Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Respondendo: "Por que comunhão na mão, nunca"?



Enumero alguns dos motivos:

1- Porque tal prática não tem fundamento em nenhum momento da Tradição da Igreja. Surgiu somente depois do CVII, provavelmente por influências maçônicas interessadas em fazer desaparecer ou diminuir a fé na Eucaristia. Mesmo os santos que não foram sacerdotes, como a grandiosa Teresinha de Lisieux, embora tivessem vontade de tocá-Lo, não ousavam fazê-lo. Diz Sto Tomás que apenas mãos consagradas podem tocar a Eucaristia.

2- Porque a Eucaristia é Deus. Deve ser recebida diretamente Boca e, de preferência, de Joelhos.

3- Porque é muito fácil - e provável - que fragmentos caiam no chão ou fiquem nas mãos e/ou dedos caso a Eucaristia seja recebida na mão. S. Cirilo de Jerusalém diz que melhor seria perderes um dos teus membros do que deixar cair um só fragmento da Eucaristia. E isto porque, por mínimo que seja, um fragmento é Deus inteiro. Imagine a coisa pavorosa que seria Deus sendo pisoteado. Imaginou? Pois é o que acontece muito mais frequentemente do que supomos. E mesmo quando O recebemos na mão e analisamos para ver se nenhum fragmento ficou, estamos nos fiando da nossa visão. Porém, se um átomo da Eucaristia tiver ficado, aquele é Deus. E não é segredo nenhum que um átomo nos escapa.

4- Porque a Igreja recomenda que assim seja: na boca e de joelhos.

"O maior mal dos nossos tempos é a comunhão na mão" Beata Teresa de Calcutá

----

Faça-nos também a sua pergunta: formspring.me/anjosdeadoracao
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Tem padres que não permitem que comunguemos de joelhos. Teve um que me fez levantar para receber a comunhão, certa vez, Já até ouvi um padre dizendo que devemos estar de pé diante da comunhão, assim como Maria ficou de pé diante de seu filho na cruz. O que me dizem sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jacquelline, desculpe-me pela demora em respondê-la, e obrigado por visitar-nos. A demora aconteceu porque, assim que vi teu comentário, tive de sair e deixei pra responder depois. Porém, não me lembrei de fazê-lo. Perdão.

    Bem.. Os padres que não permitem que comunguemos de joelhos estão abertamente desobedecendo a Roma, pois é ensino explícito que os fiéis podem receber a Eucaristia de joelhos ou de pé, e que é preferível recebê-La de joelhos.

    Sobre o argumento que este padre usou, ele é equivocado. De fato, na Santa Missa estamos diante do Calvário, como diz o beato João Paulo II na sua encíclica Ecclesia de Eucharistia e, com ele, toda a Igreja. Porém, com relação ao modo de se portar, isto se refere mais à disposição interior, e não à posição do corpo. Se o padre estivesse correto, tampouco deveríamos nos sentar nas leituras, nem fazer inclinações... coisas que, muito provavelmente, Nossa Senhora não fez diante da Cruz. Além disso, Ela não comungou no Calvário. Portanto, a comparação que este padre fez aí é incorreta.

    Diante de Deus, é mais digno e devoto ajoelhar-se. Expressa o ato de adoração e respeito profundo que são devidos a Deus. E isto está em consonância com o ensino e a Tradição da Igreja.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Depois, o fato de a Virgem Maria estar de pé diante da Cruz era para transmitir força a Jesus e não deixá-Lo ainda mais sofrido ao ver que Sua Mãe cedia ao peso da dor.

    Não é o caso na Comunhão. No ato de comungar, devemos, antes, fazer atos de Fé, ajoelhando-nos diante da Sua Presença invisível mas real, e tornando o nosso coração receptivo, atento e adorante diante da Santíssima Eucaristia.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...