Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A oração do terço - monotonia e distração?


O Rosário - ou o Santo Terço, sua versão reduzida - é uma oração maximamente recomenda aos católicos, não só pelos santos e Papas, mas pela própria Virgem Maria, que a pediu vivamente nas parições de Fátima. Não obstante, é fato que, para alguns, é uma atividade enfadonha, devido à sua repetição e monotonia. São Luís Maria Grignion de Montfort fala dos "devotos críticos", o primeiro grupo dos falsos devotos, que vêem nessas práticas populares algo mais adequado à gente simples. Eles, por sua vez, deveriam dar-se a altas contemplações, mais correspondentes à sua dignidade. Este tipo de erro pode surgir em nós quando consideramos, por exemplo, que ler um livro seria algo mais rentável espiritualmente do que rezar o terço. Quaisquer pensamentos neste sentido serão sempre falaciosos. Quando se quer e se organiza o dia, há tempo para tudo. Além disso, está mal orientado quem vive de calcular que tipo de atividade espiritual surtirá mais efeito. Isto torna a oração supersticiosa e somente reforça o ego. A coisa se torna uma espécie de "contra-oração".

Porém, ainda que não caiamos neste erro fundamental, alguns de nós podemos sim, pela nossa própria natureza, encontrar alguma dificuldade na oração do terço. Sta Teresinha de Lisieux relata a sua dificuldade pessoal quanto a isso. E, com ela, vários outros. Eu particularmente, embora consagrado à Virgem pelo método de São Luís Maria, nunca tive na oração do terço algo a que eu me adequasse inteiramente. Sempre é preciso fazer certa violência para que eu possa rezá-lo. E ontem, enquanto meus dedos corriam as suas contas, eu considerei algo desses assuntos e me propus a escrever um texto encaminhado a todos os demais que, como eu, sentem esta dificuldade. Pelo fato de fazermos algo que a nossa natureza não aprecia tanto, é comum que haja distrações, pelo que pode surgir a consideração: "mas adiantará alguma coisa que eu o reze se eu não consigo fazê-lo direito?" Eu gostaria então de dizer algumas coisas que comigo funcionam. São dicas da minha experiência pessoal. Podem não servir para algumas pessoas, mas eu creio que servirão para outras.

DISTRAÇÃO

Qual o valor do terço se eu só me distraio? A primeira coisa é a seguinte: isso não acontece somente com você. Jesus diz nos Evangelhos: "onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração". Salvo pessoas muito disciplinadas, é natural que a mente corra para as nossas preocupações pessoais. Há inclusive um mecanismo de defesa em nós que tenta nos proteger de atividades cansativas. É por isso que diante de uma palestra chata o sono aparece. É por isso também que o rosário é por muitos recomendado como remédio contra insônia. Então, como defesa, a mente se ausenta da fonte de cansaço e tenta encontrar algo mais agradável com que se ocupar. Isto é efeito da nossa sensibilidade decaída, e a luta que teremos de travar é natural, mesmo. São Domingos Sávio era um rapazinho muito ativo. Quando rezava, o seu natural o distraía e ele ficava fitando diferentes objetos. Teve de se forçar a manter-se de olhos fechados e o esforço era tamanho que isto lhe causava dores de cabeça.

São Bernardo de Claraval, um tanto quanto enervado pelo fato das distrações, foi consolado por Jesus que lhe disse ser normal: era muito raro alguém rezar uma ave-maria totalmente sem distração. O santo então resolveu fazer um teste. Andando a cavalo, falou com um rapaz que ia à frente: "se você conseguir rezar uma ave-maria inteira sem se distrair, este cavalo é seu." O rapaz, contente e crente de que já tinha ganho o cavalo, começou: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.... mas o cavalo é com sela ou sem sela?" São Bernardo então comprovou o que lhe havia sido revelado.

Portanto, amigo, você não está só. Há inclusive santos em sua companhia. Sabe o que isto significa? Que distrair-se não é motivo para não rezar. O que você não deve fazer é distrair-se voluntariamente. Tampouco deve agitar-se quando perceber a mente divagando, pois a agitação não gera quietude; bem pelo contrário.


TEMPO

Sta Teresa D'Avila dizia que a oração não se faz à força de falar muito, mas de amar muito. Isto significa que o fundamental é ter uma reta disposição e pura intenção. Ela dizia ainda: "a alma enamorada fala disparates com Deus". A atitude pressuposta da oração é, então, fundamental, e tê-la correta já é oração. O tempo reservado para a oração, ainda que não seja tão bem aproveitado segundo os nossos critérios, também já tem seu valor, pois o que interferiu nele foi a nossa fraqueza. Conscientemente, porém, a nossa decisão foi de aproveitá-lo para estar com Deus. E só poderemos melhorar nisso se praticarmos bastante. Ninguém fica bom em uma atividade deixando para executá-la apenas quando for perfeito. O aperfeiçoamento pressupõe o exercício desde os mais baixos graus da indisciplina. 

CONTEÚDO

Quando nos distraímos, as palavras nos saem sem atenção e se tornam como que "flatus vocis", isto é, mero som. Isto se formos seguir uma lógica meramente natural. Na oração, porém, a coisa é mais complexa.

