Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Respondendo a uma leitora - A Igreja distorce as verdades de Deus?


Uma leitora nos escreve o que segue. Após a missiva, vai a nossa resposta. Está como escrevi e sem revisão. Está na hora de ir à Missa. Corrijo qualquer coisa depois. Pax.

*****

Caro Fábio, 

Achei curioso o título de seu artigo e vim ler. Mas não vim aqui defender ou mostrar os erros do Pe Fábio, porque, assim como tantos outros padres, ele tem seus erros, uns mais leves, outros mais graves. Venho aqui "avaliar" sua conduta, assim como você "avaliou" a do Pe Fábio. 

Pois bem, já li outros artigo seus e vejo que você fala muito de heresia, e de fato, as pessoas tentam distorcer a verdade e a igreja católica fez isso muito bem, logo, não são as fabinetes que são cegas, mas nós católicos que somos. Sou católica até quando Deus me mandar mudar de religião, e depois que comecei a ler a bíblia e conhecer as verdades, passei a não concordar com muita coisa de nossa igreja. Os padres mesmo confessam que tem muita coisa errada e que não podem mudar porque causaria um grande tumulto e perderiam vários fiéis.

E não é importante que todos os católicos defendam a doutrina verdadeira da igreja, mas é importante que defendam a doutrina que Deus nos deu. Pois não é a igreja que vai nos salvar e você sabe muito bem disso. 

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7. 21-23)

A igreja tem a chave do Reino de Deus, mas fecha as portas e não deixam entrar quem deseja entrar, como Jesus mesmo disse em Mt 23.13, lê aí. Como é que pode uma igreja, serva de Deus, proporcionar uma festa dedicada a um santo, que por sua vez foi um servo de Cristo, que deu a vida por ele, que curou, anunciou, mas não vem dele nossa salvação?!

La em Atos 14.12-13, mostra que quando o povo quis oferecer sacrifício e uma festa para Paulo e Barnabé por eles terem feito um milagres, eles, os apóstolos, rasgaram suas roupas em sinal de protesto e falou que eram apenas seres humanos, assim como nós. Quem fez o milagre foi Deus, por meio deles E a Deus é dado TODA HONRA E TODA A GLóRIA. 

Lá em apocalipse 22.8-9, João caiu aos pés de um ANJO para adorá-lo, e o anjo não aceitou e disse que ele também era um servo de Deus, assim como João e os outros irmãos. 

Respeito muitos os santos, porque eles foram servos de Deus e merecem toda a nossa ADMIRAÇÃO. Eles são exemplos a serem seguidos, com certeza. Mas eles estão adormecidos até que o Rei retorne e aí sim, ressuscitarão. 

Sendo assim, NÃO entendo o por que a igreja ainda faz isso. Pessoas fazem promessas aos santos, pagam sacrifícios a eles, sendo que eles NÃO vivem. Quem Vive é Cristo, que ressuscitou e pagou sacrifício por todos nós. 

Porque ninguém faz uma festa dedicada ao Senhor, nosso Deus, e ao seu filho, Jesus Cristo, o nosso Salvador??? Ninguém faz, e se faz eu nunca vi. Porque na procissão do dia 2, milhares de gente vai atrás da charola de Santa Maria Madalena e pouquíssima pessoa na do sagrado coração e Jesus? Milhares de GNT pagando sacrifício para os santos, e acho que ninguém pra Jesus. Lê lá em Amós 5.21.27, Deus mesmo diz que detesta certas festas religiosas.

As pessoas não veem a Deus como Ele deve ser visto, e não o servem como Ele merece ser servido. Exaltam os santos, mas esquecem se exaltar o Rei dos Reis. E isso tudo de quem é a culpa? Da igreja é claro, porque são os ensinamentos dela que o povo tá seguindo.

E falando de festas, como pode a igreja concordar de, numa festa religiosa, ter bandas com músicas mundanas, músicas que só falam de baixaria, de bebedeira, colocam a mulher lá em baixo e os homens como safados. Como pode em uma festa religiosa ter várias barracas de bebidas, onde os jovem compram e eles mesmo dizem , que o “bacana” é beber para ficar bêbado; E sabe o que vai ter muito nessa festa? Jovens e adultos bêbados, vai sair adultério, violências em geral, danças indecentes, e tantas outras coisas. Aí me diz: Deus estará presente em uma festa assim, onde só tem coisas que Ele mesmo disse que odeia ( uma das passagem é essa Galatas 5.19-21, mas tem outras passagens que fala desses pontos que citei agora). Tenho certeza que não, mas sabe quem vai estar com um exercíto lá? Satanás, fazendo tudo que não presta, tudo o que Deus odeia. Já que é uma festa religiosa, só deveria ter banda gospel, ou mais especificamente, católica onde o nome de Deus seria exaltado e louvado. Mas porque não tem? Porque desagradaria a população, o prefeito, pouquíssima gente iria e o movimento de dinheiro, no geral, seria pouco também. 

Acorda igreja, o que devemos seguir são os ensinamentos de Deus e não de uma igreja, porque a igreja instituição tem muitas falhas. E porque não consertam? Não sei. Talvez seja pra se cumprir o que Jesus disse, essas igrejas tem que existir.

