Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Parabéns a todos os estudantes!


Hoje é dia dos estudantes e gostaria de felicitar a este grupo que, na verdade, nos inclui a todos, pois todos estamos constantemente aprendendo. Esta abertura ao aprendizado, convicção socrática de que sabemos que não sabemos muito, é uma atitude que nos impele ao crescimento intelectual, pois nos vacina contra a soberba, e nos injeta humildade.

Lembremos, meus caros, que, como dizia Sto Tomás, estudamos para conhecer a verdade, e não somente o que pensaram os outros homens. Não estudamos para aderir a teorias rebuscadas e falsas, mas para aprender o que é correto. E este aprendizado deve contribuir para o fim último de nossas vidas, que é a nossa beatitude em Deus.

E por falar de humildade, hoje também é dia de Santa Clara que, como diz uma bela canção, foi clara de nome e de coração. E isto me faz lembrar uma expressão comumente usada pelo saudoso professor Orlando Fedeli, retirada da Divina Comédia de Dante: "com olhos claros e afeto puro". Nós, estudantes, precisamos ter os olhos claros para enxergar a verdade e o afeto puro para abraçá-la. Sta Clara destacou-se, sobretudo, pela sua adesão àquela que Francisco chamava "Senhora Pobreza". Se a soberba nos afasta radicalmente de Deus, a pobreza nos atrai irresistivelmente a Ele, que é a Suma Verdade. Daí que a pobreza dispõe a alma humana à união com a Verdade, pois os pobres são aqueles que contemplam a Deus, e são os que têm os olhos claros e o afeto puro.

Que Deus nos conceda sempre um amor apaixonado pela verdade, e uma profunda humildade para bem servi-Lo e para bem estudar.

A todos estes que labutam em busca da verdade, feliz dia dos estudantes. Que a Virgem Santíssima, que guardou a própria Verdade em Seu seio, nos ensine também a fazê-lo.

Pax.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...