Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sta Teresa D'Avila sobre a Inquisição

Também começou aqui o demônio, de boca em boca, a espalhar e dar a entender que eu tinha tido alguma visão ou revelação sobre o caso. Várias pessoas vinham a mim, com muito medo, dizer-me que os tempos não andavam bons. Poderiam levantar contra mim algum falso testemunho e denunciar-me aos inquisidores. Achei graça na idéia. Fez-me rir, porque neste ponto nunca temi. Tinha consciência de que, em matéria de fé, eu estava pronta a morrer mil vezes para não ir contra a menor cerimônia da Igreja, ou por qualquer verdade da Sagrada Escritura. Respondia, pois, que a esse respeito nada receassem. Em bem mau estado andaria minha alma se nela houvesse coisa de tal natureza, que me fizesse temer a Inquisição. Se eu imaginasse haver necessidade, seria a primeira a ir buscá-la. Se eram falsas as acusações, o Senhor tomaria minha defesa, fazendo redundar tudo em meu proveito.

Sta Teresa D'Avila, Livro da vida, Cap. 33, n.5.

---------------------

Daqui se depreendem algumas coisas:

- A denúncia aos Inquisidores poderia se dar através de falso testemunho, obviamente. Mas a santa não tinha medo disso, pois, como se sabe, a Inquisição agia através de investigações. Não sendo comprovado o tema da preocupação, a punição recairia sobre o denunciador, se porventura este tivesse sido movido por inveja ou algum outro motivo infundado;

- Sta Teresa D'Avila, sabendo disso, se ri;

- Sta Teresa D'Avila revela que a Inquisição investigava as coisas a partir de duas fontes: a doutrina da Igreja e as verdades da Sagrada Escritura, sendo falso, portanto, o que dizem alguns de que os Inquisidores ignoravam a Bíblia. Portanto, não se pense que Lutero fosse melhor formado que os Inquisidores e residisse a razão do interrogatório que lhe fizeram no fato de ele basear-se na Escritura. Pelo contrário, tudo isso se baseava nos erros doutrinais e teológicos de Lutero que não encontravam base nenhuma na Bíblia.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...