Queridos, a igreja tem que agradar a Deus e não ao homens. Podem me chamar de herege o quanto quiser, não me importo. Só quero que Deus me chame de filha e fiel, Ah! Isso eu quero muito.
Tem outros pontos a debater sobre a igreja, mas fica para outra oportunidade para não misturas os assunto ;)

Fica com Deus meu querido e que a paz Dele encha seu coração.
Abraços

********

Caríssima, primeiramente, agradeço muito que tenhas vindo aqui e partilhado as tuas inquietações. Fique à vontade para fazê-lo sempre que quiser. Posso dizer que uma das minhas alegrias é de fato responder essas coisas. Portanto, você e os demais: não se constranjam.

Em segundo lugar, permita-me dizer que você não é católica, e o digo com muito respeito, apenas constatando uma verdade evidente. Te explicarei por quê.

Vamos lá...

Você diz que a Igreja distorce as coisas, que os padres confessam que há muita coisa errada (???) e que não mudam porque causaria um tumulto na Igreja (???) e que começou a constatar isso depois que começou a ler a Bíblia..

Primeiro, me responda: qual foi o padre que você ouviu falando que tem muita coisa errada na Igreja em termos de doutrina? Por favor, diga-me... Do jeito que você falou, pareceu que há um consenso entre os padres, sobre isso. Mas é óbvio que isso é falso! Ninguém na Igreja é forçado a mentir, a fingir. Aqueles que são integralmente católicos, isto é, que aceitam a totalidade da Fé Católica não o fazem por sere ingênuos ou mentirosos. Isso é absolutamente nonsense! 

Você afirma que os padres dizem que não mudam porque isso causaria um tumulto na Igreja. De novo: onde você viu isso? Ou você escutou isso num ambiente protestantizado e nada sério, ou num manicômio, e o digo com todo o respeito, porque isso é tão absurdo que me custa crer que isto esteja na tela aqui do PC. Caríssima, isso não é verdade. Penso que você esteja projetando na realidade uma coisa que você acha a partir de não sei o quê. 

Depois, você diz que começou a ver isso tudo depois que começou a ler a Bíblia. Veja só: a Bíblia foi compendiada pela Igreja Católica. Só no século IV é que vai surgir um livro com o conjunto dos escritos canônicos. Foi a Igreja quem escolheu os livros do Novo Testamento, e o fez a partir de um critério doutrinal baseado na autoridade que ela recebeu do próprio Cristo. Foi ela também que dividiu os livros em capítulos e versículos, a fim de facilitar a leitura. Logo, não há sentido NENHUM em dizer que a Bíblia contradiz qualquer coisa que seja na Igreja, já que foi a Igreja quem a compendiou. Aliás, a rigor, a Bíblia é um livro católico. Portanto, eu não sei que tipos de leitura você está fazendo; provavelmente, está seguindo algum tipo de manual protestante, pois a sua mentalidade já é total e claramente protestantizada. No entanto, se você quiser mesmo ser sincera, você deve fazer o seguinte: quando ler alguma coisa que entre em aparente contradição com o que você conhece do catolicismo, não parta já para a acusação de que a Igreja está errada. Antes, pergunte o que a Igreja diz a respeito daquilo. Como você sabe, a Escritura não é um livro fácil e este costume aí de fazer um livre exame, que foi desgraçadamente iniciado pelo maluco do Lutero, é o que tem gerado mais de 50.000 seitas ao redor do mundo, cada uma advogando para si a verdade e isso sempre com base nos achismos dos fundadores pretensiosos. Ora, a Bíblia é um livro, e como tal, pode ser interpretada de maneiras diversas. Deus sabia disso, obviamente, e é por isso que é logicamente necessário que uma autoridade resguarde o modo correto de compreendê-la. Ter o próprio subjetivo como critério é o melhor meio de não entender bulhufas. Ninguém, em sã consciência, pegaria um livro de Kant pra ler, e o interpretaria a seu bel prazer. E por que diabos as pessoas o fazem com a Bíblia? É um livro difícil e precisa de critérios para ser lido. Lembre do Eunuco que, lendo o profeta Isaías, foi perguntado por Felipe se estava entendendo o que lia. Ele respondeu: "como vou entender se não há quem me explique?" (At 8,29-31)

Veja o que sobre isso escreve o enorme Gustavo Corção:


"...o que nos choca na atitude protestante é o seu esquisito modo de estimar a Bíblia. Nenhum de nós que escreve gostaria de sofrer o tratamento a que o protestante submete o Espírito Santo. Nenhum de nós se alegra de ser livremente interpretado; e podemos até dizer que o nosso mais acabrunhante sentimento vem do elogio equivocado. André Gide disse uma vez a um admirador apressado que, por favor, não o compreendesse tão facilmente. Pois bem, o Deus ciumento de sua identidade, que martela em nossos ouvidos a sua terrível definição "Eu sou aquele que sou", e que nos recomenda insistentemente que guardemos a doutrina, é tratado como um acomodado personagem que nos dissesse com bonomia: Aqui está a minha revelação, estejam a gosto, e façam dela o que quiserem."

A visibilidade da Igreja, 1951.

São Paulo também dizia que a Fé vem pelo ouvir. Sabes o que isso significa? Que é preciso aprender de outro, ao invés de se dar somente a leituras individuais. Você provavelmente está aprendendo de protestantes que, por sua vez, foram fundados por adeptos da Sola Scriptura, que é contraditória desde o início.

