Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Bento XVI proclamou neste domingo dois novos Doutores da Igreja: Santa Hildegarda de Bingen e São João de Ávila

O título de Doutor da Igreja Universal é conferido àqueles santos e santas, como precisamente Santa Hildegarda de Bingen e São João D'Ávila, que, com a sua eminente doutrina, contribuíram ao aprofundamento do conhecimento da Revelação Divina , enriquecendo o patrimônio teológico da Igreja e ajudando os fiéis a crescerem na fé e na caridade.

De um ponto de vista teológico, os Doutores da Igreja evidenciam aspectos inéditos da verdade evangélica. De um ponto de vista pastoral, suscitam nos fieis um renovado apelo à coerência de vida.

A beneditina alemã Hildegarda de Bingen, fundadora e abadessa de dois mosteiros, nas suas obras enuncia uma doutrina exímia por profundidade, originalidade e fidelidade à revelação. Animada por uma autêntica caridade intelectual, ela ilustra com densidade de conteúdo e frescura de linguagem o mistério de Deus Trindade, da Encarnação, da Igreja, da Humanidade. Para Hildegarda, por exemplo, o ser humano é visto como uma unidade corpo-alma com uma admiração positiva da corporeidade por ordem de mérito. Que o corpo não tenha sido concedido ao Homem apenas como um peso demonstra-nos o facto que as almas dos santos desejam ardentemente a reunificação com o seu corpo mortal. Por consequência, o cumprimento escatológico significa uma transformação e uma ressurreição do corpo para a vida eterna.

O espanhol São João D'Ávila, que viveu entre os anos 1500 e 1569, foi um dos mestres espirituais mais prestigiados e consultados do seu tempo. Recorreram à sua sabedoria para uma orientação da vida, entre outros, Santo Inácio de Loyola, São João de Deus, São Francisco de Borja, São Tomás de Vilanova, São Pedro de Alcântara, São João de Ribera, Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz. Era também um excelente catequista e pregador e não deixou de fazer um uso magistral da escrita para expor os seus ensinamentos.

A sua obra principal, Audi Filia, é um clássico da espiritualidade católica. Outros escritos excelentes são La Doctrina Cristiana, síntese pedagógica para a instrução da fé; o Tratado del Amor de Dios, uma joia literária, que aprofunda com sabedoria o mistério de Cristo Redentor, e ainda o Tratado sobre el Sacerdocio.

Uma sua peculiaridade é a afirmação da sua chamada universal à santidade para todos os batizados, sobretudo para os sacerdotes. Ao longo dos séculos os seus escritos foram de grande inspiração para a formação dos sacerdotes e para a educação dos leigos.

Como se chega a Doutor da Igreja?
São principalmente os pastores e os fieis a solicitar ao Santo Padre o cumprimento deste passo. Naquilo que diz respeito Hildegarda de Bingen, por exemplo, em uma das últimas petições datada de 1979, os bispos católicos pediam com insistência o doutoramento para a santa abadessa beneditina. Entre os assinantes da súplica, em terceiro lugar está a assinatura do então Cardeal Joseph Ratzinger. Obviamente, à parte da santidade, o critério principal para ser doutor da Igreja é a avaliação da eminens doctrina.

E no caso de São João d'Ávila?

O movimento para a sua promoção a Doutor da Igreja começou logo na altura da sua canonização, em 1970. O título de Mestre, atribuído tradicionalmente ao Santo, motivava hipóteses de vir a ser doutor, proposta promovida sobretudo pela Conferência Episcopal Espanhola. Era evidenciado o carisma de sabedoria a ele conferido pelo Espírito Santo para o bem da Igreja e a influência benéfica dos seus ensinamentos no povo de Deus e sobretudo nos sacerdotes.

Fonte: News.Va

***

Para celebrar o doutoramento de S. João de Ávila, a Conferência Episcopal Espanhola criou um site a ele dedicado. Nele, podem ser encontrados orações, artigos biográficos, estudos, etc. Para irem ao site, cliquem aqui.

Abaixo, um vídeo em homenagem ao novo doutor.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...