Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sacramento da Fé - Batismo

Márcio Batista

Gostaria de iniciar fazendo um apelo: por favor, deixem o pré-conceito e abram as mentes e corações. Caso contrário, não há orador e nem oratória suficientes no mundo que os convença da beleza dos sacramentos.

Depois de termos aberto os olhos da fé, vamos reiniciar esclarecendo o que é sacramento. O que é o sacramento?

- Sacramento é um sinal sensível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo para santificar as nossas almas.

Imediatamente conseguimos distinguir três palavras chaves nesta definição de sacramento:
Sinal sensível: significa que através de símbolos materiais é nos manifestada a graça invisível de Deus;

Instituído por Jesus Cristo: Significa que foi Jesus Cristo que criou esse rito, utilizando-se da sua natureza divina, i.e, Ele o criou como Deus que Ele é;

Da graça: Significa que durante a realização desse rito o Espírito de Deus vem até nós e nos preenche, mesmo que não o percebamos com nossos sentidos.

Passemos agora a distinguir os sacramentos da igreja:
Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia;
Sacramentos de Cura: Confissão e Unção dos Enfermos;
Sacramentos de serviço da comunhão e de missão: Matrimônio e Ordem.

Ao todo temos sete sacramentos, todos deixados para nos auxiliar em cada fase de nossas vidas. Hoje vamos nos restringir apenas ao batismo. O batismo, como um sacramento que é, nos foi dado pelo próprio Jesus Cristo, que também o viveu como narra São Mateus no capítulo 3 versículo 13:
“Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele”.

Continuando a leitura do versículo seguinte vemos que Jesus foi batizado por João com água do Jordão, primeira condição de um sacramento é o símbolo material, e logo em seguida repousou sobre Ele o Espírito de Deus, terceira condição do sacramento. Algum leitor desavisado poderia questionar neste momento o seguinte: Isso caracteriza a instituição do batismo por Jesus?

A questão é razoável, para aqueles que só acreditam no que viram e no que está no papel. Contudo, para nosso auxílio, Jesus Cristo neste caso não quis deixar margem de dúvida, visto que esse sacramento é importantíssimo. Vamos então a Mateus capítulo 28 versículo 18:
“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; BATIZAI-AS em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Neste momento, com esse mandatum de Jesus fica bem claro que o batismo é um sacramento. Estando claro isso em nossos corações e mentes, passamos a nos questionar: qual significado tem o batismo afinal de contas? Deixemos o Apóstolo das gentes responder:
“... sepultados com Ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos... nós também vivamos uma vida nova” (Rom 6, 3-4)
ou
“Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” (Gal 3, 27).

Traduzindo em linguagem popular: Através da imersão na água, o batizado morre para o pecado e renasce para a vida nova que é Jesus. Para continuarmos, dilatemos ainda mais os nossos corações e percebamos a beleza deste sacramento.

Relembremos primeiro que Jesus Cristo na oração do Pai Nosso nos revela que Deus é Pai. Segundo: algum tempos antes desta revelação – que é uma revelação, pois com nossa razão não conseguiríamos concluir isso - o anjo Gabriel ao anunciar o nascimento de Jesus a Maria diz o seguinte:
“Eis que conceberás e darás à luz um filho,...Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo...” (Lc 1,31-32).

Sendo assim, vemos que Deus é Pai e Filho. Não esqueçamos que Deus é Amor (1Jo 8), i.e, o Espírito Santo naturalmente aparece como o Amor que existe entre o Pai e o Filho. Percebam agora a sutileza que a tempos bate em nossa porta e que não queremos a ver: temos um Pai, um Filho e Amor entre Eles. Qual instituição humana tem essas característica? Somente a família. Que maravilha, que beleza. A Trindade Santíssima é uma família completa, tem tudo que uma família precisa ter.

Por que estou ressaltando isso? Lembram da questão: O que significa o batismo? Na segunda resposta que descrevi acima Paulo nos diz que: vos revestistes de Cristo. Logo o batismo nos introduziu nesta família, claro que como filhos adotivos de Deus Pai, mas ainda assim filhos. Alegremo-nos, agora fazemos parte da família divina, a família de Deus. Que notícia!!!.

Antes de finalizar, gostaria de esclarecer uma coisa a mais: Qualquer pessoa, não batizada, pode e deve ser batizada, desde que expresse desejo sincero, no caso de adulto, e no caso de criança os seus pais expressem esse desejo sincero. Neste momento se você é evangélico com certeza não concordou. Porém já paramos para pensar por que nossos pais no alfabetizaram em língua portuguesa e não em inglês, que é a língua mais influente da atualidade?Sendo assim, finalizo pedindo o auxílio de Nossa Senhora, Spens Nostra, que consiga de Jesus Cristo a graça de dilatarmos mais e mais nossos corações e assim possamos apreciar retamente a beleza de sermos da família de Deus.
Márcio Batista
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...