Portanto, eu te garanto: as afirmações que você dá sobre padres que supostamente reconheceriam os erros doutrinais da Igreja e que não dizem nada para não causar tumultos, ou são totalmente falsas, ou são de padres absolutamente desinformados, o que, infelizmente, hoje em dia, não é raro.

Continuemos.

Você diz que não é importante que os católicos defendam a doutrina da Igreja, mas a doutrina que Deus nos deu, pois não é a Igreja que vai nos salvar.

Só aqui há um compêndio de erros e incompreensões. Primeiro que a doutrina católica É a doutrina que Deus nos deu. A doutrina da Igreja procede diretamente dos Apóstolos e vem, desde então, sem hiatos ou mudanças substanciais, até hoje. Você poderia facilmente constatar isso se desse uma lida nos escritos cristãos do século I e II. Leia-os. Vai ser muito salutar. Há casos de seitas inteiras que se convertem ao catolicismo porque lhes passa pela cabeça ler esses escritos a fim de provar a idolatria da Igreja. E resultado: eles chegam à evidente constatação de que a Igreja é católica desde o início. Leia-os: será uma prova de sinceridade para você. Se o teu interesse é mesmo pela verdade, você não tem o que temer, pois, como dizia Nosso Senhor, quem procura, acha.

Quando Jesus deixou a Igreja sobre Pedro, ele prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela (Mt 16,18), isto é, ela nem acabaria nem se perverteria, e também deu-lhe autoridade para "ligar e desligar" (Mt 16,19), afirmando que "quem vos ouve a Mim ouve, e quem vos rejeita, a Mim rejeita." (Lc 10,16). Desde então, a Igreja assumiu o seu múnus de cuidar da verdade para que não se distorça e para que chegue até os confins da terra, cumprindo a ordem de Jesus: "Ide e ensinai" (mt 28, 19). Disto se segue o seguinte: renegar à Igreja é renegar a Cristo, pois a Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tim 3,15) e é, ainda, esposa do Cristo (Ef 5,32). Ora, sabemos que o esposo e a esposa formam um só. Assim também é Cristo e Igreja. E também por isso ela é chamada de "corpo de Cristo" (Col 1,18), sendo Cristo a cabeça. Ora, cabeça e corpo são um só. Portanto, a doutrina católica é a doutrina de Cristo. Por este motivo, não há nem pode haver nenhuma contradição entre a Escritura e a Doutrina Católica. Qualquer aparente contradição será mera aparência, devendo ser esclarecida.

Você nos traz um trecho bíblico que é o seguinte: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mt 7,21) Veja agora este outro: "A vontade do meu Pai é esta: que vocês creiam naquele que Ele enviou" (Jo 6,30). Ora, só podemos crer naquilo que conhecemos. E como vamos conhecer o Cristo? Não é possível saber d'Ele apenas lendo. Ele mesmo falou: "ninguém conhece o Pai senão o Filho, e ninguém conhece o Filho senão o Pai e aquele a quem o Pai o quiser revelar." (Mt 11,12). Então, não é suficiente ler, nem imaginar. Ora, o Pai, desde o início dos tempos, preparava a humanidade para a vinda da Igreja. Jesus morreu para isto: a Igreja surge do lado aberto de Cristo na Cruz, a partir do Sangue e da Água, que representam o Batismo e a Eucaristia, os dois principais Sacramentos da Igreja. A Igreja é aquela que perpetua o ato da consumação da Nova e Eterna Aliança do Cristo em favor dos homens. Portanto, o modo que Deus escolheu para que conhecêssemos Seu Filho não foi outro que não a Igreja. E é por isso que ela está aí ativa desde o início. E supor que ela se perverteu é afirmar que a promessa de Jesus Cristo a respeito dela não se cumpriu, o que é, de novo, um nonsense.

Depois, esse trecho que você traz em que Jesus dá um carão nos fariseus por não entrarem nem deixarem que os outros entrem no Reino não tem absolutamente nada a ver com a Igreja. A Igreja sempre foi a possibilitadora dos meios de salvação. A quantidade inimaginável de santos é a prova inconteste. E por falar nisso, vamos explicar o que são os santos? Você demonstrou também não entender nada sobre isso, o que só prova que você está inteiramente intoxicada de protestantismo.

Como você falou, um santo é alguém que dedicou sua vida inteira a Deus, e o fez de modo heróico, visceral. Ele morreu para si mesmo a fim de que Cristo vivesse nele, como tão bem o expressou São Paulo. Porém, a santidade é sobretudo um caminho interno, e não meramente externo. Fazer boas ações é possível tanto para um ator quanto para alguém que esteja agindo por interesse. Como, então, constatar que um santo é, de fato, um santo, isto é, está animado de amor verdadeiro e desinteressado por Deus? Ninguém pode ser testemunha da consciência de uma pessoa, a não ser ela mesma e Deus. Logo, de que modo poderíamos dizer que alguém se salvou de certeza? Só podemos fazê-lo se o próprio Deus o revelar de algum modo. E ele o faz. Quando alguém está sendo investigado sobre a sua conduta, a fim de poder ou não ser declarado santo, é exigido um sinal sobrenatural a partir da intercessão da alma do santo - que não está dormindo, e disso tratamos já já. Este sinal sobrenatural necessita ser um milagre, inexplicado pela ciência, e que ocorra de imediato, contrariando as leis naturais a respeito, e tenha se dado a partir do pedido da intercessão do santo em questão. Quando isto se dá, não se está a dizer que o santo possua algum tipo de poder que lhe seja próprio, mas que ele está diante de Deus e que Este, a partir do pedido do santo, operou o referido milagre. É um modo de constatar que ele realmente está no céu. Deus não operaria um milagre baseado no pedido a um santo se ele não estivesse, de fato, lá, pois isto seria um modo de endossar um erro, coisa que Deus não faz. Depois, dá uma olhada nos mais de dois mil corpos incorruptos de que a Igreja dispõe só para você ter uma pequena idéia.

