Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Conclusões dos artigos sobre o dia do Juízo Final.



Pessoal, terminei, enfim, as transcrições deste excelente estudo sobre a Parusia do também excelente e saudoso Dom Estêvão Bettencourt. E o fiz tendo em mente toda esta onda apocalíptica tão em moda nos nossos dias. Creio que a partir da leitura atenta destes artigos, possamos concluir, dentre outras, as seguintes verdades:

1- De todas as vezes que alguém se arvorou em conhecedor da data da vinda de Jesus - seja por meio de cálculos (até interessantes) baseados em trechos da escritura, seja por meio de supostas revelações pessoais - este alguém terminou por errar e o seu erro causou não poucos escândalos no meio dos que lhe davam crédito.

2- Era intenção clara e explícita de Jesus esconder tal data, pois o seu conhecimento seria antes prejudicial que favorável.

3- Jesus e os Apóstolos falaram por diversas vezes que o dia do Senhor virá de repente, sem que saibamos previamente quando será.

4- A Igreja, consciente de que não é possível saber tal data a partir da Escritura, e, além disto, que era intenção clara de Jesus mantê-la oculta - testemunhando as desordens causadas por estas falsas profecias -, proibiu expressamente que futuros supostos videntes, pretendendo-se conhecedores do tempo destes acontecimentos, os divulgassem de qualquer modo que seja.

5- Nenhum dos Apóstolos pretendia conhecer esta data.

6- Depois de a Santa Madre Igreja pronunciar-se tão claramente, não podem deixar de incorrer em grave desobediência os que insistem em crer nestas mensagens e divulgá-las.

7- A gravidade deste tipo de desobediência cresce demasiadamente se se inclui, nestas enganações, a participação de outros sujeitos inocentes, provocando, desse modo, sob máscaras de boas intenções e heroísmo, o rompimento destes ingênuos com a Santa Igreja e a Sua Doutrina.

8- Podemos e devemos ansiar pela vinda de Jesus. Mas, como católicos, devemos admitir que não sabemos quando será.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Me corrijam se eu estiver errada, mas No ítem "2" você diz que "Era intenção clara e explícita de Jesus esconder data de sua vinda".
    Porém, em (MATEUS 24.36) Jesus diz que ninguém sabe nem o dia nem a hora da vinda do Filho do homem, nem os anjos, nem o Filho, mas somente o PAI. Ele apenas sabe o que irá acontecer quando chegar essa hora.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    A Teologia nos ensina que Jesus era Deus e Homem. Portanto, possuía natureza divina e humana.

    Como Deus, Jesus possuía intelecto divino e vontade divina. Como homem, Jesus possuía intelecto humano e vontade humana.

    Portanto, Jesus tinha dois intelectos (um divino e um humano), assim como duas vontades.

    Pelo Seu intelecto divino, Jesus sabia de tudo. Conhecia o homem por dentro, como escreve João, sabia do Apóstolo Natanael, ainda antes mesmo de conversar com ele; sabia que o templo de Jerusalém seria destruído.

    Como homem, Jesus tinha um intelecto limitado, pelo que teve de aprender a falar, precisou decorar trechos da escritura, e S. Lucas escreveu que Ele crescia em sabedoria, isto é, sua sabedoria humana se desenvolvia, o que significa que não era infinita.

    Como Deus, portanto, Jesus sabia a data precisa da Sua segunda vinda. Porém, a Sua natureza humana ignorava esta data, pois não fazia parte da Sua missão revelá-la.

    Quando vemos que, sequer a natureza humana de Jesus conhecia a data, notamos aí uma grande lição: aquele dia está absolutamente velado ao conhecimento humano.

    Espero ter sido claro. Quaisquer dúvidas, pode perguntar.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...