Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Imortalidade da Alma segundo Lucas e Mateus


No Evangelho de Lucas, Jesus diz o seguinte:

"Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei." (Lc 12,3-4)

ανθ ων οσα εν τη σκοτια ειπατε εν τω φωτι ακουσθησεται και ο προς το ους ελαλησατε εν τοις ταμειοις κηρυχθησεται επι των δωματων

λεγω δε υμιν τοις φιλοις μου μη φοβηθητε απο των αποκτεινοντων το σωμα και μετα ταυτα μη εχοντων περισσοτερον τι ποιησαι



Para os mortalistas, corpo e alma seriam a mesma coisa. Logo, não faria sentido matar o corpo e fazer algo depois, pois nada mais restaria. O trecho acima, no entanto, deixa claro que, depois da morte corporal, há ainda algo mais a ser lançado no inferno. O que é este algo? A mesma passagem em Mateus deixa claro:

"Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena". (Mt 10,28)

και μη φοβηθητε απο των αποκτεινοντων το σωμα την δε ψυχην μη δυναμενων αποκτειναι φοβηθητε δε μαλλον τον δυναμενον και ψυχην και σωμα απολεσαι εν γεεννη

Se, como os mortalistas, supormos que o inferno é a destruição total no final dos tempos, seria então possível, forçando um pouco as coisas, entender o "depois" de Lucas. Porém, se fosse o caso, o texto deveria vir contrapondo não corpo e alma, mas, sim, agora e depois. A distinção, porém, refere-se a elementos do homem. Destes, somente o corpo pode ser morto por outro homem, e, como Jesus diz para não temer essa morte, isto indica que o corpo, embora bom, é a parte menos excelente, já que a primazia da importância é dada à alma, que subsiste.

Também se costuma objetar que alma (psychen) significa apenas "sopro". Mas esta objeção tem uma consequência cômica: a de um sopro ser condenado ao inferno.

O texto em Mateus deixa claro ainda que corpo e alma podem ser ambos jogados na "geena", o que reforça a idéia de que são coisas distintas. Enquanto o homem pode agir somente sobre o corpo, Deus pode dispor de ambos.

Se são distintos, a morte do primeiro não implica a morte do segundo. Se a alma morresse junto com o corpo, então os homens teriam poder sobre ambos. Tampouco se pode pensar na alma como uma sugestão da integridade humana, como se se quisesse dizer que os homens, podendo nos ferir fisicamente, não poderiam nos perverter, pois o texto diz que Deus pode fazer mal à alma, isto é, jogá-la no inferno. Se fazer mal à alma fosse pervertê-la, Deus não seria indicado como Alguém que pode agir de modo hostil contra ela. 

Quando um ser humano morre fisicamente por causa de alguém, a sua alma, desvinculada do corpo, fica impossibilitada de ser prejudicada pelo agressor. É essa alma que é referida por Mateus, e é a esse depois que Lucas se refere.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...