Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O lugar próprio do Gregoriano é a Liturgia


Desenterro uma entrevista antiga, de 2005, com o Monsenhor Valenti Miserachs Grau, então presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra, onde ele defende o evidente: a necessidade de que o Canto Gregoriano volte a protagonizar a Liturgia e que o latim seja revalorizado. Abaixo, alguns excertos...

**

"há uma opinião generalizada que coincide na necessidade de recuperar o latim e o canto gregoriano, que é o canto próprio da Igreja. O gregoriano foi abandonado e deixado em shows e Cd´s, quando seu lugar próprio era, é, a liturgia."

"Eu penso que os novos produtos musicais, na maioria dos casos, não souberam ou não puderam enraizar-se na irrenunciável tradição da Igreja, acarretando um empobrecimento geral. É incompreensível que especialmente nos países latinos se tenha deixado de lado o latim e o canto gregoriano nos últimos quarenta anos.

O latim e o canto gregoriano formam parte da tradição e foram amputados. É como cortar as raízes, agora que se fala tanto de raízes.

Esquecendo o gregoriano, criaram-se as condições para que proliferem novos produtos musicais que às vezes não têm a qualidade técnica suficiente. Se a têm, podem estar ao lado do gregoriano, por que não?"


Perguntado sobre o motivo pelo qual não se valoriza a capacidade dos fiéis de aprenderem melodias em latim, respondeu:

"Pensou-se que eram incapazes e isto é falso. As pessoas antes sabiam cantar em latim os cantos básicos, hoje parece que se fazem esforços para que desaprendam o que já sabiam. (...)

Ao povo, se convidado, é dada a partitura e é formado, portanto é totalmente capaz de seguir e cantar melodias gregorianas fáceis, ainda que seja a primeira vez que as ouve.

E assim como se aprende a cantar o repertório gregoriano, também se podem aprender os cantos nas línguas vivas, os que sejam dignos de estar ao lado do repertório gregoriano, claro está."


Interrogado sobre se se presta suficiente atenção à questão da música sacra na Igreja, respondeu:

"Não. Há tempo que se está insistindo neste ponto. Nosso instituto faz seu trabalho, mas é uma instituição acadêmica, não normativa, e não tem competências neste sentido. É necessária uma entidade vaticana que vele diretamente pela música sagrada, é uma necessidade.

João Paulo II recordou que o aspecto musical das celebrações litúrgicas não se pode deixar à improvisação ou ao livre arbítrio das pessoas, mas se deve confiar a uma direção concertada e ao respeito das normas. Esperam-se indicações autorizadas, e isto compete à Igreja de Roma, à Santa Sé."

Fonte: Zenit.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. As músicas e orações em latim são totalmente possiveis visto que nossos avós já os faziam... porque nós não conseguiríamos?
    Além disso, são belissímos e dignissímos do Santo Sacrífio de Jesus Cristo.

    Paz.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...