Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Testemunhas de Jeová

Charles Taze Russel, fundador dos Testemunhas de Jeová

Estados Unidos - 1874

a) Charles Taze Russel é o fundador. Nascido em Pittsburg, Pensilvânia. Pertencia à Igreja congregacional. Era, hoje se diria, um doente mental, pois vivia continuamente com a idéia do inferno na cabeça. Um dia começou a escrever com giz em todos os muros da cidade avisos sobre o inferno para os incrédulos. Assim ficou muito tempo, todo dia no mesmo trabalho. Em 1869 encontrou-se com um ateu. Este, com pouca conversa, destruiu sua fé sobre o inferno. Russel também se tornou um ateu. Porém, de vez em quando, dava uma olhada na Bíblia. Por meio da bíblia, fez outra descoberta, isto é, que podia crer na Bíblia e não crer no inferno.

b) Com 20 anos de idade começou a pregar esta nova descoberta e gritava em todo canto: "Não há inferno!" Nesta idade fundou uma nova religião, de sua autoria, e se deu este nome: Pastor Russel. Em pouco tempo ficou muto rico através de seus escritos, inventando profecias, declarando-se infalível na interpretação da Bíblia, extorquindo dinheiro do povo.

c) A grande mentira: ele se declarava sempre e com todos o grande conhecedor das Escrituras. Era o grande mensageiro de Deus. No Canadá, em pleno tribunal, jurou diante de todos que sabia grego, a língua do Novo Testamento. Foi-lhe apresentado um Evangelho escrito em grego. Mas foi obrigado a admitir que não conhecia aquela língua, apesar de antes ter jurado em nome de Deus - e isto é grande pecado de perjúrio.

d) Outro grande pecado: sua mulher se divorciou dele em 1897, por acusação de adultério da parte dele com duas mulheres, e por maus tratos. O juiz que concedeu o divórcio obrigou-o ao pagamento de uma pensão mensal a ela. Mas Russel imediatamente transferiu a conta de todo seu dinheiro para a sociedade bíblica. E assim sua mulher morreu de fome. Russel morreu em 1916. Os seus seguidores atuais nem gostam que se recordem certos fatos.

e) Joseph Franklin Rutherford desenvolveu a obra de Russel. Rutherford estava cumprindo sentença na cadeia de Atlanta. Terminada a pena, formou-se em direito. Foi escolhido para ser procurador das Testemunhas de Jeová. Aproveitou a oportunidade para lançar idéias e para sair do anonimato. Ele inventou o nome Testemunhas de Jeová e lançou milhões de folhetos no mundo inteiro, inculcando ódio contra todas as religiões. Aos poucos tirou de circulação os escritos de Russel e lançou os seus. Em 1917 foi encarcerado com mais 405 seguidores, por se recusarem a servir à pátria. Construiu para si em S. Diego, Califórnia, uma residência principesca. Depois de muitas falsidades e profecias não sucedidas, morreu, riquíssimo, em 1942.

Doutrina

É a negação do Cristianismo em toda a linha. Um sectarismo domina todo o movimento. Negam a Santíssima Trindade. Negam a divindade de Jesus. Negam a espiritualidade da alma. O mundo é dirigido pelo Diabo. Todas as religiões são obras de Satanás. São animados por um fanatismo doentio que só fabrica doentes mentais.

Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 135-136.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...