Sobre Paulo, Barnabé e o Anjo terem recusado o culto, mas é claro que recusariam. Primeiro, porque as pessoas estavam querendo adorá-los, e adoração só pode ser dada a Deus. Depois, porque, enquanto vivo, nenhum homem pode aceitar um culto a si, ainda que de veneração, pois é fato de que ele ainda está a lutar contra a concupiscência e as inclinações da vaidade. Mas há vários exemplos de prostrações na bíblia diante de homens respeitosos e que não implicavam em adoração. Só para citar dois:

"O rei Salomão mandou mensageiros, e fizeram Adonias descer do Altar. Ele então veio e prostrou-se diante do rei, que lhe disse: 'Volta para a tua casa'." (1Rs 1, 53)

“Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”. (2 Reis 2,15)

E existe uma infinidade de outros exemplos.

Quando nós veneramos um santo, nós estamos reconhecendo que o Evangelho é real, é possível e a grandeza que Deus está disposto a realizar na vida de alguém que Lhe seja fiel. Não é outra coisa. O santo não compete com Nosso Senhor; antes, ele evidencia a grandeza de Deus. Qualquer outra coisa, não é catolicismo.

Depois você diz que eles estão adormecidos, e isto é outra coisa totalmente falsa. Provavelmente, você teve influência ou de Testemunhas de Jeová ou de Adventistas. Mas esta crença está equivocada. Vocês costumam fundamentar essa afirmação aí principalmente a partir do livro de Eclesiastes. Mas, pegando este mesmo livro, vamos ao capítulo 3, versículo 21: 

"Quem pode saber se o sopro vital do homem sobe para o alto, e o do animal desce para debaixo da terra?"

Salomão está aí a dizer que não sabe. O propósito deste livro não é falar da realidade póstuma, mas apenas convencer ao homem da fatuidade da vaidade e da efemeridade das coisas cá de baixo. Não é um tratado sobre realidades sobrenaturais, até porque, no Antigo Testamento, não havia muita clareza sobre isso. Tudo ficará claro com o Cristo. E, falando nisso, seria possível citar vários exemplos: o bom ladrão, Moisés e Elias na Transfiguração, a parábola do rico Epulão e do pobre Lázaro, etc. Mas fiquemos com dois trechos de São Paulo que eu considero particularmente claros:

"Pois para mim a vida é Cristo e a morte um lucro. Porém, se o viver na carne significa para mim trabalho fecundo, não sei o que escolher... Sinto-me premiado dos dois lados: por um lado, desejo partir e estar com Cristo, o que, certamente, é muito melhor; mas, por outro lado, ficar na carne é mais necessário para vós" (Fl 1,21-24).

Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança,preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." (II Cor 5,6-10)

Se você não conseguir compreender os trechos acima, diga, que a gente tenta explicá-los. Mas, sinceramente, isto aí está claro.

Só para concluir este assunto: o que dorme é sempre o corpo, pois este, em viver, gasta energia e, naturalmente, precisa descansar. A alma não possui matéria; portanto, não tem nenhuma necessidade de dormir. E, sim, há alma. Lembra do que Jesus fala:

"Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. Direi a quem vocês devem temer: temei aquele que DEPOIS de matar o corpo, tem o poder de mandar a alma ao inferno" (Lc 12,4). 

Está claro? Prossigamos.

Você diz que ninguém faz festa dedicada a Nosso Senhor. Mas é claro que faz! Festa de Corpus Christi, festa do Sagrado Coração, festa de Cristo Rei, Natal, Páscoa, etc.

Enfim, caríssima. Tudo quanto você escreveu como crítica à Igreja carece em absoluto de qualquer fundamento. Por melhor que tenha sido a sua intenção, isto só revela como você está longe de entender o que é a Igreja Católica Apostólica Romana. Antes de passar para a última parte da sua crítica, deixe-me explicar porque eu digo que você não é católica.

Para ser católica, não é suficiente ir na Igreja, participar de uma ou outra missa, cantar umas musiquinhas, etc. Para ser católico é preciso professar a Fé da Igreja. Para professar a Fé da Igreja, é preciso antes conhecê-la, e hoje em dia, para conhecê-la, é preciso estudá-la, coisa que você não fez. A Fé não é um sentimento vago de crença em algo confuso. É, antes, a adesão pessoal a verdades claras e estabelecidas por revelação e autoridade divina. Se você põe em questão uma só das verdades de Fé, você coloca em xeque a autoridade que a Igreja recebeu do Cristo. Ora, se ela erra em algum ponto, então não é garantia de que não tenha errado em outros. Assim, nada mais é seguro e cada um vai crer no que quiser. E precisamente isto é o protestantismo. Dizia Sto Agostinho: "se você escolhe no que acreditar, não é em Deus que você acredita, mas em você mesmo.", e isso, caríssima, é demoníaco. Eu poderia pôr outros textos aqui a respeito disso, mas não vou fazê-lo para que não fique tão extenso.

