Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Breve reflexão sobre o ano novo e felicitações!


Bem, hoje é o último dia do ano. E, aqui chegados, a grande maioria das pessoas já se esquece de que ainda é Natal. Pensam que o simples transitar cósmico do ano, ou o movimento de translação da terra que se completa, é suficiente para trazer qualquer tipo de mudança por si só. Há no fundo desta crença qualquer coisa de supersticioso, de astrológico e, portanto, anti-cristão. O grande anseio que se vê é por mudança, mas esqueceram lá atrás Aquele que renova todas as coisas. E, convenhamos, sem Ele, tudo é velho. Nada há de novo debaixo do sol, escrevia o autor do Eclesiastes. Portanto, a única renovação possível só pode vir dAquele que está acima do sol. Não percamos isto de vista.

Advertida esta questão, podemos, então, nos voltar para o fato concreto do término de mais um ano e inicio de outro. Ainda ontem uma pessoa me olhava com os olhos marejados e me dizia que, motivada por estes dias a um olhar retrospectivo, reparava que não tinha feito muita coisa boa no ano que está a findar. Esta reconsideração, como um tardio exame de consciência, é um dos pontos muito positivos deste espírito de reveillon; constitui mesmo uma graça atual dada por Deus. Porém, isto deve implicar numa ação. Não podemos cair nesta crença ridícula de que as coisas se mudarão por si mesmas pelos simples movimentos dos astros. Isso sim surpreende por ser objeto de crença em pleno século XXI!

Não. Não são estas supostas forças impessoais que vão fazer algo. É ao contrário, a nossa vontade, iluminada e guiada pela nossa razão, quem atuará diretamente no curso dos eventos e provocará as mudanças necessárias. Para isto, não se pode pôr Nosso Senhor de lado. Sem Ele, nada podemos. Por maiores e melhores mudanças que pretendamos, seremos cegos sem Ele. É preciso compreender que a nossa dependência de Deus é radical. Esta verdade não oprime; antes, é o que nos possibilita viver plenamente, com a alegria que Ele prometeu nos dar. A proximidade com Cristo não é motivo de tristeza, mas de êxtase feliz!

Enquanto alguém pretender ser bom sem Deus, haverá de continuamente experienciar a gravidade da própria baixeza. Que neste ano novo, 2011, a nossa alma realmente se volte para o Céu; programemos uma real e séria conversão de vida. Deixemos as nossas suposições medíocres sobre Deus e iniciemos caminho sério: de Deus não se zomba! A Deus se segue com amor e tremor.

E mais uma vez, dizemos: santidade não se inventa! Se aprende! Curvemos a nossa cerviz e permitamo-nos aprender da Igreja. Como dizia S. Josemaria: "menino, se tens ânsias de ser grande, faz-te pequeno!" O valor do cristão está na sua humildade. 

Que a Virgem Maria, aquela que de início disse ser a serva e que, logo após, exultou de alegria em Deus, nos ensine a sua docilidade, a sua plena disponibilidade à vontade de Deus. E, aí sim, o nosso ano será novo, a nossa vida será nova porque estaremos sob o influxo da Graça dAquele que renova todas as coisas.

A todos os amigos, leitores, inimigos e caluniadores
Feliz Ano Novo! Que Deus os abençoe profusamente! Que a Virgem Maria converta os nossos corações.
Que Deus não deixe inacabada esta obra de Suas mãos.

Fábio Luciano GRAA Pauper =D
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Oi irmão, saudações Piripiri -Piaui

    Belíssima reflexão, na verdade as pessoas esqueceem de ir em busca do que as faz tudo novo - Nosso Jesus - não adianta mudarmos o calendário, é preciso mudar o coração! Que essa reflexão ajude a todos nós que precisamos de mudanças interiores.

    irmão eu tbm evangelizo pela net, meu blog chama-se SERVA DO SENHOR - link - http://jodedeus.blogspot.com - visite-me, seja meu seguidor, comente...juntos somos mais na evangelização. o Mundo precisa mais de Deus e de sua salvação!

    Que o novo ano nos traga a certeza de que só Jesus é o caminho, a ele toda honra e louvor! Seja feliz, um abração no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cara Joelma, Salve Maria!

    É uma honra tê-la por aqui.
    Deus a abençoe e Nossa Senhora a conduza.

    Abraço. Pax.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...