Hoje, dia 25 de março, faz um ano desde que três dos nossos fizeram a Consagração à Virgem Santíssima pelo Método de S. Luís Maria Grignion de Montfort.
Depois deste tempo já considerável, o que posso dizer é que me sinto de posse de uma graça que, absolutamente, não mereço. Só Deus sabe como esta minha natureza é difícil e como há uma certa rebeldia na minha alma que reluta em submeter-se inteiramente. Talvez, justamente por isto, Deus tenha me permitido assumir as correntes desta santa escravidão.
Neste dia da anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Santíssima, só o que eu peço a esta bondosa mãe, é a graça de ter disposições de alma semelhantes às dela, quando, totalmente esvaziada de si mesma, abriu-se inteiramente ao apelo celeste e acolheu em seu seio dócil "Aquele que nem os céus podem conter".
Felizes seríamos - feliz eu seria - se, esvaziados, nossa alma fosse toda docilidade e abandono. Jesus encontraria ocasião de encarnar em nós a Sua Santa Lei, de escrever em nosso coração os Seus Preceitos, de nos assemelhar a Ele. Abraçados à Cruz do Senhor, sustentados pela Virgem Puríssima, seríamos transformados n'Ele, esvaziados de nós mesmos, nascidos para a vida em plenitude, cidadãos verdadeiros destes largos horizontes que, de cá, tão somente vislumbramos.
Neste dia grandemente feliz, eu somente quero reafirmar a minha total submissão a Esta que encantou o olhar divino, à mais perfeita dentre todas as criaturas, e dizer-Lhe que, não obstante os meus muitos pecados e o denso egoísmo que ainda me sufoca a alma, a grande honra da minha vida é ser escravo desta bela Rainha, minha Mãe e Senhora.
Aproveito a ocasião, também, para recomendar esta consagração. Os que andam curiosos sobre o que seja isto, peço que leiam o livro "Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima" de S. Luís Maria Grignion de Montfort. Quanto a alguns outros que, ao percorrerem linhas como estas, se precipitam em afirmar terem encontrado supostas evidências de idolatria, igualmente recomendo a leitura da obra. Há ainda outros espaços virtuais que tratam do assunto, dentro os quais o Consagra-Te.
Enfim, é como um segundo aniversário. Parabéns ao Breno e à Rafaely, também consagrados. Parabéns à Sirlaine, que fará a consagração amanhã. Bendito seja Deus que, numa manifestação inequívoca de Sua misericórdia, nos permitiu conhecer tão grande e digno meio de graças.
Obrigado, Virgem Mãe de Deus, porque, embora tenhais tido O mais perfeito dos filhos, não recusastes a nós, pequenos pontos de nada e rebeldia aos quais, no entanto, acolhestes e amastes em vosso terníssimo e puríssimo coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.