Para concluir este ponto, cito apenas de memória o Pe. Faber, um bom padre, e que comparava a Fé a um olho humano. Se você espetar o olho num minúsculo ponto, isto já é suficiente para prejudicar toda a visão. Assim também é a Fé: se você renega um só ponto, toda ela é prejudicada e você se vê imerso numa espécie de subjetivismo que de fé só tem o nome.

Agora, sim, terminando: sobre as suas críticas à festa da Padroeira daqui da cidade, eu não tenho o que discordar. Só faço uma ressalva: isto não é uma festa da Igreja Católica Apostólica Romana. Isto é uma particularidade daqui.

No mais, agradeço mais uma vez, e peço que você não tome isso com animosidade, mas como uma forma de você aprender melhor sobre a Igreja. Interesse-se por ela; faça as perguntas que você quer, mas seja católica integralmente. Só assim você se abrirá para entender pelo menos um pouco da imensa beleza que é a Esposa de Cristo.

"Eis a Igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro!"

Que a Virgem nos conduza a todos.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. Primeiro, sou católica sim. E quanto ao padre que falou que tem coisa errada na igreja e as outras coisas que te falei não foi um só e não ouvi em um manicômio, nem em um lugar protestante; teve um daqui de união mesmo, outro de Brasília, outros que vi na internet, sendo alguns desses do vaticano. Se tiveres dúvidas, pergunte você mesmo a alguns. E não é que sejam ingênuos ou mentirosos, só não sei por que continuam ensinando certos costumes, e é isso que eu queria entender, mas não tem como. A igreja precisa de uma reforma, disso não há dúvidas. Você é conhecedor da Palavra de Deus, e se já leu as Escrituras Sagradas não sei por que defende tanto uma “doutrina”.

    Segundo, eu sei como se deu a criação da igreja católica e ela veio sim do tempo dos apóstolos, porém não foram os apóstolos que a fundaram e sim um imperador com segundas intenções, um imperador que passou a ser um falso cristão, que por não poder combater o cristianismo, que naquela época estava crescendo de forma extraordinária, então se juntou. Com esse intuito, a igreja foi até construída em cima do terreno onde Pedro (que foi morto pelos romannos) poderia estar enterrado. Sendo assim, a igreja passou a ser comandada por imperadores, e houve até morte para poder pegar o poder. Não te é estranho a principal igreja católica ser em Roma? Sendo que os romanos eram contra os cristãos?

    Querido, a igreja já matou pessoas por falhar na “doutrina”, já vendeu salvação, e tantas outras coisas; purgatório nem existe. Uma vez que morre já não há nada pra fazer, só esperar a misericórdia no julgamento final de Deus. Ainda bem que essa parte foi tirada, graças a Deus.

    Então sendo assim, acho que Deus não a fundou. Quanto ao papado eu não entro em discussão pois não sei ainda como se deu o início, mas a partir daí Deus pode sim ter começado a fazer parte dela.

    Eu sei que ela quem tem várias informações antigas, e muitas delas guardadas em grades no vaticano. E reconheço sim que graças a ela temos o acesso as escrituras, sei bem disso, afinal foi ela que veio dos tempos antigos. Agora, tudo o que coloquei no outro texto não fui eu que inventei, ou ouvi falar, são fatos que estão na bíblia, coloquei a indicação do livro, cap, e versículos é só olhar, estão lá pra quem quiser ler. O problema da nossa igreja é que não nos induz a estudar a bíblia. As pessoas só escutam o que é dito na missa e pronto, acaba ali. Até a próxima leitura do padre.

    Quanto a doutrina, é claro que teve mudanças da que Deus deixou. Quer um exemplo? O dízimo. O dízimo nada mais é do que a décima parte do nosso ganho mensal, e não qualquer valor que se possa dar, porque sendo assim é chamado de oferta. SE FOR MENTIRA ME DESCULPE, mas como não posso confirmar analisando os papéis eu falo pelo que ouvi de pessoas à frente de trabalhos da igreja.

    ResponderExcluir
  2. Jesus entregou sim a chave a Pedro, e a igreja que ele fundou, quando você descreve 1Tim 3,15, era a que já existia e não a que ia ser fundada pelo imperador tempos depois da morte de Pedro, que é a nossa hoje. E hoje a igreja que é a coluna e o alicerce da verdade tem que ser do mesmo jeito que era quando Pedro, Paulo e os demais ainda existiam. Das passagens que te passei, mostre-me uma que é errada. A igreja precisa ser santa e servi somente a Deus. Outra coisa, você comentou do batismo, esse é outro fato que deveria ter mais ensinamento. A crisma é a confirmação do batismo certo? Mas na prática, para a população, ela se tornou uma tradição. Sabe porque? Me diz, de uma turma de 40 pessoas, por exemplo, se pelo menos cinco foi confirmar o batismo com a decisão de renunciar o mundo e se tornar de Cristo, ou seja, morrer pro mundo e pra tudo que nela há, e viver pra Deus. É fato, porque eu mesmo quando me crismei, aqui em união, não tive o ensinamento que deveria ter tido e fui lá no altar da igreja porque meus pais disseram que era pra fazer isso, fazia parte da religião. Batismo não é isso, é se arrepender dos pecados e ganhar uma nova vida em Cristo, e você deve saber como é essa nova vida; cheio de renúncias e dificuldades, afinal, é um caminho estreito.

