Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ninguém pode servir a dois senhores

Aquele que cultiva a virtude deve ser um homem simples e firme, que saiba como produzir os frutos da piedade, que jamais tome os caminhos do mal e não afaste da sua fé o discernimento da piedade. Ele deve ser simples e reto e desconhecer as paixões contrárias ao seu caminhar, pois não poderia caber a mesma retribuição à esposa e àquela que se entrega à prostituição.

Disse o bem-aventurado Moisés:"Não trabalharás com o teu arado atrelando nele animais diferentes, como o boi e o asno, mas colherás a tua colheita colocando sob a canga animais da mesma espécie; não tecerás uma veste com dois tipos diversos de fio, lã e linho conjuntamente; não semeares na mesma terra dois tipos diferentes de grãos, um após o outro, no mesmo ano. Não acasalarás dois animais de diferentes espécies, mas o farás com os da mesma espécie'' ( Dt 22,10; Lv 19,19 ).

Que significam tais enigmas para o santo? Que não se deve semear na mesma alma o vício e a virtude nem dividir a própria vida entre os opostos, cultivando, ao mesmo tempo, o trigo e os espinhos. Não é justo que a esposa de Cristo cometa adultério com os inimigos de Cristo; ela não pode conceber a luz em seu seio e dar à luz as trevas ( 2 Cor 6,14 ).

Não é natural que essas coisas caminhem juntas, como não o é a virtude caminhar com o vício. Que amizade poderia haver entre a moderação e a intemperança? Que acordo entre a justiça e a injustiça? Que sociedade entre a luz e as trevas? ( 2 Cor 6,14 ), Uma cederia lugar à outra e quem ficaria para a batalha?

É necessário, pois, que o sábio agricultor espalhe as águas puras de sua vida sem mistura de qualquer lodo ( 1 Cor 3,6 ); ele deve conhecer somente as colheitas de Deus e nelas trabalhar com perseverança durante toda a sua vida. Então, mesmo que venha a aparecer algum pensamento estranho, encoberto pelos frutos da virtude, Aquele que tudo vê observará os teus trabalhos ( Mt 11,26 ) e, rapidamente, por seu próprio poder, arrancará a raiz desses maus pensamentos, falsos e ocultos, antes que ela germine. Porque, se alguém persevera nos trabalhos da virtude, a graça do Espírito Santo o acompanhará e destruirá logo as sementes do vicio. É impossível àquele que permanece sempre com Deus vir a perder a esperança ou cair no abandono.

São Gregório de Nissa
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...