Somada aos pressupostos da reserva do tempo e da reta disposição e intenção está a força própria dos termos da oração. No nosso caso, as orações dos Pai Nossos e das Ave Marias. Ora, sabemos que o Pai Nosso foi a oração ensinada pelo próprio Cristo. A conclusão que se segue é que não importa o nosso grau de atenção e formação teológica ou mística, o significado das palavras transcende sempre a nossa compreensão. O mesmo se diga da Ave Maria, oração que foi recitada pelo próprio Arcanjo Gabriel e por Sta Isabel quando estava cheia do Espírito Santo. Portanto, estas palavras não apenas são expressões de idéias nossas, mas, como palavras divinamente inspiradas, têm uma eficácia própria e podem produzir em nós o seu efeito. Elas poderão gerar na nossa alma o que significam.

Mas, a fim de acompanhar com mais advertência estas orações, convém que observemos palavra a palavra e lhes atribuamos significados simples e diretos. Nestes últimos dias, eu tenho rezado o Pai Nosso do seguinte modo, seguindo de perto São Máximo, Confessor:

Pai Nosso - indica a figura de Deus Pai
Santificado seja o Vosso Nome - o "Nome" aqui indica Jesus
Venha a nós o teu reino - O "Reino" indicaria o Espírito Santo
Seja feita a tua vontade - o significado aqui é claro
Assim na terra como no céu - De novo, um significado óbvio
O Pão nosso de cada dia - Isto indica a Eucaristia
Nos dai hoje - este "hoje" transcende o hoje atual, mas indica o "hoje" da eternidade, ou a imortalidade.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido - sentido óbvio
Não nos deixeis cair em tentação - temos as nossas fragilidades pessoais. Podemos aqui pensar nelas.
Mas livrai-nos do mal - o mal aqui, como o próprio Catecismo o declara, indica a pessoa de Satanás.
Amém.

Os significados, principalmente da primeira parte, podem mudar. Bento XVI dá outros sentidos à expressão "Vosso Nome", no seu livro "Jesus de Nazaré". Mas é bom que o significado não fique tão aberto. Do contrário, a nossa inteligência não fixará nada.

Agora, convém esclarecer o seguinte: o santo terço não deve ser rezado num processo cíclico de pensamento, passeando literalmente pelo significado de cada palavra da Ave Maria. Este movimento repetitivo é mesmo cansativo à mente, e é não natural. As "dez ave marias" devem servir-nos de "fundo musical" para a contemplação dos mistérios. Por exemplo, se estamos contemplando os mistérios gozosos - os meus favoritos -, os nossos lábios recitam as Ave-Marias enquanto a nossa mente reflete nos fatos contemplados, observando os detalhes e encontrando neles verdades escondidas. Portanto, acompanhar o significado literal dos termos não é importante. Isto permite que a mente diminua consideravelmente a sua inclinação a distrair-se. Isto também permite que o santo terço seja adequado igualmente tanto a pessoas simples quanto a pessoas mais sofisticadas intelectualmente. Os tesouros dos mistérios são inesgotáveis. A cada vez podemos intuir novas verdades.


HUMILDADE

Por fim, fazer a experiência da nossa fraqueza é a matriz mesma de onde surgirá a reta disposição da oração. Olhar para o céu como um necessitado dá consciência da razão de ser da oração. A humildade resultante pode se estabelecer em nós como um hábito, e isto é maximamente importante, pois Deus se revela aos pequenos. A humildade é a porta de abertura para que o contato entre Deus e a alma humana se estabeleça de fato.


MATERNIDADE

A Virgem Maria é também a nossa mãe. Ela sabe que, como crianças, ficamos à procura de satisfações, como um filho que se distrai diante de algum ensinamento dos pais. Ela, como mãe terna e doce que é, poderá educar o nosso coração para que ele amadureça. Muito mais do que nós, ela deseja a nossa santificação. 


EXALAR O PERFUME DE DEUS

O livro dos cânticos traz um belíssimo texto: "Enquanto o Rei descansa em seu divã, eu exalo o seu perfume." Esta expressão é seguida de perto por São Paulo: "nós devemos exalar o bom odor de Cristo." Para que possamos ter em nós este perfume, é preciso permanecer com Ele bastante tempo. Moisés, depois de ficar 40 dias com Deus, desceu do monte e o seu rosto brilhava. Torna-se luminoso quem permanece com a luz. Torna-se "cheiroso" quem permaneceu na presença do Cristo. Só então poderemos exalar este perfume e, então, ele encherá toda a casa. É como dizia Sta Teresinha de Lisieux: "far-me-ei santa; sê-lo-ei depressa. Assim converto-Te os corações." Rezar o terço nos dá esta graça: meditando nos mistérios da vida do Cristo, fazemos-lhe companhia e vamos nos tornando parecidos com Ele. Além de progredirmos tendo-O como um ser extrínseco a nós, somos também formados infusamente, modelados sem que o percebamos. Tal o efeito da oração.

Por isso, não nos esquivemos do rosário. Se nos falta tempo, apenas precisamos dar uma caminhada e levar o terço junto. Essas pequenas diligências nos disporão gradativamente para Deus. Que a Virgem Maria, mãe do Verbo, nos ensine e conduza.
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Bela exortação que há muito tempo precisei ouvir. Um incomodo que me acompanhava desde sempre, hoje vejo sob um novo horizonte, uma nova visão. Obrigado fabio. Marcus, um amigo de pilar.

    ResponderExcluir
  2. Opa, Marcus! Seja muito bem vindo por aqui. =)
    Abraço a todo mundo aí de Pilar!

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que eu precisava ler e refletir hoje! Obrigada!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...