    Mas falando dos santos, a pessoas se ajoelham mesmo para orar pra eles ou pagar promessas, já vi muito isso, dentro de casa mesmo, e não é por um gesto respeitoso como fez Adonias e os profetas. Depois de Cristo, quer algo mais santo que um anjo, que já mora nos céus?! Não tem. E a imagem que eu tenho dos santos é justamente essa que você descreveu, o errado só está no jeito como as pessoas se colocam diante deles. Quanto a “estar adormecido”, não foram as Testemunhas de Jeová muito menos os Adventistas que me falaram, pois eu nem tendo contato com nenhum deles. Isso vem de algumas passagens bíblicas, não me recordo de uma que deixou claro que ficaria adormecido, mas achei outras agora como em IITim. 4 e I Tess. 4:13 ;16-17 e Quanto ao “bom” ladrão, não sei, talvez Jesus disse aquilo por já saber que quando ele morresse pessoas iriam ressuscitar. Jesus nunca falou que ao morrer seriamos logo julgados, mas o julgamento seria no “Grande Dia”, ou seja, quando Ele retornar como Rei. E como pode alguém morrer e ir pra casa do Pai sem ser julgado? Só os que foram levados por Deus ou por Cristo. Em várias passagens Jesus se referiu como um sono a morte, como Lázaro mesmo, irmão de Marta.

    Uma última passagem bíblica que acabo de lembrar é quando Saul consulta uma adivinha para trazer o espírito de Samuel, e Samuel sobe da terra (1 Samuel 28.13-15) e ainda diz que Saul e seus filhos vão morrer e se juntar a ele (1 Samuel 28.19). Se o espírito de Samuel tivesse subido aos céus eles desceria de lá e não subiria da terra.

    Que necessidade teria Jesus dizer que voltará e ressuscitará os mortos se ao morrer já fossemos levados ao céu ou ao inferno? Porque Ele viria fazer o julgamento final se já teríamos sido julgados? Ele só viria julgar os que ainda estivessem vivos e se assim fosse não haveria a segunda morte nem a ressurreição, como ele mesmo falou.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho alto conhecimento, pelo contrário, é MUITO pouco ainda, mas algumas passagens são claras. Não fico pensando muito nessa parte da morte, se fica adormecida ou se vai pro céu, porque uma vez que se morre não há mais o que fazer, ou será condenado ou salvo. Mas uma coisa é certa, mesmo que os santos estejam ao lado de Jesus, como você falou, a bíblia deixa claro que o único que pode interceder diante do Pai por nós é Cristo e o Espírito Santo levar nossa oração a Deus..

    Quanto às festas, desculpe-me, pois me esqueci destas que você citou, pois foquei no tamanho da festa que é feita para padroeiros em várias cidades e a igreja faz parte sim, senão a venda das mesas não seriam na casa paroquial, como já aconteceu, não sei esse ano. Só que mesmo tendo essas festas citadas, algumas delas os católicos precisam entender a essência da comemoração, como por exemplo, na páscoa a maioria das pessoas só se liga no coelho da páscoa e no chocolate, e no natal focam em papai Noel e em presentes, e o nascimento, morte e ressurreição é esquecido e os dias são comemorados como uma festa qualquer.

    E eu escolho em que acreditar sim, e escolhi crer no Deus vivo, o mesmo Deus de Israel. E no dia que Ele vier como Rei para julgar os que nele esperaram Ele não vai julgar por ser dessa religião ou daquela outra, porque em todas há falhas, mas pela fé que cada um teve em Cristo e pela conduta aqui na terra. Portanto, sou cristã e batizada na igreja católica, mas certos costumes não concordo até que Deus me mostre que estou errada, aí sim, ele mostrando será o correto.

    Tenho muito respeito e admiração pela Virgem Maria, a mais abençoada de todas a mulheres, mas não diga “Que a Virgem nos conduza a todos”, mas que Cristo Jesus nos conduza;)

    Não sou contra a igreja, mas a alguns costumes.

    ResponderExcluir
  4. Caríssima, como eu falei: a partir do momento em que alguém nega uma só das verdades da Fé, perde a virtude teologal da Fé e deixa de ser católico.

    Depois, os padres que você ouviu estão mal informados. Isso que eles dizem é mais falso do que nota de trinta reais.

    Os costumes que a Igreja ensina são costumes evangélicos.

    A Igreja não precisa de reformas. Doutrinariamente, ela é perfeitíssima e sem mancha.

    A Doutrina Católica é a Palavra de Deus. A Sagrada Escritura é uma parte dessa palavra. A Bíblia é filha da Igreja.

    Você cai em contradição ao dizer que a Igreja vem dos Apóstolos, mas foi fundada por um imperador, que, claro, vc está a se referir a Constantino, no séc. IV. Não poderia vir dos apóstolos se fosse fundada por COnstantino. Depois, isso de a Igreja ser fundada por ele é mais falso que nota de 70 centavos. Constantino mais não fez do que fazer cessar a perseguição da Igreja. Você está aprendendo esses erros e os propagando sem um estudo detido. Isso é ingenuidade.

