Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Quando nos falta amor.

Acordamos e o que priorizamos? Hoje é segunda, talvez tenhamos a mesma rotina, a semana começa e com elas as suas ocupações, as mesmas coisas, os mesmos rostos, as conversas análogas. Tudo igual e nos vem o ... tédio...

Tédio?? Poderá existir esta palavra no dicionário Cristão? Não vejo como. Disse alguém, o que é mais difícil a todos, mas é acessível, é fazer a mesma coisa várias vezes com o mesmo amor da primeira vez. E outro acrescenta: A Felicidade não está em uma vida cômoda, mas sim num coração enamorado. Para quem ama dizer "eu te amo" nunca cansa, nunca é velho, nunca será uma frase gasta e o sentido e o sentimento se preserva. Quando se ama tem-se o mesmo detalhe de carinho, repassa a mesma cena várias vezes em mente e rir-se e delicia-se das mesmas lembranças inúmeras vezes como se fosse algo novo, como se fosse a primeira vez.

Somos assim, enamorados do amor. Buscamos acima de tudo satisfazer o Amado, mesmo que seja para o nosso detrimento. E isso não nos custa, é suave a obediência, é amavel a Cruz, é doce... é Divino, é a bela lei do Amor. Entende-se expressões como esta de São João da Cruz: é preferível padecer pelo Amado a fazer milagres. Não desejamos nada, já o temos, O possuimos. Mas vocês poderão perguntar: Onde? Digo-vos, no mesmo lugar, na mesma ocupação, na mesma e insignificante atividade. No trabalho ordinário.

Tomas Merton começa seu livro Sementes de Contemplação dizendo que cada acontecimento, cada instante semeia qualquer coisa na alma. E isso é fácil aceitar como verdade visto que, em termos infinitamente menores, sabemos que tudo o que vemos, ouvimos e provamos fica arquivado definitivamente em nossa mente, mesmo que não tenhamos acesso. Se assim procede com o nosso corpo, porque não aconteceria com nossa Alma? Devemos, portanto, não fazermos as coisas de qualquer maneira, nem desperdiçar um milionéssimo do nosso preciosíssimo tempo, mas antes aproveitá-lo ao máximo para pôr algo Divino, algo de Cristo, semear suas palavras, oferecer-Lo nossas insignificantes atividades e colocar o máximo amor em cada gesto para que seja por Ele agradável oferenda ao Pai.

O tempo, precioso tempo. Diria que é a única coisa que nós é dado e é dado de modo igual a todos, aqui não há diferente etnia, classes ou raça. O tempo é dado de modo igual a todos e o que fazemos dele é o que definirá o que somos. Se plantamos nesse tempo amor a Deus, o colheremos certamente. Se o gastamos para o nosso benefício, isso nos será exigido. Se fazemos aquele, já somos felizes, se fazemos este não alcançaremos a Paz. O caminho do inferno já é um inferno e não existe felicidade fora do Doador da mesma... mas nada disso, este caminho, não nos é imposto, nos é oferecido e embora Ele nada precise de nós, e nós dele tudo precisamos, Ele nos oferece tudo sem resistência, e nos resistimos tudo e nada temos a oferecer.

Para estes que acham a vida um tédio digo apenas, estais a correr fora do caminho. Todo esta infelicidade é porque te falta o Amor.

Nossa Senhora que tudo fez perfeitamente, que punha infinito amor em cada atos seus, nos ensine a sermos seus imitadores para que possamos como ela dizer, com humildade, "o Senhor pôs os olhos em Vosso servos".

Claudemir Leandro
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Este tédio é um resultado direto da procura de suavidades. Não há como não ser inconstante desse modo... Aqui, então, convém citar S. João da Cruz que afirma que se queremos ser virtuosos precisamos nos inclinarmos mais ao menos saboroso e mais dificultoso. Com isto, vencemos a sensualidade e adquirimos constância. Santidade por outra via é balela...
    Pax. Crux Arvo Una Nobilis (Cruz, árvore de todas a mais nobre).

    Ps.: A cruz é, sem dúvida, a Filosofia das filosofias...

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...