Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Recomendação e Download de Livro sobre o Tomismo


Ando meio adoentado e por isso reduzi um pouco o ritmo das postagens. Mas, jajá eu fico bom, e vou pondo outras coisas por aqui. Passo tão somente para fazer uma recomendação e disponibilizar o link de uma obra importante. 

Como é bem conhecido, Pio XI, certa vez, escreveu o seguinte: "A todos quantos agora sentem sede da verdade, dizemos-lhes: ide a Tomás de Aquino". Os grandes apologistas, isto é, defensores da Fé Católica, seguem esta linha. A Filosofia tomista é importantíssima, não só para compreender melhor a doutrina católica e defendê-la, mas para aperfeiçoar a inteligência como um todo, perceber mais facilmente os problemas de outras filosofias e, enfim, para reconhecer a verdade onde quer que ela se dê.

Há quem pense que os católicos têm uma sobre-estima com Sto Tomás, uma espécie de admiração exagerada e forçada. Contra essa crítica, não é preciso resposta alguma, além da escreveu Pio XI: "Ide a Tomás". Quem a ele se dirigir, haverá de ver a sua evidente superioridade e total singularidade. Eu sou um peixinho muito pequeno, ainda, nesse mundo, mas faço faculdade de Filosofia e já entendo um pouco a diferença monumental entre o Tomismo e outras correntes filosóficas, sobretudo as modernas.

Bem, meu intuito aqui é recomendar o estudo do Tomismo aos que não o conhecem ou que apenas começam a se debruçar sobre ele. Há inúmeros sites e blogs que trazem, na estrutura dos seus textos, os traços dessa Filosofia. No entanto, para possibilitar um começo mais sistemático, deixo o link de um trabalho de introdução ao pensamento de Sto Tomás - O nome da obra é "Iniciação à Filosofia de Tomás de Aquino" do H. D. Gardeil, que é dividido em quatro partes: Introdução Geral e Lógica, Cosmologia, Psicologia e Metafísica. Cada parte dessas é um livro. Abaixo, vão os quatro. 

Termino, enfim, recomendando que não se importem tanto em terminar a leitura, mas em entendê-la. Embora sejam livros de introdução, isso não quer dizer que sua linguagem seja simples, rs... Bem, façam o download e peçam a Deus a graça de estudá-los seriamente. Cliquem na figura abaixo. Abraço.


Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...