Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Vida cotidiana



Estava lendo esta semana uns textos e deparei-me com o seguinte parágrafo:

“Quando descobris que alguma coisa vos foi de proveito, procurais atrair outros. Tendes, pois, que desejar que haja outros que vos acompanhem pelos caminhos do Senhor. Se ides ao foro ou às termas, e deparais com alguém desocupado, vós o convidais a acompanhar-vos. Aplicai ao campo espiritual este costume terreno e, quando fordes a Deus, não façais sozinho”(São Gregório Magno).

Assim me senti incentivado a falar de Cristo Nosso Senhor mesmo que apenas algumas linhas. Desde já peço ao Divino Espírito Santo que direcione os parágrafos que se seguem.

Comecemos relembrando um mandatum (mandato) de Nosso Senhor Jesus Cristo:
“... sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48). O que Jesus quis dizer com isso? Essa é uma pergunta razoável, então pra esclarecer um pouquinho mais vejamos o que nos diz São Paulo: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Tess 4,3 ).

Em resumo, o que Deus nos pede é simplesmente que sejamos santos. Tenho a certeza que muitas pessoas dizem que isso não é para elas e outras dizem que isso é impossível em uma sociedade hedonista como a nossa. Novamente vamos buscar força nas palavras de Jesus: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo16, 33).

Gostaria de salientar, na verdade gostaria de marcar a fogo em vossas memórias que o mandato que Cristo dá não é apenas para os Bispo, ou os Presbíteros ou mesmo as freiras. É para todos, PARA TODOS! É para o leiteiro, o açougueiro, o pedreiro, o professor, o bancário, o empresário, o comerciante, o faxineiro, o zelador, o estudante, para a dona de casa, enfim, para todos SEM EXCEÇÃO.

Gostaria que ao aproximarmo-nos do Cristo Crucificado, O escutássemos a nos convidar a sermos cristãos verdadeiros, autênticos e canonizáveis. Em outras palavras, Ele nos convida a abraçar amorosamente a nossa cruz de cada dia e segui-Lo. Tenho certeza que algumas pessoas já perceberam que tudo o que digo é a forma mais racional de se aproximar de Cristo, mas, ainda assim, se perguntam: o que devo fazer? Poderia falar de vários caminhos que nos aproximam de Deus, porém eu só quero dá uma pincelada sobre a vida comum no meio do mundo.

A maioria de nós não terá que dar a vida por sua fé (martírio), talvez também não tenhamos a oportunidade de sermos como São Vicente de Paulo ou Madre Teresa de Calcutá, mas com certeza teremos que nos vencer diariamente nas pequenas coisas, teremos que enfrentar aquelas batalhas como: lavar os pratos, fazer o exercício de matemática, comprar o pão na hora do jantar, não assistir aquela novela sem valores, ser atencioso com aquela vizinha irritante, tolerar as broncas do patrão mandão, ou ainda depois daquele dia de trabalho estafante dá um pouco de atenção para os filhos. Enfim, milhões de coisinhas do nosso dia que são quase um martírio para nós.

Então se amamos verdadeiramente a Cristo, não só com sentimentos, pois esses às vezes nos enganam, mas com nossa vontade e inteligência, buscaremos nos corrigir e aperfeiçoar-nos para Cristo assim como faz um rapaz que deixa toda a desordem de sua vida quando encontra aquela moça linda por quem seu coração bate mais forte. Logo para sermos mais perfeitos em nossos trabalhos, em nossas relações familiares e estudos devemos fazer tudo por amor a Cristo, nos unindo com Ele em seus sofrimentos na cruz, isto é, “... [colocando] amor onde não há amor, para tirar amor” (São João da Cruz). Assim fica a exortação do Apóstolo dos Gentios a nos despojarmos de nós mesmos para seguir a vontade de Cristo.

Enfim, finalizo com um pedido a Nossa Senhora para que nos guie pelos caminhos de seu Filho e a sermos fiéis e dedicados a tudo que Ele nos ensinou.

22 de Agosto de 2008.
Márcio B.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...