-lo, somos julgados por alguns sujeitos como aqueles que querem excomungar os outros. Não deixa de ser irônico: sermos julgados por quem nos acusa de estar julgando. Não nos pronunciamos sobre as intenções de ninguém, e, no entanto, os críticos apreciam supor as mais diversas intenções nas nossas entranhas. A falta de compreensão do ocorrido, o não entendimento do objetivo dos nossos textos e ainda a suposição nada generosa sobre quais sejam as nossas intenções apenas demonstra o estado lamentável dessas almas. E isso é apenas outro fato constatado, pois o agir segue o ser.

Mais uma vez recomendamos aos que foram excomungados automaticamente que se conscientizem da sua condição e cumpram os passos necessários para a plena volta à Igreja. Lembramos também que a excomunhão só ocorre se os sujeitos conheciam as causas do desaprovo da Igreja e a punição que lhe seria imputada no caso do voto.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...