Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Não é lícito negar a Comunhão na língua, mesmo por causa da Gripe H1N1



A Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos respondeu a um católico leigo da Grã-Bretanha, na diocese em que a comunhão na língua havia sido restringida devido a preocupações relacionadas à epidemia do vírus Influenza A  – subtipo H1N1 (“gripe suína”).

Não faz qualquer sentido científico uma vez que parece melhor ter apenas uma mão envolvida (aquela do Sacerdote). Parece mais seguro ter apenas um homem distribuindo a Sagrada Comunhão (o Sacerdote), nenhum “ministro extraordinário”  de qualquer tipo, e que todos os fiéis recebessem a Comunhão da maneira tradicional.

* * *
Tradução da carta

Prot. N. 655/09 L

Roma, 24 de julho de 2009

Prezado,

Esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deseja dar-lhe ciência do recebimento de sua carta datada de 22 de julho, acerca do direito dos fiéis de receber a Sagrada Comunhão na língua.

Este Dicastério observa que sua Instrução Redemptionis Sacramentum (25 de março de 2004) claramente determina que “todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na língua” (n. 92), nem é lícito negar a Sagrada Comunhão a qualquer dos fiéis de Cristo que não estão impedidos pelo direito de receber a Sagrada Eucaristia (cf. n. 91)

A Congregação lhe agradece por trazer esta importante matéria à sua atenção. Esteja assegurado que os apropriados contatos serão feitos.

Possa o senhor perseverar na fé e no amor a Nosso Senhor e sua Santa Igreja, e em contínua devoção ao Santíssimo Sacramento.

Com todo bom desejo e benevolente estima, sou,

Sinceramente Vosso em Cristo,

Pe. Anthony Ward, S.M.
Sub-Secretário

--------------------------------------------------------------------

Ótimo!!!! Maravilhoso!!!!! Graças a Deus!!!!


Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Caro Fábio,

    Como escrevi noutro blog: não acredito que a CNBB comunicou sobre a questão da proibição ao Vaticano, pois como se vê, eles não permitiriam. Eles tomaram uma decisão tão séria com esta sem comunicar ao superior. Por isso que quando o sacerdote me entregou o comunicado sobra a recepção somente na mão, não vi nenhuma assinatura vinda do vaticano, aceitando aquilo tudo que estava escrito. Não aceitei o documento, discuti com os sacerdotes, e terminei por ser vista como "orgulhosa" até pelo sacerdote que mais admiro nesta cidade (o que me fez ficar muitíssimo triste), "desobidiente", "legalista" por outros ,...
    E agora eu posso dizer Graças a Deus!!! Pois não tomei parte daquele absurdo que estavam querendo impor, e continuei a fazer as comunhões espirituais... quantos "murmúrios" vi se espalharem quando eu passava...
    Memorizemos os nomes dos bispos que assinaram aquele documento de proibição.

    ResponderExcluir
  2. Cara Magna

    Se puder, gostaria que me enviasse os nomes dos senhores bispos que assinaram este documento.

    Fico a me perguntar qual seria a motivação para que um bispo usasse de sua autoridade para prescrever algo tão sério e infame. Seria a gripe apenas um pretexto? Doloroso isso..

    Deus a guarde.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma cópia que o próprio sacerdote me entregou. Entrei em uma discussão com ele, mas no fim vi apenas que ele estava cumprindo ordens, como os demais... até o sacerdote que eu muito admiro disse que não poderia me entregar na boca mesmo que eu fosse a última da fila, pois ele correria o risco de entrar em atrito com seu superior. Pensei mais com calma com respeito a situação, e compreendi que eles não queriam ir de encontro com as ordens que receberam. Mas os bispos não, estes não tem desculpas...

    Aqui está o documento, os nomes logo abaixo. http://www.cnbbne2.org.br/noticias_2009/not_ago/19.htm
    Ou então vai no blog do http://deuslovult.org/ está la na postagem recente o link direto para este documento.

    Além do mais, a notícia que se circula é que já se permitiram voltar a comungar na boca quem quisesse. E como desse a entender que o vaticano permitiu o retorno, entende? Minha própria mãe caiu nessa! - Magna tá vendo? tanta questão você fez para receber na boca e agora permitiram, foi só uma fase.
    E eu desconfiava que não era fase nenhuma, que era algum tipo de pretexto, e que o Papa não sabia nada disso; e essa era a verdade: o vaticano nem sabia desta proibição aqui no Brsail pelo que estamos lendo neste documento.

    Eu, mas do que ninguém, tenho que dizer novamente: Graças a Deus! mesmo que para minha tristeza, o sacerdote que mais eu admirava (e continuo ainda a admirá-lo), me tivesse (e creio que ainda me tenha) por mau conceito devido a minha recusa de comungar na mão. E também por muito pensar nas minhas crianças da catequese que irão comungar neste sábado (primeira eucaristia), pois imagine elas serem obrigadas a comungar na mão?!
    Graças a Deus esta proibição terminou!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, cara Magna, a coisa é por demais estranha... Não ouso julgar as intenções de um senhor bispo, mas devemos convir que esta determinação foi sumamente inconveniente.

    Quantos destratos a Nosso Senhor... Quanta falta de zelo, quanta falta de amor... E vem uma ordem absurda destas que só faz aumentar as ofensas ao Corpo Adorável de Jesus.

    Mas, enfim, isto terminou...
    Que a Virgem Santíssima nos guarde para que coisa semelhante nunca mais se faça...

    Pax et Bonum.

    ResponderExcluir
  5. oxe respeitem a autoridade da CNBB! vcs tão pensando oq? querem ser excomungados?

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo,
    vivemos em uma época em que aqueles que querem ser verdadeiramente cristãos católicos são excomungados.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...