    A Igreja é em Roma, não por causa do império romano, mas porque Pedro, o primeiro Papa, morreu lá. Paulo chega a escrever várias vezes "aos santos de Roma".

    Impressionante como você engoliu uma série de historietas e acreditou piamente nelas. A Igreja não matou por falar na doutrina, e NUNCA vendeu salvação. O Purgatório existe e não foi retirado, rs.. Veja como você não entende quase nada de catolicismo, minha cara.

    Jesus fundou a Igreja e o Papado, ao escolher Pedro para apascentar os seus cordeiros.

    A Igreja é mãe da Bíblia, e é claro que recomenda sim a leitura, desde que feita de modo centrado, pois o mais fácil é fazê-lo de modo protestantizado.

    Com relação ao dízimo, desde o início da Igreja, cada um dava segundo suas possibilidades, isso desde a época dos Apóstolos. Portanto, desde o iniciozinho que já não havia essa obrigação estrita da décima parte. O próprio Cristo faz referência a isso com a doação da viuva pobre.

    ResponderExcluir
  5. Carissima, as passagens que você trouxe não ameaçam a Igreja em nada. Uma falava contra os fariseus. Outra, falava de "festas religiosas" genericamente, o que não faz nenhuma referência necessária a alguma festa católica. Não há nada ali que ameace nada na Igreja. Agora, analise as informações que eu pus.

    Batismo não é meramente se arrepender. Isso é o batismo de JOão Batista. O Batismo é a recepção da graça santificante que nos dá o espírito de filiação. A Crisma é, sim, a confirmação pessoal do batismo. Agora, se há um lugar em que esta consciência não é promovida devidamente, isto não é culpa da Igreja, mas do lugar. União dos Palmares NUNCA foi referencial de nada no catolicismo. Se quiser conhecer de fato o que é a Igreja, vá a um ambiente tradicional, e você verá que são outros ares.

    O apóstolo diz que um homem deve viver uma só vez e, depois disso, vem o juízo. A imortalidade da alma é claríssima, e desde o início foi crida assim pela Igreja. É só ver o desejo de Paulo de morrer para ir estar com Deus.

    Falar em sono é, claramente, uma simbologia, pois a morte não é um sono. Ela apenas faz referência à aparência, mas a alma mantém-se desperta. Basta dar uma espiada num dos milhares casos de experiência de quase morte.

    Sobre Saul, antes do Cristo ninguém ia ao céu. Ele estava fechado desde Adão. E isso é básico.

    Sobre a intercessão de Jesus. Jesus é o único intercessor absoluto. Mas, uma vez que ele nos reata a ligação com o Pai, todos nós somos incorporados a Ele, e aí torna-se possível uma intercessão secundária, que é, por exemplo, a que fazemos quando rezamos uns pelos outros. Essa intercessão secundária não contraria a de Jesus, mas se dá POR CAUSA dela.

    Sobre a festa daqui, eu não estou dizendo que a paróquia não tenha parte, mas que você não pode pensar que isso é a Igreja Católica Apostólica ROmana como um todo. É apenas a decisão de um lugar específico, sem que disto possa ser acusada toda a Igreja. É óbvio que, estritamente falando, o catolicismo não endossa os pecados a que vc fez referência.

    Repito com Sto Agostinho, se você fica fazendo seleção do que vai crer nas igrejas, você está seguindo seus próprios critérios, como se vc fosse capaz de, por si mesma, saber todas as verdades. Se assim fosse, não seria preciso que o Cristo viesse e nos ensinasse. Como dizia o Chesterton, eu não preciso de uma Igreja que esteja certa quando eu estou certo, mas de uma Igreja que esteja certa quando eu esteja errado. E é muito comum que estejamos errados. E é por isso que confiamos naquela a que Jesus deu autoridade para ensinar.

    Enfim, que a Virgem Maria, Mãe de Deus, Imaculada e Sempre Virgem, a dileta do pai, infinitamente acima dos anjos, a plenificada da graça divina, como disse Gabriel, a Mãe do Senhor, como falou Isabel, esteja sempre conosco.

    E reitero: você é protestante, tecnicamente falando.

