Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ano Novo...

E chegamos, enfim, ao último dia do ano, e o mundo ainda tá aí, provando que as suposições, por mais numerosas que sejam, não são capazes de criar a realidade. A realidade é o que é e viveremos bem se nos adequarmos a ela, isto é, se vivermos segundo a verdade. O que acontece, porém, é que uma vez que haja discrepância entre os nossos desejos ou medos e aquilo que existe objetivamente, tendemos a reforçar a tensão pelo apego às nossas próprias vontades e caprichos do nosso ego. Esta é a própria definição da soberba e é isto o que nos fecha para qualquer processo de maturação. É por isso que Jesus põe como pressuposto do seu seguimento a atitude de auto-negação, isto é, de aceitar e amar a realidade tal qual ela é, esvaziando-nos da pretensão de querer moldá-la segundo nossos próprios desejos.

Quando nós não fazemos este ato de conversão e de amor à verdade, cultivamos em nós a neurose de nos pretendermos deuses ou, quando fica-nos evidente a modéstia da nossa força, procuramos vias alternativas para levar a termo as nossas pretensões: é a superstição. E isto nos é muito presente. Hoje à noite, quando formos à Santa Missa, poderemos observar que a imensa maioria das pessoas vestirá branco. Não que haja mal algum em fazê-lo, mas isto no mais das vezes é também uma tentativa de burlar a realidade, acreditando que, por não sei quais forças da cor branca, e por coincidir com um momento específico do movimento de translação da terra, conseguiremos provocar alguma mudança efetiva e mágica no ano vindouro. Pobres de nós...

Mas não queria falar disso. Quero, antes, agradecer a Deus por mais um ano que passa nessa nossa pequena história de vida mortal... Como dizia Sta Teresinha, esta vida é um instante entre duas eternidades, e, como dizia a Teresona, a vida é uma má noite numa má pousada. Agradecemos, mesmo assim, pelo ano que passa e pelo outro que se aproxima e que nos deixa mais próximos daquele grande dia eterno. Agradeço também aos nossos amigos e leitores que têm convivido conosco, pelo menos de modo virtual, já há algum tempo. Unamo-nos todos diante de Nosso Senhor, sem cair nas superstições fúteis nem nas neuroses tão comuns, mas acreditando que se há algo de bom, Ele é a fonte disto, pois só Deus é bom. Saibamos também que até conseguiremos produzir mudanças na nossa vida, mas isto não se fará pela cor das roupas, e sim pelo que o cristianismo chama de "metanóia", isto é, pela completa mudança interior - que não se dá senão em união com Ele - e que, obviamente, provoca uma mudança no campo das ações. Depois de passar tanto tempo buscando vias alternativas e de fazer a experiência da fatuidade dos nossos esforços, por que não passamos a crer, sem reservas, em Deus e a nos abandonar aos Seus cuidados?

Se nos unirmos a Ele, então se dará aquilo de que mais necessitamos: converteremos o nosso coração, amadureceremos e Ele nos dará a clareza e a força necessárias para ver a verdade, fazer o que devemos e enfrentar o que vier. Estes são os meus votos de ano novo. É o que desejo para todos os meus amigos, familiares e conhecidos.

Que a Virgem Maria nos ensine a festejar esta noite de modo cristão, sem excessos e que, estando nós unidos a Ele na Santa Missa, a Sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja plena.

Feliz Natal - não acabou! - e Feliz Ano Novo!

Ad Iesum Per Mariam

Fábio.

---

E aí vai uma musiquinha boa, densa e bela pra saudar o ano que chega... Pax.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Querido Fabio,

    "a vida é uma má noite numa má pousada."

    Que noite mais longa e caminhada tortuosa para para o Castelo.
    Sim, só Ele "nos dará a clareza e a força necessárias para ver a verdade."
    Aos meus olhos sou um soldado raso inglório, aos de Deus...Misericórdia.
    Sinceramente, tenho muito o que agradecer ao Bom Jesus este ano. Entre dores e lágrimas, aprendendo.
    FELIZ EXCELENTE 2013 PARA TODOS NÓS!!!!
    Laninha

    ResponderExcluir
  2. Amém, Laninha!

    Que seja um excelente ano para todos nós, segundo a vontade de Deus. Abração! ^^

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2013 pra voces! Que Deus Nosso Senhor nos ilumine e proteja neste ano que começou, abraços!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...