Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Não se pode comungar estando em pecado mortal

Jesus e Judas. Filme "Jesus de Nazaré" de Franco Zeffirelii

Nesta postagem, quero tratar de um dos assuntos mais sérios do catolicismo atual. Hoje raramente se ouve por parte dos padres um discurso claro sobre o que seja a Graça, sobre o que sejam os pecados mortais, sobre os nefastos efeitos destes na alma e sobre como os que perderam a Graça, isto é, os que contraíram pecado mortal, estão impedidos de Comungar.

Como os fiéis não possuem o hábito de estudar por si mesmos, ficam então totalmente dependentes das fraquíssimas e muitas vezes equivocadas catequeses que recebem nas homilias e, diante disto, não adquirem o mínimo conhecimento para discernirem se estão ou não em Graça. O resultado disto é que raramente se confessam e que, em toda a Missa, consideram a coisa mais natural do mundo o ato de levantar do lugar e de adentrar na fila da Eucaristia. Porém, aquele que se aproxima deste Sacramento sem se examinar e estando em Pecado Mortal comete um sacrilégio, que é um pecado gravíssimo como nenhum outro! Mais grave que o de Judas, que o de Herodes e que o dos que crucificaram Nosso Senhor. Estas são comparações que não são feitas por mim, mas pelos santos, como Sto Agostinho, S. João Crisóstomo, etc. Mas já que não há qualquer esclarecimento por parte dos padres a este respeito, este terrível pecado é cometido muito frequentemente. É óbvio que os sacerdotes não têm como dar conta de todos os católicos e sondar-lhes o estado d'alma. Porém, uma boa catequese em que se abordasse este tema serviria para orientar os fiéis e diminuir substancialmente a quantidade de ultrajes feitos a Jesus.

Quem está em pecado mortal não pode comungar. E por quê? Porque não possui a virtude teologal da caridade. É esta virtude a garantia de ter a alma em amizade com Deus. Quem não a possui, não possui o vínculo espiritual necessário para receber o Corpo do Senhor e faz muito bem em abster-se. O ato de não se aproximar da Eucaristia devido à consciência da própria condição é, já, um ato de Fé. Portanto, a fim de não contrair este pecado gravíssimo e de não ofender a Nosso Senhor, mais do que Ele já está ofendido, fiquemos sempre atentos a este respeito e, à medida do possível, esclareçamos os demais. É importante que o católico faça frequentemente o exame de consciência - se possível diariamente, pouco antes de dormir - e que tenha também o hábito de confessar-se em um prazo preestabelecido, ainda que, chegado o dia da confissão, não esteja consciente de ter pecado gravemente. - Sobre isso, o ideal mesmo é que a confissão seja semanal - É deste modo que seremos bons católicos e permitiremos à Graça de Deus dilatar-nos a alma, destruir-nos os vícios, aumentar-nos as virtudes e nos mover segundo a santíssima vontade divina.

Portanto, aquele que pecou gravemente, não comungue antes de confessar-se. Se ousar fazê-lo, estará cometendo sacrilégio. Que Deus nos livre de tão pesado e grave pecado. Que a Virgem Maria imprima sempre em nossas almas o amor à pureza e as disposições de que ela mesma estava animada quando recebeu Jesus em seu ventre. 

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:


  1. Olá! Já está no ar o Selo Dominus Vobiscum 2012. Passa lá! http://domvob.wordpress.com/2012/11/13/selo-dominus-vobiscum-2012-para-blogueiros-catolicos/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anderson!

    Agradecemos os elogios e ficamos felizes de que tenhas gostado do nosso blog. Reze por nós.

    Quanto ao site sobre o qual você nos pergunta, não podemos te dizer nada a respeito, pois não conhecemos nada dessas coisas.

    Grande abraço. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...