    ResponderExcluir
  6. Salve Rainha !!!
    Com licença, de certo sou um leigo de pouco conhecimento pois nunca li a Bíblia como vocês, e o podre conhecimento q tenho aprendi na Igreja, em um grupo e com um amigo, (mas diferentemente o meu padre pede pra gente ler sim a Bíblia ...)
    Enfim um amigo meu me explicou o mistério dos santos da seguinte forma: veja, e como se eles foce uma parte do corpo, e o segredo n estar em rezar pro dedo ou pro pé, e sim em entender q e pelo pé e pelo Dedo que se rezar pro corpo, e em entender que na verdade você não reza pro pé ou pro dedo e sim pro Corpo.
    E sobre a santa Virgem e Imaculado, são Luiz fala no tratado da verdadeira devoção algo muito interessante, o que seria melhor: o escravo entregar uma maça suja diretamente para seu Rei ou o escrevo entregar a maça para sua Rainha para que Ela limpe e coloquei numa bandeja de ouro e depois entregue para o Rei? É exatamente isso que Maria faz conosco , nos torna digno de chegar ao Altíssimo
    a gostaria de saber Fabio se na passagem Apo 6 9-10 n seria uma confirmação q os santos intercede sim sobre nois, por meio d’Ele claro
    Irma gostaria de lhe recomendar um vídeo do padre Paulo Ricardo : https://padrepauloricardo.org/episodios/como-ir-para-o-inferno-parte-1, e pedi para que vc não tome decisões precipitadas, pois você e muito importante para mim, e saiba que estarei rezando para o seu anjo para que ele te guie no caminho que você esta preste a percorre, e antes de tormar tais decisões , entre em contato com o Fabio ou comigo msm, quem sabe posso te ajudar com a miséria d conhecimento que tenho kkk^^
    Irma gostaria de galar também que seu erro esta em querer diferenciar o Pai da Igreja, isso seria impossível , como e possível separar a cabeça do corpo ?Lembre-se a Igreja nunca esta errada em doutrina e em moral ...,você esta querendo fazer o que Lutero e Calvino fez,ai vc escolhe irma se quiser ir pra onde eles foram siga o caminho deles, mas se quiser ir para onde são Padre Pio foi , siga o caminho dele , que se submetei a igreja antes de tudo e a amava muito...
    Qualquer dúvida tire com o fabio ou com o padre Paulo Ricardo , e se tiver coisa errada perdoe-me pois sou burrinho.. mas nem ligo pra isso eu ligo pra ti e pros meus irmãos..
    Irma gostaria de pedir a ti que reze o santo rosário , pois ele cura qualquer infermidade do corpo e da alma...
    Despois me conte se isso vos ajudou em algo espero que sim  se cuide irmã e tome cuidado para não ir pelo caminho errado , pois lembre-se que assim como eu ,os nosso olhos estão fechados e é Ele q nos guia, mas se você quiser abrir os olhos (com o orgulho e a vaidade) ele sumira e você se perdera na estrada, pois o único q conhece o caminho e aquele q já fez... Irma não abra os olhos confiem na mao que esta te guiando , espero q entedenda oque eu estou dissendo..
    Que a Paz de Cristo e o amor de Maria esteja com vocês irmãos amados.

    ResponderExcluir
  7. Salve Rainha !!!
    Com licença, de certo sou um leigo de pouco conhecimento pois nunca li a Bíblia como vocês, e o podre conhecimento q tenho aprendi na Igreja, em um grupo e com um amigo, (mas diferentemente o meu padre pede pra gente ler sim a Bíblia ...)
    Enfim um amigo meu me explicou o mistério dos santos da seguinte forma: veja, e como se eles foce uma parte do corpo, e o segredo n estar em rezar pro dedo ou pro pé, e sim em entender q e pelo pé e pelo Dedo que se rezar pro corpo, e em entender que na verdade você não reza pro pé ou pro dedo e sim pro Corpo.
    E sobre a santa Virgem e Imaculado, são Luiz fala no tratado da verdadeira devoção algo muito interessante, o que seria melhor: o escravo entregar uma maça suja diretamente para seu Rei ou o escrevo entregar a maça para sua Rainha para que Ela limpe e coloquei numa bandeja de ouro e depois entregue para o Rei? É exatamente isso que Maria faz conosco , nos torna digno de chegar ao Altíssimo
    a gostaria de saber Fabio se na passagem Apo 6 9-10 n seria uma confirmação q os santos intercede sim sobre nois, por meio d’Ele claro
    Irma gostaria de lhe recomendar um vídeo do padre Paulo Ricardo : https://padrepauloricardo.org/episodios/como-ir-para-o-inferno-parte-1, e pedi para que vc não tome decisões precipitadas, pois você e muito importante para mim, e saiba que estarei rezando para o seu anjo para que ele te guie no caminho que você esta preste a percorre, e antes de tormar tais decisões , entre em contato com o Fabio ou comigo msm, quem sabe posso te ajudar com a miséria d conhecimento que tenho kkk^^
    Irma gostaria de galar também que seu erro esta em querer diferenciar o Pai da Igreja, isso seria impossível , como e possível separar a cabeça do corpo ?Lembre-se a Igreja nunca esta errada em doutrina e em moral ...,você esta querendo fazer o que Lutero e Calvino fez,ai vc escolhe irma se quiser ir pra onde eles foram siga o caminho deles, mas se quiser ir para onde são Padre Pio foi , siga o caminho dele , que se submetei a igreja antes de tudo e a amava muito...
    Qualquer dúvida tire com o fabio ou com o padre Paulo Ricardo , e se tiver coisa errada perdoe-me pois sou burrinho.. mas nem ligo pra isso eu ligo pra ti e pros meus irmãos..
    Irma gostaria de pedir a ti que reze o santo rosário , pois ele cura qualquer infermidade do corpo e da alma...
    Despois me conte se isso vos ajudou em algo espero que sim  se cuide irmã e tome cuidado para não ir pelo caminho errado , pois lembre-se que assim como eu ,os nosso olhos estão fechados e é Ele q nos guia, mas se você quiser abrir os olhos (com o orgulho e a vaidade) ele sumira e você se perdera na estrada, pois o único q conhece o caminho e aquele q já fez... Irma não abra os olhos confiem na mao que esta te guiando , espero q entedenda oque eu estou dissendo..
    Que a Paz de Cristo e o amor de Maria esteja com vocês irmãos amados.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...