Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Respondendo: "As pesquisas do Santo Sudário e as históricas indicam que os cravos das mãos de Jesus foram martelados no pulso, não nas palmas, como normalmente aparece na iconografia. Por quê as chagas dos estigmatizados aparecem nas palmas?"



Olá, esta é uma ótima pergunta e que eu mesmo, antes, já me fiz.

Os cravos dos crucificados eram realmente pregados nos pulsos ou próximos a ele; há quem afirme terem sido colocados no chamado "espaço de Destot", que é justamente no pulso. Porém, o Dr. Frederick diz que tem mais fundamento, segundo o próprio Sudário, afirmar que ele fora colocado no que ele chama de "a parte superior da palma", como uma intersecção entre a mão e o pulso. Se fossem postos no centro das mãos, estas não suportariam o peso do corpo. Inclusive, um experimento feito pelo Dr. Barbet, e que que se tornou célebre, comprova este fato.

Como, pois, acreditar no fenômeno que acontece com alguns santos em que os estigmas aparecem, não nos pulsos, mas nas mãos? Primeiro, vamos às alternativas que tentam desmascarar o fenômeno. A primeira delas é a que diz que são autoimpingidos. Porém, é uma alternativa absurda.. Os santos estigmatizados em geral eram pessoas realmente muito santas, muito espirituais e a dimensão sobrenatural era-lhes absolutamente evidente por quem quer que se acercasse deles e manifestava-se por um sem número de outros sinais. O exemplo mais interessante que podemos citar seja talvez o do Pe. Pio. Quantos dons e sinais não acompanharam esse padre durante toda a vida?! Coisas absolutamente sem nenhuma explicação natural. Os que fazem vista grossa a isso tudo caem numa imensa canalhice. E o fato também é que tal sobrenaturalidade absolutamente evidente não seria característica de uma pessoa mentirosa e enganadora.

A outra alternativa, ainda duvidando da autenticidade, é a de que eles seriam criados por auto-sugestão. Porém, aqui bem caberia uma frase do supracitado sacerdote: "experimente com força ser um boi, e veja se te nascem chifres". A auto-sugestão, embora exista, tem sua eficácia limitada. Não seria capaz de produzir lacerações como os estigmas. Além do mais, a ciência já se deteve sobre o fenômeno e realmente o reconheceu como provindo de uma causa sobrenatural. No caso do Padre Pio, as chagas eram contínuas; ele perdia cerca de um copo de sangue por dia e suas feridas nunca infectaram, e duraram 50 anos. Cientificamente, não havia explicação.

Portanto, os estigmas são verdadeiros. Não estou dizendo que todos os casos o sejam. Como se sabe, a Igreja é absolutamente prudente antes de fazer uma afirmação deste tipo. Logo, se ela já o afirmou a respeito de alguém, é porque os devidos exames foram feitos.

Por que, então, os estigmas aparecem em geral nas mãos e não nos pulsos?

Consideremos primeiramente que, dentre os estigmatizados, é falso que todos apresentam estigmas na mesma região precisa. Isso tem uma certa variação.. Mas, a grosso modo, podemos dizer que geralmente são nas mãos. A primeira hipótese que nos vem é a de que, embora tendo uma legítima causa sobrenatural, o estigma se imprime no local em que o estigmatizado supunha ter sido a chaga do Cristo. Isso é muito razoável, pois imagina S. Francisco de Assis, no monte Alverne, recebendo feridas nos pulsos e, então, se perguntando: "mas o que são esses buracos?".. Pode, então, haver uma grande conveniência divina de colocar os estigmas num lugar onde eles seriam identificados como equivalentes às feridas do Cristo.

Porém, os estigmas nas mãos também ocorreram em pessoas que sabiam ter sido Nosso Senhor ferido em outra região. Um exemplo é a Teresa Neumann que, portando as feridas nas mãos, afirmava: "Não creio que Nosso Senhor tenha sido pregado nas palmas das mãos, no local em que tenho os estigmas. Estes sinais não têm senão uma significação mística. Jesus deveria estar fixado sobre a cruz mais solidamente." Note o que ela diz: "estes sinais não têm senão uma significação mística". Penso que este ponto é fundamental.

Além disso, é fato também que depois das chamadas hipóteses de Barbet, sobre a não possibilidade de sustentação do corpo caso os cravos tivessem sido colocados nas mãos, houve também estigmatizados que tinham as feridas nos pulsos, como o Pe. Gino Buresi e o Pe. Brussis. Porém, destes a autenticidade é muitíssimo controversa.

----

Faça-nos também a sua pergunta: formspring.me/anjosdeadoracao
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...